POR QUE VOCÊ COMPRA O QUE VOCÊ COMPRA?
Quer aumentar as vendas? Antes de responder que
sim, cuidado: você pode conseguir o que deseja. Na busca de maior participação
de mercado, é tentador jogar o preço na lona. E é para a lona que também
costumam ir os lucros.
Cortar preços é uma manobra que costuma arruinar a
margem de lucro e pôr em risco o futuro do negócio.
Segundo Hermann Simon, fundador da Simon, Kucher
& Partners, uma das maiores consultorias do mundo na área de precificação e
estratégia, ‘‘...uma empresa começa a cortar preços para se desfazer de
um grande estoque ou ganhar mercado ou para aproveitar mais sua capacidade de
produção e distribuição. Como a concorrência responde? Com outro corte de
preços. Depois que o processo começa, é muito difícil conseguir voltar a
praticar os preços anteriores. ...’’.
Claro que algumas empresas são criadas e
construídas especificamente para atuar nesse segmento - produção,
administração, distribuição e cadeia de fornecedores orientadas para o baixo
custo. Mas esse arranjo
é praticamente impossível nas empresas que não foram estruturadas, já na sua
origem, para operar com custos reduzidos.
Ainda segundo Simon, ‘‘A guerra de preços é
especialmente danosa para as empresas menores, que têm menos força para
competir com as grandes. Mas os pequenos podem tirar vantagem do fato de ter
uma relação mais pessoal com os clientes para melhorar os produtos ou serviços.
Com isso, ganham condições de cobrar mais’’.
Pensando nisso, rapidamente chegamos a boa e velha DIFERENCIAÇÃO,
que de certo modo é, em apenas uma palavra, tudo o que está escrito em livros
como ‘‘A Estratégia do Oceano Azul’’ ou ‘‘A Causa Longa’’, best
sellers de administração estratégica e marketing.
Mas... Como diferenciar? Bem, vamos a um exercício:
Por que as pessoas buscam - entre tantos no
mercado - determinada e especificamente alguns produtos, serviços ou marcas?
Os profissionais de marketing e empresários devem
pensar sobre isso periodicamente, no mínimo. O ideal é que os profissionais de
marketing e pequenos empresários pensem sobre isso o tempo todo...
Então, por que as pessoas compram
produtos específicos, a despeito do preço?
- Eles resolvem seus problemas. Eles fazem
sua vida mais fácil ou mais segura ou mais agradável;
- São malucos! Eles as fazem sorrir ou rir.
Eles fazem as pessoas sentirem-se brincalhonas. Eles as divertem;
- Eles são lindos. Eles são uma fonte de admiração
ou espanto. Eles acalmam. Eles as fazem sentir-se bem sobre suas vidas.
As pessoas gostam de estar rodeadas pela beleza;
- Eles surpreendem. As pessoas amam a sua natureza
inesperada. Eles cumprem uma necessidade de estimulação mental e variedade;
- Fazem-nas sentir importantes. Eles dão
status. Eles alimentam o ego;
- Eles são viciantes. Eles atendem a um desejo
profundo. Eles são agradáveis. Eles são satisfatórios;
- Eles fornecem informação ou conhecimento ou
acesso;
- Eles dão mais tempo às pessoas. Eles aumentam
minha liberdade. Eles reduzem carga de trabalho. Eles as liberam das
tarefas mundanas;
- Eles reduzem a ansiedade. Eles aumentam a paz de
espírito. Eles dão uma coisa a menos para se preocupar;
- Eles estimulam os sentidos. São ótimos sob o
olhar, para o olfato, o paladar, para ouvir ou sentir bem.
Pense sobre isso: por que você compra o que você
compra (quando deixa o preço em segundo plano)?
Qual foi o mais recente produto, serviço ou marca
que você comprou? Por que você o comprou? Por que você o escolheu ao invés das
alternativas competitivas? Qual foi sua compra mais memorável? O que tornou
memorável? Qual o produto, serviço ou marca que você valoriza mais? Por
que você a valoriza?
De tudo isso, o que pode ser aplicado ou
implementado ao seu produto, serviço ou marca?
A ideia aqui é encontrar maneiras dos consumidores
visualizarem primeiramente o VALOR de seu produto, serviço ou marca, e somente
depois, bem depois, o PREÇO – são coisas BEM distintas...
Inspirado em textos diversos do Brand Strategy Insider, Pequenas
Empresas, Grandes Negócios, Revista Exame

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