O TÃO MAL UTILIZADO BRINDE
Se você mantém um negócio, seja ele pequeno, médio ou grande há algum tempo, certamente já enviou ou cogitou enviar brindes aos seus melhores clientes em alguma data especial.
Brindes são considerados parte importante de uma estratégia de fidelização de clientes mas, junto do Powerpoint e do e-mail marketing, forma o trio das coisas mais mal utilizadas do Universo, seja por inabilidade, desconhecimento das boas práticas ou sei lá o quê.
O Powerpoint é utilizado como muleta de apresentações, nas quais o apresentador lê o que está escrito nos slides como se a plateia não soubesse ler, além de copiar e colar todo tipo de imagens de estilos desconexos e utilizar uma miríade de fontes coloridas em fundos degradês. Muitas pessoas não dormem nas apresentações, elas simplesmente fecham os olhos para não ficarem traumatizadas com aquilo...
E-mail marketing, como todos sabem, fez o Brasil ser campeão: somos o país número 1 do mundo em SPAM devido às listas piratas compradas internet afora, pelo excesso de envios a um mesmo endereço e pela total inadequação – o desprezo pela depuração dos cadastros. Eu recebo quase diariamente ofertas de cremes para celulite ao invés de cremes para barbear...
E o brinde, coitado, é tratado como “aquela açãozinha barata de marketing que pode dar um retorno” ou “vamos mandar qualquer coisa pra não passar em branco”. Como diria minha mãe, “não foi assim que te ensinei...”.
Se procurar no Google, logo de cara chegará a diversos sites sugerindo as mesmas coisas: canetas, bottons, chaveiros, marcadores de página, calendários de mesa ou folhinhas...
Tudo devidamente personalizado e, quase que invariavelmente, de má qualidade.
Isso quando a coisa não beira o absurdo: dia desses vi um anúncio de lançamento de um edifício no qual eles ofereciam uma camiseta "com o nome do empreendimento” aos 20 primeiros que visitassem o stand de vendas!!
Santa miséria, Batman: te pedem pra comprar um artigo de centenas de milhares de Reais e te dão uma camiseta, ainda por cima com o nome do prédio!!! Quem vai andar por aí com uma camiseta com o nome de um prédio?!?
Brinde não precisa ser caro, nem grande, nem maluco pra chamar a atenção ou valer o investimento. Brinde pra valer é aquele que surpreende, seja pelo inusitado ou pela criatividade.
Tenho uma estória nessa linha: essa newsletter chega até você pelo MailChimp, uma ferramenta profissional de e-mail marketing. Dentre as várias que testei, decidi pelo MC por sua facilidade de uso e GRATUIDADE: para enviar até 2.000 e-mails por mês não me cobram nada, zero dinheiros.
Utilizo o serviço há anos, envio esta newsletter a cada 15 dias para minha lista de distribuição, além da OphicinaExtra de vez em quando e nunca me cobraram um centavo sequer.
Pois bem, pouco antes do final do ano passado, ao entrar no sistema para preparar um OphicinaNews, uma janela pop up pedia meu endereço físico, o local onde moro, porque estavam me oferecendo um brinde: uma miniatura do mascote da empresa – um chimpanzé de plástico, de uns 10 ou 12cm com aroma de chocolate!
Eu coloquei meu endereço lá de bobeira, afinal a empresa não faria o esforço descomunal de enviar um presente de lá de Atlanta – EUA para um cliente que não gasta um centavo com eles, ainda mais lá pra baixo no terceiro mundo, certo?
Errado! Não é que três semanas depois ele chegou mesmo!?!
Brindes são considerados parte importante de uma estratégia de fidelização de clientes mas, junto do Powerpoint e do e-mail marketing, forma o trio das coisas mais mal utilizadas do Universo, seja por inabilidade, desconhecimento das boas práticas ou sei lá o quê.
O Powerpoint é utilizado como muleta de apresentações, nas quais o apresentador lê o que está escrito nos slides como se a plateia não soubesse ler, além de copiar e colar todo tipo de imagens de estilos desconexos e utilizar uma miríade de fontes coloridas em fundos degradês. Muitas pessoas não dormem nas apresentações, elas simplesmente fecham os olhos para não ficarem traumatizadas com aquilo...
E-mail marketing, como todos sabem, fez o Brasil ser campeão: somos o país número 1 do mundo em SPAM devido às listas piratas compradas internet afora, pelo excesso de envios a um mesmo endereço e pela total inadequação – o desprezo pela depuração dos cadastros. Eu recebo quase diariamente ofertas de cremes para celulite ao invés de cremes para barbear...
E o brinde, coitado, é tratado como “aquela açãozinha barata de marketing que pode dar um retorno” ou “vamos mandar qualquer coisa pra não passar em branco”. Como diria minha mãe, “não foi assim que te ensinei...”.
Se procurar no Google, logo de cara chegará a diversos sites sugerindo as mesmas coisas: canetas, bottons, chaveiros, marcadores de página, calendários de mesa ou folhinhas...
Tudo devidamente personalizado e, quase que invariavelmente, de má qualidade.
Isso quando a coisa não beira o absurdo: dia desses vi um anúncio de lançamento de um edifício no qual eles ofereciam uma camiseta "com o nome do empreendimento” aos 20 primeiros que visitassem o stand de vendas!!
Santa miséria, Batman: te pedem pra comprar um artigo de centenas de milhares de Reais e te dão uma camiseta, ainda por cima com o nome do prédio!!! Quem vai andar por aí com uma camiseta com o nome de um prédio?!?
Brinde não precisa ser caro, nem grande, nem maluco pra chamar a atenção ou valer o investimento. Brinde pra valer é aquele que surpreende, seja pelo inusitado ou pela criatividade.
Tenho uma estória nessa linha: essa newsletter chega até você pelo MailChimp, uma ferramenta profissional de e-mail marketing. Dentre as várias que testei, decidi pelo MC por sua facilidade de uso e GRATUIDADE: para enviar até 2.000 e-mails por mês não me cobram nada, zero dinheiros.
Utilizo o serviço há anos, envio esta newsletter a cada 15 dias para minha lista de distribuição, além da OphicinaExtra de vez em quando e nunca me cobraram um centavo sequer.
Pois bem, pouco antes do final do ano passado, ao entrar no sistema para preparar um OphicinaNews, uma janela pop up pedia meu endereço físico, o local onde moro, porque estavam me oferecendo um brinde: uma miniatura do mascote da empresa – um chimpanzé de plástico, de uns 10 ou 12cm com aroma de chocolate!
Eu coloquei meu endereço lá de bobeira, afinal a empresa não faria o esforço descomunal de enviar um presente de lá de Atlanta – EUA para um cliente que não gasta um centavo com eles, ainda mais lá pra baixo no terceiro mundo, certo?
Errado! Não é que três semanas depois ele chegou mesmo!?!
Foi uma surpresa tão grande – pelos custos e logística envolvidos – que eu realmente gostei do baixinho. Ele agora trabalha comigo, não sai de minha mesa. E ainda cheira a chocolate mesmo!
Eu já gostava do sistema MailChimp, recomendo sempre aos clientes que precisam fazer e-mail marketing, mas agora virei fã dos caras!
Portanto, quando for pensar em um brinde aos seus clientes, esqueça a utilidade imediata, esqueça os brindes de sempre e tenha isso em mente: investir em criatividade e em surpreender o cliente será sua melhor jogada.
P.S.: MailChimp não me pagou nada pra escrever esse post, assim como eu não pago nada a eles.
P.S.2: invertendo a lógica do envio de brindes, no Natal passado ganhei um presente de um de meus clientes! Isso também foi surpreendente! E eu uso duas ou três vezes por semana, viu Mitsu!
Abraço,
Luís Henrique - Ophicina de Comunicação
Eu já gostava do sistema MailChimp, recomendo sempre aos clientes que precisam fazer e-mail marketing, mas agora virei fã dos caras!
Portanto, quando for pensar em um brinde aos seus clientes, esqueça a utilidade imediata, esqueça os brindes de sempre e tenha isso em mente: investir em criatividade e em surpreender o cliente será sua melhor jogada.
P.S.: MailChimp não me pagou nada pra escrever esse post, assim como eu não pago nada a eles.
P.S.2: invertendo a lógica do envio de brindes, no Natal passado ganhei um presente de um de meus clientes! Isso também foi surpreendente! E eu uso duas ou três vezes por semana, viu Mitsu!
Abraço,
Luís Henrique - Ophicina de Comunicação

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