CRIANDO NOMES PARA MARCAS, PRODUTOS OU EMPRESAS
Naming é, em Marketing, a
ciência por trás dos esforços para se criar um nome para empresas, marcas e
produtos. Envolve psicologia do consumidor, metalinguagem, pesquisa,
criatividade, bagagem cultural... Mas, infelizmente, em muitos casos surge
apenas de alguns palpites mesmo.
Algum tempo atrás um cliente pediu para ajudá-lo a criar um nome para sua empresa. Eu havia esquecido o quão difícil é criar um nome único, interessante, que não pareça pomposo ou simples demais. Geralmente, envolve muita pesquisa e dedicação para surgir com dúzias de nomes e extrair ao menos um viável. Agora estou em dois projetos que necessitam criação de nomes!
Pegando esse gancho, gostaria de falar sobre esse assunto tão comumente menosprezado (o tipo de coisa que parece fácil e não é). Vou utilizar os pontos do autor do livro “Brand Aid” para isso.
Fácil de pronunciar
Apple - vamos começar com esse exemplo. Existe um nome realmente mais simples do que o nome de uma fruta tão comum com duas sílabas? No Brasil, temos a tendência de usar nomes estrangeiros. Muitos acham que é chique, mas tem a ver com o produto? As pessoas vão saber pronunciar? O importante é não gerar dúvida e insegurança ao consumidor na hora de falar.
Fácil de escrever
Cuidado com pronúncias fáceis com escritas difíceis. Às vezes, na tentativa de tornar o nome “diferente”, se muda alguma letra sem alterar a pronúncia. O problema aparece na hora de escrever. 15 anos atrás não teria problema, mas na era de sites e e-mails, a escrita é tão importante quanto a pronúncia.
Não usado por nenhuma outra empresa, especialmente concorrentes
E isso vale para nomes parecidos com os líderes de mercado também (a menos que você utilize "estratégia de marca eu-também"). É comum utilizar sobrenomes como nome de empresa. O problema é quando várias pessoas da mesma família (ou homônimos) resolvem fazer o mesmo, cada um em ramo diferente. Então, você vê um supermercado, uma imobiliária e uma loja de ferramentas com o mesmo nome — o que pode gerar uma confusão na mente do consumidor, enfraquecer a marca e criar associações erradas.
Curto
Duas sílabas é o ideal, ok?
Fácil de lembrar
Aqui entra estratégia. Que tipo de nome seria mais fácil de lembrar? Descritivo, inventado, evocativo, experiencial, excêntrico? Depende do segmento do negócio e dos valores da marca. A facilidade de lembrança está diretamente relacionada aos 4 itens acima.
Não ter duplo sentido
Isso é particularmente difícil com marcas globais, mas também com marcas que existem em uma determinada região do país e pretendem expandir para outras regiões com outra cultura, regionalismos, etc. Pessoas qualificadas e pesquisas são as melhores armas.
Amplo o bastante para sobreviver além da categoria ou da marca-mãe
Uma das maiores lições de marketing que Steve Jobs nos deixou é que um produto deve andar com as próprias pernas. iPod, iPhone e iPad são marcas tão fortes quanto Apple. Elas vendem por si só. Sobretudo em um cenário econômico onde as mudanças acontecem de forma tão rápida, é preciso ter marcas que sobrevivam a essas mudanças.
Disponível para registro de marca
Não deixe isso limitar a criatividade, mas não esqueça de consultar se a marca já não está registrada. Visite o site do INPI: dá para fazer consultas e até solicitar o registro da marca, tudo online.
Endereço web disponível para registro
Às vezes é difícil registrar o domínio com o nome da empresa sem adições ou improvisações. Cuidado com extensões diferentes tipo “.fm.br” , “.info” , “edu”. O ideal é que sempre seja .com.br ou .com e com o mínimo de diferenciação do nome da marca. Lembre: não basta pesquisar no Google! Muitas vezes um domínio não aparece, o Google não o encontra, mas isso não significa que não esteja registrado. Nesse caso, visite a página do Registro.br e faça suas buscas.
O nome perfeito segue todas as características acima. Claro que a perfeição está mais para utopia do que para realidade, então, é quase certo que você não conseguirá obedecer todas. Mas quanto mais próximo desse cenário ideal você estiver, melhor o nome será.
Com pequenas adaptações do original em O Pequeno
Guru

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