10 PRINCÍPOS-CHAVE PARA CONSTRUIR UM WEB SITE
O debate entre especialistas é grande e parece não ter fim. Seguir “sempre” determinadas regras para construir sites pode matar a inventividade e a criatividade; por outro lado, arroubos criativos, mesmo sendo interessantes, podem apenas dificultar a navegação e confundir o usuário...
Se você for um pintor, fotógrafo, músico – alguém da classe artística – talvez seja o caso de ousar criativamente. Porém, estes são a minoria.
Aqui estão alguns dos princípios “do bem” que norteiam a criação de sites que servem para a imensa maioria dos negócios:
1 – CONTEÚDO EM PRIMEIRO LUGAR: não coloque a carroça na frente dos burros. Defina primeiro o conteúdo, depois o design;
2- CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO: tenha em mente o tipo de pessoa que visitará seu site, que procurará por sua empresa, produtos ou serviços. Sem uma compreensão aprofundada de seu público e suas necessidades é impossível desenvolver um bom conteúdo para ele;
3- USE A MÍDIA CORRETA: Qual é a melhor maneira de entregar as informações que seu público quer? Imagens, vídeos, slideshows... A escolha adequada tem de ser sempre a mais fácil de usar e que não torne a página “pesada”;
4- SEJA INTUITIVO: uma estrutura clara, botões e links facilmente reconhecíveis ajudam o usuário a encontrar o que procura;
5- NÃO TENHA MEDO DE ESPAÇOS EM BRANCO: Eles nunca fizeram mal à homepage do Google ou às peças de publicidade da Apple... Eles diminuem a sobrecarga cognitiva e tornam mais fácil digerir a informação na tela (ou no papel);
6- REMOVA BARREIRAS: Seu objetivo - e o objetivo do seu site - é vender ou fornecer. O objetivo da visita é comprar ou consumir. É uma bela harmonia. Por que você iria colocar obstáculos no caminho? Pop-ups, formulários e nunca, jamais, de forma alguma condicione a entrada em seu site a uma “curtida” ou ao fornecimento de dados pessoais. O visitante curtirá ou fornecerá seus dados DEPOIS que entrar e navegar, SE gostar do que viu;
7- SIMPLICIDADE ACIMA DE TUDO: raros são os internautas que procuram por design (a não ser os designers); a maioria absoluta quer informação;
8- NÃO REINVENTE A RODA: um design “convencional” reduz a necessidade do visitante “tentar entender” como navegar pelo site ao invés de simplesmente navegar;
9- SEJA CONSISTENTE: mantenha a estrutura e a identidade visual entre as páginas de seu site;
10- TENHA UM CHAMADO À AÇÃO: guie e encoraje seu visitante a fazer algo, seja assinar seu newsletter, deixar um comentário ou algum dado que gere informações ao seu cadastro ou, melhor ainda, que leve a um fechamento de negócio.
E mais duas dicas importantes:
- para ao mesmo tempo “agradar” aos mecanismos de busca e orientar melhor o internauta, a página principal de seu site deve ser pensada como uma capa de revista, com um apelo principal em destaque e pequenas chamadas para os demais conteúdos. Muitas vezes, na banca de jornais, a gente decide por uma ou outra revista apenas olhando a capa pois nela estão todas as informações sobre o que encontraremos dentro dela;
- o Google tem dado importância e grande destaque nos resultados de buscas aos sites mobile (desenhados especificamente para celulares e tablets). Se seu site não está adaptado ou não fornece boa navegação através de smartphones, é hora de começar a pensar seriamente nisso.
Precisando de um site profissional e bacana? Fale comigo!

Comentários
Postar um comentário