Postagens

QUADO TUDO FICA LOUCO, VOLTE AO BÁSICO!

Imagem
Banners, AdWords, redes sociais, Facebook Ads, e-mail marketing, SEO, algoritmos... Com todo o hype em torno do marketing digital e mídias sociais, os empresários se esqueceram de que o on line é simplesmente um novo canal que ajuda você a atingir o seu cliente ideal. O Marketing de uma empresa de pequeno porte tornou-se sobrecarregado com todas as plataformas on line, ferramentas e estratégias. Há tanta complexidade, com todas as suas escolhas possíveis... Como simplificar o marketing para eliminar a confusão e permitir que você se concentre no que é importante? Qual é o segredo para escolher as plataformas corretas, ferramentas e estratégias para maximizar a sua presença na web e conduzir leads qualificados de entrada? Se você tem um novo negócio ou um que já existe há algum tempo, é uma boa ideia voltar ao básico de marketing para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes sobre onde você deve gastar seu tempo e recursos. Limite o seu foco Você está tenta...

DIVULGAR MARCA NO FACEBOOK E NO TWITTER É INÚTIL

Imagem
É o que diz o estudo da Forrester Research*.  Se, por acaso, você ou sua empresa tem histórico diferente nessas redes sociais, conte pra mim! Durante anos, muitas empresas prosperaram divulgando suas marcas no Facebook e no Twitter. Mas isso já pertence ao passado, afirma um estudo da empresa de análise de mercado Forrester Research. Agora, investir nessas redes sociais para promover marcas e produtos pode ser um desperdício de tempo e dinheiro .  O problema é que, como muita gente que trabalha com marketing e tecnologia já sabe, o Facebook vem reduzindo o alcance dos posts promocionais na rede. Isso significa que cada vez menos gente vê o que as empresas publicam lá .  Quem quiser ter maior alcance tem de pagar por isso. Pouco tempo atrás, o Facebook divulgou que vai apertar ainda mais o cerco sobre as marcas. A rede social diz, num comunicado sobre posts promocionais, que “de janeiro de 2015 em diante, as pessoas vão ver menos conteúdo desse tipo em seus f...

CRIANDO NOMES PARA MARCAS, PRODUTOS OU EMPRESAS

Imagem
Naming é, em Marketing, a ciência por trás dos esforços para se criar um nome para empresas, marcas e produtos. Envolve psicologia do consumidor, metalinguagem, pesquisa, criatividade, bagagem cultural... Mas, infelizmente, em muitos casos surge apenas de alguns palpites mesmo. Algum tempo atrás um cliente pediu para ajudá-lo a criar um nome para sua empresa. Eu havia esquecido o quão difícil é criar um nome único, interessante, que não pareça pomposo ou simples demais. Geralmente, envolve muita pesquisa e dedicação para surgir com dúzias de nomes e extrair ao menos um viável. Agora estou em dois projetos que necessitam criação de nomes! Pegando esse gancho, gostaria de falar sobre esse assunto tão comumente menosprezado ( o tipo de coisa que parece fácil e não é ). Vou utilizar os pontos do autor do livro “ Brand Aid ” para isso. Fácil de pronunciar Apple - vamos começar com esse exemplo. Existe um nome realmente mais simples do que o nome de uma fruta tão comum c...

OS PROBLEMAS MAIS COMUNS DAS MARCAS

Imagem
Mesmo que seu negócio ainda seja pequeno, muito pequeno, você tem uma marca a zelar e é o melhor investimento que você pode fazer. Sua "marca" pode ser o diferencial que o tornará mais relevante que sua concorrência. Ninguém melhor do que um especialista com mais de 30 anos de experiência na área e tendo aconselhado mais de 150 empresas a gerir suas marcas para nos apontar quais os erros mais comuns cometidos por empresas de todos os tamanhos. O especialista Brad VanAuken toca em pontos mais sérios da gestão de marca, aspectos que, se resolvidos, ganham o jogo e não apenas empatam com a concorrência. Saber quais são os problemas mais comuns que as marcas enfrentam podem ajudar a sua empresa a evitar que eles ocorram (ou piorem) ou identificá-los antes que se deteriore por completo. Vale ressaltar que, mesmo que seu negócio ainda seja pequeno, você tem uma marca a zelar e é o melhor investimento que você pode fazer. 1 - Ninguém na empresa conhece a fundo o per...

10 PRINCÍPOS-CHAVE PARA CONSTRUIR UM WEB SITE

Imagem
O debate entre especialistas é grande e parece não ter fim. Seguir “sempre” determinadas regras para construir sites pode matar a inventividade e a criatividade; por outro lado, arroubos criati vos, mesmo sendo interessantes, podem apenas dificultar a navegação e confundir o usuário... Se você for um pintor, fotógrafo, músico – alguém da classe artística – talvez seja o caso de ousar criativamente. Porém, estes são a minoria. Aqui estão alguns dos princípios “do bem” que norteiam a criação de sites que servem para a imensa maioria dos negócios: 1 – CONTEÚDO EM PRIMEIRO LUGAR : não coloque a carroça na frente dos burros. Defina primeiro o conteúdo, depois o design; 2- CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO : tenha em mente o tipo de pessoa que visitará seu site, que procurará por sua empresa, produtos ou serviços. Sem uma compreensão aprofundada de seu público e suas necessidades é impossível desenvolver um bom conteúdo para ele; 3- USE A MÍDIA CORRETA : Qual é a melhor maneir...

PARE DE SE PREOCUPAR COM "CURTIDAS"...

Imagem
. ..e faça seu mailing crescer Um dado que chamou a atenção na prévia da pesquisa anual do Content Marketing Institute (CMI) foi que apenas 38% das empresas que praticam content marketing veem resultados eficazes. Agora preste atenção a este detalhe: essas marcas bem-sucedidas não dão grande importância para audiência do site nem de redes sociais . Em vez disso, elas têm foco em números que realmente importam, tais como vendas, força da marca, retenção de clientes e posicionamento . No entanto, profissionais de comunicação no Brasil ainda investem muito tempo e energia em métricas secundárias, como visitantes, retuítes, likes e views. São métricas que ampliam o alcance do conteúdo, é verdade, mas por si só...

GEOMETRIA SAGRADA NA PUBLICIDADE

Imagem
Lembram de um OphicinaNews em que tratei sobre o significado das cores na psique humana e como as empresas e  a Publicidade as utilizam com maestria para transmitir determinadas ideias, impressões ao subconsciente dos consumidores? (aqui: http://ophicinadecomunicacao.blogspot.com.br/2013/06/marketing-e-fantastica-ciencia-das-cores.html ) Bem, se você gostou daquele post e da trilogia de Dan Brown (O Código da Vinci, Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido), em que o Dr. Robert Langdon analisa símbolos e significados para desvendar mistérios , possivelmente irá gostar deste artigo. Assim como as cores podem ser analisadas sob o ponto de vista da psicologia – e assim serem melhor empregadas nas peças publicitárias – as formas também tem lá os seus segredos e simbologias. E não se engane: elas são minuciosamente estudadas. Grandes marcas tem seus logotipos, anúncios e outras peças desenhadas milimetricamente seguindo esse conhecimento . Publicitários não são alquimistas ma...

POR QUE VOCÊ COMPRA O QUE VOCÊ COMPRA?

Imagem
Quer aumentar as vendas? Antes de responder que sim, cuidado: você pode conseguir o que deseja. Na busca de maior participação de mercado, é tentador jogar o preço na lona. E é para a lona que também costumam ir os lucros. Cortar preços é uma manobra que costuma arruinar a margem de lucro e pôr em risco o futuro do negócio. Segundo Hermann Simon, fundador da Simon, Kucher & Partners, uma das maiores consultorias do mundo na área de precificação e estratégia , ‘‘... uma empresa começa a cortar preços para se desfazer de um grande estoque ou ganhar mercado ou para aproveitar mais sua capacidade de produção e distribuição. Como a concorrência responde? Com outro corte de preços. Depois que o processo começa, é muito difícil conseguir voltar a praticar os preços anteriores . ...’’. Claro que algumas empresas são criadas e construídas especificamente para atuar nesse segmento - produção, administração, distribuição e cadeia de fornecedores orientadas para o baixo custo...

DESAFIO DO BALDE DE GELO - LIÇÕES DE MARKETING

O " Desafio do Balde de Gelo ”, a campanha viral de conscientização para arrecadar dinheiro para o tratamento da esclerose lateral amiotrófica, um mal degenerativo também conhecido como doença de Lou Gehrig , varreu o mundo no mês passado ou pouco mais, levantando mais de US$ 100 milhões para uma causa que era anteriormente desconhecida, inundando as mídias sociais com vídeos de pessoas de todas as esferas da vida despejando água gelada sobre si. Mais de 3 milhões de pessoas participaram no desafio e o valor arrecadado é 35 vezes mais do que a ALS Association levantou durante o mesmo período do ano passado. Em qualquer setor, é um feito extraordinário. Então por que esta campanha despertou tanto interesse? Quais são as implicações para as campanhas de marcas, produtos ou serviços? E seus efeitos duram? Independentemente de eventuais críticas à campanha (que foi um estrondoso sucesso), aqui estão 9 razões (sob o ponto de vista de marketing) pelas quais eu acredito ...