PRINCÍPIOS IMUTÁVEIS NA PUBLICIDADE



William “Bill” Bernbach foi para a publicidade o que Philip Kotler é para o marketing.
Muitos de vocês podem  não ter ouvido falar dele (ou deles...), então eu lhes apresento o senhor Bernbach, o senhor “B” da agência mundialmente conhecida DDB através de um texto sobre os princípios que norteavam seu trabalho na publicidade - que você deve aplicar ao seu produto, serviço, negócio inteiro.


Essência
Use a essência do produto. Demonstre sua principal vantagem com palavras simples e claras. É tanto tangível como memorável.

O produto é a mensagem
Sempre que possível, use o produto como protagonista em cena e não apenas como uma mercadoria. Isso se provou um método tremendamente eficiente em fazer as pessoas lembrarem dele. Porque o elemento provocante da propaganda é também o elemento que vende o seu produto. Isso é algo tão simples, e tão difícil se executar.

Unicidade
Texto e arte devem estar completamente integrados. Eles devem ser concebidos como uma coisa só, desenvolvidos como uma coisa só.

Personalidade
Propaganda deve possuir vitalidade. Essa exuberância é às vezes chamada de “personalidade”. Quando a propaganda tem uma personalidade, ela é persuasivamente diferente; e é única em comparação às outras. Você deve lutar para conseguir colocar “vida” na sua propaganda.

Esqueça os adornos
É um pouco menos do que inútil usar o chamado “gimmick” (truque para atrair atenção) na publicidade — a não ser que o próprio truque conte a história do produto.

Honestidade
Fale a verdade. Primeiro, porque é um grande truque... Segundo, porque você vai pro céu. Terceiro, porque faz girar o estoque uma vez que as pessoas passarão a confiar em você.

Relevância
Seja relevante. A mais linda execução criativa irá render um grande “E daí?” se não fizer sentido na vida, família, trabalho, etc. Sempre prefira um anúncio relevante a outro excitante, porém irrelevante.

Direto
Seja simples. Não bobo, mas decidido - concentre-se em uma coisa por vez. Quem tem tempo ou desejo de ouvir/ver propaganda?

Ousadia
Ideias seguras podem lhe matar. Se já foi feito antes, seus concorrentes estarão prontos para elas. Sua única chance de ganhar a disputa é com algo que nunca foi feito antes. O que significa que nem você já viu antes. Seja corajoso!

Apareça
Projete-se. Se ninguém souber da sua campanha, tudo foi desperdiçado (dinheiro, tempo, oportunidade, etc.).
 
Fonte: Branding Strategy Insider

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