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O TÃO MAL UTILIZADO BRINDE

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Se você mantém um negócio, seja ele pequeno, médio ou grande há algum tempo, certamente já enviou ou cogitou enviar brindes aos seus melhores clientes em alguma data especial. Brindes são considerados parte importante de uma estratégia de fidelização de clientes mas, junto do Powerpoint e do e-mail marketing, forma o trio das coisas mais mal utilizadas do Universo , seja por inabilidade, desconhecimento das boas práticas ou sei lá o quê. O Powerpoint é utilizado como muleta de apresentações, nas quais o apresentador lê o que está escrito nos slides como se a plateia não soubesse ler, além de copiar e colar todo tipo de imagens de estilos desconexos e utilizar uma miríade de fontes coloridas em fundos degradês. Muitas pessoas não dormem nas apresentações, elas simplesmente fecham os olhos para não ficarem traumatizadas com aquilo... E-mail marketing, como todos sabem, fez o Brasil ser campeão: somos o país número 1 do mundo em SPAM devido às listas piratas compradas internet afor...

PRINCÍPIOS IMUTÁVEIS NA PUBLICIDADE

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William “Bill” Bernbach foi para a publicidade o que Philip Kotler é para o marketing. Muitos de vocês podem  não ter ouvido falar dele (ou deles...), então eu lhes apresento o senhor Bernbach, o senhor “B” da agência mundialmente conhecida DDB através de um texto sobre os princípios que norteavam seu trabalho na publicidade - que você deve aplicar ao seu produto, serviço, negócio inteiro. Essência Use a essência do produto. Demonstre sua principal vantagem com palavras simples e claras. É tanto tangível como memorável. O produto é a mensagem Sempre que possível, use o produto como protagonista em cena e não apenas como uma mercadoria. Isso se provou um método tremendamente eficiente em fazer as pessoas lembrarem dele. Porque o elemento provocante da propaganda é também o elemento que vende o seu produto. Isso é algo tão simples, e tão difícil se executar. Unicidade Texto e arte devem estar completamente integrados. Eles devem ser concebidos como uma coisa só, desenv...

GOOGLE E FACEBOOK: ESTRATÉGIAS PARA 2017

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O universo digital é muito dinâmico e não há nada a fazer sobre isso a não ser se esforçar para acompanhar as mudanças - mesmo assim elas nos atropelam sempre... Dito isso, fica um pouco estranho falarmos em estratégias para o futuro, pois pode parecer um mero jogo de adivinhação. Mas vamos tentar discorrer sobre algumas possibilidades para um futuro próximo, somente para esse ano (até que algo mude radicalmente). Mentalidade para 2017 A principal mudança de mentalidade que precisa ocorrer para quem usa ou trabalha com marketing digital é   tirar o foco do orgânico, do gratuito.   Google   se consolidou como o líder em buscas e Facebook como a rede social.   E estão faturando com seu   marketshare , claro. No passado era possível não investir. Hoje em dia, é muito difícil “manter a cabeça fora d’água” sem anunciar. Com algumas diferenças, o mesmo vale para o Google. No entanto, tirar o foco no orgânico não quer dizer ignorá-lo. Na verdade, uma est...

DESCURTIR: não falta estratégia na página de sua empresa nas redes sociais?

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Apesar do crescente número de usuários em redes sociais como Facebook, Snapchat, Twitter, Instagram, 54% deles deixaram de acompanhar os posts de empresas, segundo dados de pesquisa realizada pela Hello Research. Desse volume de "abandono", 26% está relacionado ao conteúdo irrelevante,  10% por não encontrarem promoções ou descontos e 8% por causa de posts repetidos ou muito semelhantes, sem nenhuma novidade. O perfil de público que mais acompanha marcas é o de 16 a 24 anos, com 39%; em seguida os de 25 a 34 anos, com 29%; 35 a 44 com 21% e 45 a 59 com 17% e +60 com 16%. Páginas de empresas são mais seguidas por causa de novidades de mercado , busca por promoções ou sorteios e para ficar de olho em vagas de trabalho.  Somente 9% dos internautas seguem páginas com conteúdo de piadas, frases de auto-ajuda e coisas do tipo. Mesmo tendo cada tipo de faixa etária e classe social um motivo um pouco diferente para seguir uma ou outra página de empresa, todos...

JÁ ACESSOU SEU SITE PELO CELULAR?

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Faça uma experiência: pegue o seu smartphone agora e tente. Se seu site abre rapidamente, se adapta aos diferentes formatos de tela, você consegue ler os textos sem “dar zoom”, facilita a visualização das principais informações e é de fácil navegação, parabéns! Se, pelo contrário, encontrou uma miniatura do que está acostumado a ver na tela do seu computador ou notebook, em que é necessário empurrar de lá para cá e espichar com os dedos para ler e achar o que procura, é melhor se preocupar pois é assim que um número cada vez maior de potenciais clientes enxerga sua empresa. E mais: não é só a forma de acessar, mas também o tipo de informação que procuram pode mudar de acordo com o aparelho usado: pesquisar informações em casa, sentado confortavelmente em frente à tela grande do computador  é uma situação bem diferente de buscar informações andando na rua com um celular de tela pequena. Em casa ou no escritório você pode ter calma para ler textos longos e informações com...

NEM TUDO DÁ CERTO NO UNIVERSO DIGITAL

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No universo do empreendedorismo, abrir um negócio online pode parecer uma opção infinitamente mais simples se comparada a um ponto comercial físico. Essa percepção permeia os pequenos empresários , que são responsáveis por 90% do comércio eletrônico brasileiro , conforme aponta o Sebrae. Porém, especialistas ouvidos pelo Estadão PME apontam que o caminho do varejo online também pode ser árduo. "O comércio eletrônico não é menos complexo do ponto de vista de coisas a fazer, e não é mais barato", alerta o co-fundador da Infracommerce Francisco Forbes. "O varejo entende o físico e o digital como duas operações diferentes, mas para o cliente é a mesma coisa", pontua. A seguir, Forbes aponta quais negócios da internet fracassaram no Brasil, ou precisaram ser reformulados por uma percepção errada de mercado.   MARKETPLACES A reunião de opções de produtos ou serviços em um único site parece a solução milagrosa para qualquer consumidor. Mas, para quem administ...

ATÉ OS GIGANTES ERRAM

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Criar nomes para produtos ou marcas pode parecer simples, mas dada a complexidade que envolve nomear um produto, é uma das coisas mais trabalhosas e difíceis na atividade do marketing, ao contrário do que pessoas de outras áreas possam pensar. A criação de um nome deve passar por uma ampla pesquisa, mas não foi o que aconteceu com as empresas a seguir, que deram nomes aos seus produtos sem levar em conta sua riqueza semântica, apenas sua sonoridade e relação com o produto. Na verdade, naming envolve muito mais que isso... Veja alguns casos clássicos de empresas que cometeram erros ao não fazer o dever de casa direito,  sem contratar um profissional ou agência que os ajudasse na difícil arte de escolher nomes para produtos e serviços. - A  Reebok  teve que colocar pé no freio depois lançar um tênis feminino chamado Incubus . Segundo o dicionário, Íncubo (em latim incubus, de incubare) é um demônio na forma masculina que se e...

NÃO PULE ETAPAS NO LANÇAMENTO DE SEU SITE

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  A maior parte dos empreendedores já compreendeu que ter presença online é fundamental e pode ser o fator que separa a empresa do sucesso ou do fracasso. No entanto, não basta ter um site. Esse domínio é uma das principais formas de comunicação do seu negócio, ele precisa refletir a mensagem que você pretende passar aos seus consumidores. É comum que alguns empreendedores cometam erros quando lançam seus sites. Reunimos os quatro principais, com dicas de como fugir das “gafes” online: Atropelar o lançamento A pressa de colocar a página no ar pode ser um tiro no pé do empreendedor. Não se deve ignorar o primeiro passo: pesquisar o público. Esse entendimento do consumidor vai guiar a construção do site e dar pistas de como ele deve ser – de cores à disposição das informações. Colocar no ar um site que não tenha nenhum apelo (ou pior, tenha impacto negativo) junto ao seu cliente é pior do que não estar online. Também é um erro tentar atingir a todos, você acaba não...

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA SEU NEGÓCIO ONLINE

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O empreendedorismo é, sem dúvidas, um aprendizado contínuo. É apenas através de tentativas — com acertos e erros — que é possível dominar essa “arte”. Entretanto, sem um planejamento estratégico, de nada adianta ter os melhores recursos ou o maior potencial, pois, certamente, haverá desperdícios . Não há êxito sem minúcia, logo, não há vitória sem preparo e astúcia para enfrentar e dominar todas as frentes de um campo de batalha. O sucesso empresarial está estreitamente vinculado à capacidade do empreendedor de desenvolver um plano de estratégico marketing que potencialize a experiência e os resultados de cada fase da experiência do consumidor. Para isso... Defina um orçamento em seu planejamento estratégico Assim como na loja física, a loja virtual requer um orçamento detalhado. Todas as fases do planejamento estratégico devem ser suscetíveis à tradução em números . Caso contrário, ele torna-se desorganizado e improdutivo. Seu e-commerce precisa ter um...

MARCAS SINÔNIMO - UM BOM NEGÓCIO?

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Diariamente convivemos com várias marcas que viraram sinônimo de um determinado tipo de produto. Não compramos mais a marca em si, mas um produto – mesmo de outra marca – chamando-o pelo nome da marca, como é o caso do BomBril, Cotonete, Gillette, Xerox, Durex, Lycra, Fórmica, Pirex… Estas marcas são chamadas de Marcas Sinônimo ou Genéricas. Geralmente ouço comentários efusivos a respeito da “suposta maravilha” que isso seja, do tipo “Isso é marketing, o resto é bobagem!”. Foi por causa desse senso comum de que isso seja uma grande vantagem para a empresa/marca que resolvi escrever essa postagem. Pesquisei essas marcas pelas quais acabamos chamando determinados produtos, observando que, em alguns casos, há ainda o regionalismo, onde o produto é chamado por nomes de marcas diferentes em locais/estado diferentes (como Cândida / Qboa; Error-ex / Liquid Paper ou Baygon / SBP). Segue na tabela abaixo: Claro que existem muitas outras (lembrou mais alguma? – deixe nos comentários), e...