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GATOS NOS ENSINAM DESIGN THINKING

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Antes de mais nada, design thinking não tem nada a ver com "pensar desenhando" ou "desenhar pensando", OK? É uma nova abordagem na resolução de problemas ou de encontrar soluções inovadoras para tais problemas. Caso não conheça o assunto e queira saber mais sobre isso (pode ser importante na condução de seu negócio...), pode ler este artigo na Endeavor   ou ver esta página do SEBRAE - tem um livro grátis em PDF pra baixar! Voltemos aos gatos. Todos nós devemos concordar que os gatos passam a maior parte do tempo pensando em problemas complexos de maneiras inovadoras. O modo como enfrentam obstáculos e distâncias (entre muros ou entre sua estante da sala e a cortina) são arrepiantes. Temos muito a aprender com eles. Depois de anos de observação cuidadosa (tenho 4 gatos em casa), extraí e analisei algumas metodologias fundamentais que eles utilizam para que possamos alavancá-las para nossa própria solução de problemas. Pense DENTRO da caixa Se um gato s...

O DIA DAS MÃES VEM AÍ!...

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Certeza de que não vai preparar nada pra ela,  uma promoçãozinha, um cartão?... O Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais agita o comércio, atrás apenas do Natal. Essa data comemorativa não é apenas para os varejistas ou aqueles que vendem serviços relacionados às mães. Você pode usar esse momento para ter mais engajamento em suas iniciativas, enquanto você ajuda os seus consumidores a encontrar o melhor presente ou a melhor experiência. Segundo o  Hubspot , 44% das pessoas que recebem e-mails promocionais efetuam pelo menos uma compra. Então, anota ai algumas dicas para definir e otimizar sua campanha de  e-mail marketing de Dia das Mães : Defina o foco da sua campanha Você quer vender mais? Quer engajar o consumidor em uma campanha interativa? Quer encaminhar sugestões, ideias ou inspirações para seus contatos? Ou simplesmente enviar um parabéns para as mães da lista? Seja qual for o objetivo, estabeleça e o tenha bem claro no planejament...

DISPENSE O MAU CLIENTE!

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Dispensar o “mau cliente” é uma das sábias estratégias do marketing e da administração eficaz . Stephen Shapiro, renomado palestrante na área de produtividade, recomenda que a gente demita pelo menos 20% dos maus clientes. Maus clientes são aqueles que tomam muito tempo e geram pouco ou nenhum retorno financeiro.  Tomam também o tempo que você teria para atender (e paparicar) os bons clientes.  Philip Kotler, que dispensa apresentações e que todo profissional de marketing e administração deveria ler uma vez na vida, afirma que  os melhores clientes superam clientes habituais na razão de 16 para 1 no varejo, 13 para 1 nos restaurantes e 5 para 1 no setor de hotéis.  O que isso quer dizer? É melhor você guardar seu tempo para os seus melhores clientes porque eles valem, literalmente, uma dúzia! Sobre isso, aprendendo na prática, conto dois casos aqui da Ophicina:   O ”MAL ATENDIDO” Quarta-feira, 10h20. Um internauta entra no site da Ophicina e in...

O TÃO MAL UTILIZADO BRINDE

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Se você mantém um negócio, seja ele pequeno, médio ou grande há algum tempo, certamente já enviou ou cogitou enviar brindes aos seus melhores clientes em alguma data especial. Brindes são considerados parte importante de uma estratégia de fidelização de clientes mas, junto do Powerpoint e do e-mail marketing, forma o trio das coisas mais mal utilizadas do Universo , seja por inabilidade, desconhecimento das boas práticas ou sei lá o quê. O Powerpoint é utilizado como muleta de apresentações, nas quais o apresentador lê o que está escrito nos slides como se a plateia não soubesse ler, além de copiar e colar todo tipo de imagens de estilos desconexos e utilizar uma miríade de fontes coloridas em fundos degradês. Muitas pessoas não dormem nas apresentações, elas simplesmente fecham os olhos para não ficarem traumatizadas com aquilo... E-mail marketing, como todos sabem, fez o Brasil ser campeão: somos o país número 1 do mundo em SPAM devido às listas piratas compradas internet afor...

PRINCÍPIOS IMUTÁVEIS NA PUBLICIDADE

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William “Bill” Bernbach foi para a publicidade o que Philip Kotler é para o marketing. Muitos de vocês podem  não ter ouvido falar dele (ou deles...), então eu lhes apresento o senhor Bernbach, o senhor “B” da agência mundialmente conhecida DDB através de um texto sobre os princípios que norteavam seu trabalho na publicidade - que você deve aplicar ao seu produto, serviço, negócio inteiro. Essência Use a essência do produto. Demonstre sua principal vantagem com palavras simples e claras. É tanto tangível como memorável. O produto é a mensagem Sempre que possível, use o produto como protagonista em cena e não apenas como uma mercadoria. Isso se provou um método tremendamente eficiente em fazer as pessoas lembrarem dele. Porque o elemento provocante da propaganda é também o elemento que vende o seu produto. Isso é algo tão simples, e tão difícil se executar. Unicidade Texto e arte devem estar completamente integrados. Eles devem ser concebidos como uma coisa só, desenv...

GOOGLE E FACEBOOK: ESTRATÉGIAS PARA 2017

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O universo digital é muito dinâmico e não há nada a fazer sobre isso a não ser se esforçar para acompanhar as mudanças - mesmo assim elas nos atropelam sempre... Dito isso, fica um pouco estranho falarmos em estratégias para o futuro, pois pode parecer um mero jogo de adivinhação. Mas vamos tentar discorrer sobre algumas possibilidades para um futuro próximo, somente para esse ano (até que algo mude radicalmente). Mentalidade para 2017 A principal mudança de mentalidade que precisa ocorrer para quem usa ou trabalha com marketing digital é   tirar o foco do orgânico, do gratuito.   Google   se consolidou como o líder em buscas e Facebook como a rede social.   E estão faturando com seu   marketshare , claro. No passado era possível não investir. Hoje em dia, é muito difícil “manter a cabeça fora d’água” sem anunciar. Com algumas diferenças, o mesmo vale para o Google. No entanto, tirar o foco no orgânico não quer dizer ignorá-lo. Na verdade, uma est...

DESCURTIR: não falta estratégia na página de sua empresa nas redes sociais?

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Apesar do crescente número de usuários em redes sociais como Facebook, Snapchat, Twitter, Instagram, 54% deles deixaram de acompanhar os posts de empresas, segundo dados de pesquisa realizada pela Hello Research. Desse volume de "abandono", 26% está relacionado ao conteúdo irrelevante,  10% por não encontrarem promoções ou descontos e 8% por causa de posts repetidos ou muito semelhantes, sem nenhuma novidade. O perfil de público que mais acompanha marcas é o de 16 a 24 anos, com 39%; em seguida os de 25 a 34 anos, com 29%; 35 a 44 com 21% e 45 a 59 com 17% e +60 com 16%. Páginas de empresas são mais seguidas por causa de novidades de mercado , busca por promoções ou sorteios e para ficar de olho em vagas de trabalho.  Somente 9% dos internautas seguem páginas com conteúdo de piadas, frases de auto-ajuda e coisas do tipo. Mesmo tendo cada tipo de faixa etária e classe social um motivo um pouco diferente para seguir uma ou outra página de empresa, todos...

JÁ ACESSOU SEU SITE PELO CELULAR?

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Faça uma experiência: pegue o seu smartphone agora e tente. Se seu site abre rapidamente, se adapta aos diferentes formatos de tela, você consegue ler os textos sem “dar zoom”, facilita a visualização das principais informações e é de fácil navegação, parabéns! Se, pelo contrário, encontrou uma miniatura do que está acostumado a ver na tela do seu computador ou notebook, em que é necessário empurrar de lá para cá e espichar com os dedos para ler e achar o que procura, é melhor se preocupar pois é assim que um número cada vez maior de potenciais clientes enxerga sua empresa. E mais: não é só a forma de acessar, mas também o tipo de informação que procuram pode mudar de acordo com o aparelho usado: pesquisar informações em casa, sentado confortavelmente em frente à tela grande do computador  é uma situação bem diferente de buscar informações andando na rua com um celular de tela pequena. Em casa ou no escritório você pode ter calma para ler textos longos e informações com...

NEM TUDO DÁ CERTO NO UNIVERSO DIGITAL

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No universo do empreendedorismo, abrir um negócio online pode parecer uma opção infinitamente mais simples se comparada a um ponto comercial físico. Essa percepção permeia os pequenos empresários , que são responsáveis por 90% do comércio eletrônico brasileiro , conforme aponta o Sebrae. Porém, especialistas ouvidos pelo Estadão PME apontam que o caminho do varejo online também pode ser árduo. "O comércio eletrônico não é menos complexo do ponto de vista de coisas a fazer, e não é mais barato", alerta o co-fundador da Infracommerce Francisco Forbes. "O varejo entende o físico e o digital como duas operações diferentes, mas para o cliente é a mesma coisa", pontua. A seguir, Forbes aponta quais negócios da internet fracassaram no Brasil, ou precisaram ser reformulados por uma percepção errada de mercado.   MARKETPLACES A reunião de opções de produtos ou serviços em um único site parece a solução milagrosa para qualquer consumidor. Mas, para quem administ...

ATÉ OS GIGANTES ERRAM

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Criar nomes para produtos ou marcas pode parecer simples, mas dada a complexidade que envolve nomear um produto, é uma das coisas mais trabalhosas e difíceis na atividade do marketing, ao contrário do que pessoas de outras áreas possam pensar. A criação de um nome deve passar por uma ampla pesquisa, mas não foi o que aconteceu com as empresas a seguir, que deram nomes aos seus produtos sem levar em conta sua riqueza semântica, apenas sua sonoridade e relação com o produto. Na verdade, naming envolve muito mais que isso... Veja alguns casos clássicos de empresas que cometeram erros ao não fazer o dever de casa direito,  sem contratar um profissional ou agência que os ajudasse na difícil arte de escolher nomes para produtos e serviços. - A  Reebok  teve que colocar pé no freio depois lançar um tênis feminino chamado Incubus . Segundo o dicionário, Íncubo (em latim incubus, de incubare) é um demônio na forma masculina que se e...