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Um dado que
chamou a atenção na prévia da pesquisa anual do Content Marketing Institute
(CMI) foi que apenas 38% das empresas que praticam content marketing
veem resultados eficazes.
Agora preste atenção a este detalhe: essas marcas bem-sucedidas não dão grande
importância para audiência do site nem de redes sociais.
Em vez disso, elas têm foco em números que realmente importam,
tais como vendas, força da marca, retenção de clientes e
posicionamento. No entanto, profissionais de comunicação no
Brasil ainda investem muito tempo e energia em métricas secundárias,
como visitantes, retuítes, likes e views.
São métricas que ampliam o alcance do conteúdo, é
verdade, mas por si só são incapazes de alavancar números que
justifiquem qualquer investimento. Existe um indicador realmente relevante dentro
da sua empresa: o tamanho do seu mailing.
Veja o que disse Joe Pulizzi, fundador do CMI e considerado o
papa do assunto em âmbito global, num painel de perguntas e respostas
na última quarta-feira (10), no Content Marketing World, Cleveland
(EUA), de onde escrevo este artigo.
“O mailing é o
que existe de mais importante, pois ele é o seu público. Mídias
sociais são boas, mas não permitem que você converse com o seu
público. Você ajudou o Facebook, o Google e outras redes a ganhar
cadastros. Agora quem está satisfeito são eles, e não você.”
Faz todo o sentido, não? Isso não significa que redes sociais sejam
desnecessárias. Elas são um ótimo reforço para a distribuição de
conteúdo, sim. Saiba apenas que o público que segue, curte ou
acompanha sua marca parece pertencer a você, mas não pertence.
Para que o seu mailing seja verdadeiramente forte, garanta que ele
seja altamente segmentado. Além disso, considere somente o número de
usuários ativos ― ou seja, aqueles que abriram o e-mail pelo menos
uma vez nos últimos 30 ou 60 dias, por exemplo.
Nem pense em
comprar uma lista para incrementar o seu mailing.
Além de não obter resultado, pois os serviços de e-mail são hoje bem
eficientes no bloqueio de mensagens de remetente desconhecido, você cairá facilmente numa
lista negra de SPAM.
Eis, então, o que você tem de fazer para obter resultados:
1.Crie conteúdo altamente relevante para a sua marca. Entenda
por relevante algo que ajude as pessoas a resolver os seus
problemas ou, então, que as entretenha.
2.Coloque em algum ponto do seu site um caminho (botão, banner ou
link) para uma página de cadastro.
3.Ofereça uma vantagem para o leitor se cadastrar. Por exemplo, deixe
claro que o seu conteúdo vai ajudá-lo a resolver problemas.
4.Utilize táticas que gerem cadastros, como webinars (seminários via
internet), e-books, eventos presenciais e outros.
5.Em todos os casos, inclua no formulário de inscrição a autorização explícita para o
envio de e-mails tanto editoriais quanto comerciais.
É o chamado opt-in.
Perceba: quando alguém autoriza você a enviar e-mails, uma relação
está estabelecida. Pode apostar: será uma relação real e
duradoura.
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