|
Entenda os focos da análise
SWOT:
“S” Forças
(Strengths): essa etapa da análise identifica as vantagens que sua
marca tem em relação à concorrência. Exemplos: qual o maior atrativo da sua
loja, quais são os seus melhores recursos;
“W” Fraquezas
(Weaknesses): nessa fase, a ferramenta aponta quais são os problemas ou
aspectos que precisam ser melhorados no seu negócio. Exemplos: por que sua taxa
de conversão é baixa, por que a percepção de marca da concorrência é
melhor;
“O” Oportunidades
(Opportunities): são avaliados os fatores externos que contribuem para
o sucesso do seu empreendimento. Exemplos: variações cambiais, ampliação do
crédito do consumidor, modas, dentre outros;
“T” Ameaças
(Threats): nesse momento da análise, são detectadas as ameaças que seu
e-commerce sofre. Exemplo: como a concorrência está se aproveitando das suas
falhas.
Faça uma pesquisa
de mercado
Outra etapa
fundamental para um planejamento estratégico eficiente é a realização de
pesquisas de mercado. Afinal, é preciso entender a mentalidade e as
necessidades do seu consumidor para que ele seja atraído, cativado e
fidelizado.
O primeiro objetivo de uma
pesquisa de mercado é o estabelecimento de focos em nichos com maior propensão
de captação para potenciais clientes. Se, por exemplo, a sua loja virtual vende
roupas sociais masculinas, a campanha de marketing digital deverá focar homens
economicamente ativos de profissões mais tradicionais e/ou
executivos.
Ao definir
claramente o perfil do seu cliente — as personas — você poderá
concentrar seus esforços e investimentos de maneira mais otimizada, abordando,
majoritariamente, quem realmente tem interesse no seu produto. Além disso, ao
fragmentar o mercado, você poderá articular campanhas mais persuasivas, que
engajem e atendam aos anseios do seu público-alvo.
Acompanhe os
resultados das métricas
Após a aplicação prática do
seu planejamento estratégico, você deverá acompanhar constantemente os
resultados de cada campanha. Avalie se as táticas empregadas para a
concretização de cada objetivo estão sendo eficientes. Faça ajustes no que
estiver abaixo do esperado e busque sempre soluções palpáveis. Os erros são
parte importante do seu empreendimento, desde que você esteja disposto a
aprender com eles.
E-commerces de
sucesso têm planos sólidos que abrangem detalhadamente todos os passos e
detalhes da execução de um projeto. Sua loja virtual deve sempre
propiciar a experiência mais agradável possível para o visitante. Isso garantirá
taxas de conversões melhores e, claro, uma melhor percepção de marca.
Faça um cronograma para que
todos na sua equipe estejam sempre cientes acerca do andamento e das fases dos
projetos. Além disso, tenha sempre um checklist contendo todos os itens que
precisam ser cumpridos diariamente para que não hajam esquecimentos e
negligências.
Fortaleça a
parceria com os seus colaboradores
Para que seu planejamento
estratégico atenda a todas as suas expectativas, é preciso que você conte com um
time competente e motivado. Para isso, antes de contratar alguém, avalie se essa
pessoa atende todos os requisitos para ocupar a função, se seus valores são
compatíveis com os da sua empresa e se ela está atrás apenas de uma fonte de
renda ou de um meio para crescer e inovar junto ao seu negócio.
Além disso, escolha
atentamente suas parcerias. No caso de lojas virtuais, é essencial que
você não caia em armadilhas e que possa contar com uma plataforma on-line
realmente eficiente. Ela deve garantir flexibilidade, preços justos, um bom
suporte técnico e, sobretudo, interesse no sucesso de seus clientes.
E então, preparado para
colocar nossas dicas em prática e fazer um planejamento estratégico campeão para
a sua loja virtual? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!
|
Comentários
Postar um comentário