JÁ ACESSOU SEU SITE PELO CELULAR?


sites mobile


Faça uma experiência: pegue o seu smartphone agora e tente. Se seu site abre rapidamente, se adapta aos diferentes formatos de tela, você consegue ler os textos sem “dar zoom”, facilita a visualização das principais informações e é de fácil navegação, parabéns!

Se, pelo contrário, encontrou uma miniatura do que está acostumado a ver na tela do seu computador ou notebook, em que é necessário empurrar de lá para cá e espichar com os dedos para ler e achar o que procura, é melhor se preocupar pois é assim que um número cada vez maior de potenciais clientes enxerga sua empresa.

E mais: não é só a forma de acessar, mas também o tipo de informação que procuram pode mudar de acordo com o aparelho usado: pesquisar informações em casa, sentado confortavelmente em frente à tela grande do computador é uma situação bem diferente de buscar informações andando na rua com um celular de tela pequena.

Em casa ou no escritório você pode ter calma para ler textos longos e informações complementares. Na rua, o que precisa são informações rápidas e práticas, como o número de telefone e endereço. As prioridades e necessidades mudam conforme o aparelho a ser utilizado.

A pesquisa “Hábitos e comportamentos dos usuários de redes sociais” realizado pelo e.Life Group revelou que os celulares e smartphones já são o principal meio de acesso à internet no Brasil. Os aparelhos móveis são os mais utilizados por 43% dos entrevistados, um crescimento de 25% em relação ao ano anterior.

Cada vez mais pessoas utilizam esses aparelhos para ter contato com nossa empresa, produtos e serviços. Tanto que em abril o Google anunciou uma grande mudança nas suas regras, passando a priorizar nas pesquisas os sites com layouts adaptáveis para os aparelhos móveis (responsivos).

A medida teve impacto tão grande que os especialistas a apelidaram de mobilegeddon (mobile armageddon), por prever que muitos sites bem posicionados nas buscas iriam desabar por não possuírem versões mobile.

E a sua empresa, está preparada para atender a essa nova demanda?

Tenha em mente que a pessoa que você encontra no metrô, na rua, no shopping ou no trânsito consultando o celular pode estar buscando por produtos e serviços que você fornece, ou até mesmo tentando acessar o site da sua empresa. E aí, o que ela vai encontrar?

Será que vai ficar satisfeita?

Ou, pior, será que vai conseguir encontrar alguma coisa?



Trechos do artigo “Sua empresa está pronta para conquistar clientes pelo celular?”de Sílvio Tanabe,

Jornalista de formação, com pós-graduação em comunicação com o mercado pela ESPM.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?