OS PROBLEMAS MAIS COMUNS DAS MARCAS
Ninguém melhor do que um especialista com mais de 30 anos de experiência na área e tendo aconselhado mais de 150 empresas a gerir suas marcas para nos apontar quais os erros mais comuns cometidos por empresas de todos os tamanhos.
O especialista Brad VanAuken toca em pontos mais sérios da gestão de marca, aspectos que, se resolvidos, ganham o jogo e não apenas empatam com a concorrência.
Saber quais são os problemas mais comuns que as marcas enfrentam podem ajudar a sua empresa a evitar que eles ocorram (ou piorem) ou identificá-los antes que se deteriore por completo. Vale ressaltar que, mesmo que seu negócio ainda seja pequeno, você tem uma marca a zelar e é o melhor investimento que você pode fazer.
1 - Ninguém na empresa conhece a fundo o perfil dos consumidores ou de suas necessidades.
2 - A marca não tem um propósito e não promete nada. É apenas um nome e uma logo.
3 - A marca vende diferenciais clichês, vagos e sem sentido (do tipo “nós somos líderes em qualidade”, ou em serviço ou em inovação ou, o pior de todos, apenas líder).
4 - A mensagem da marca é uma bagunça. Isto é, varia com o público, veículo, campanha, etc.
5 - Em época de crise, a marca perde o foco e mostra que nunca teve certeza sobre suas promessas.
6 - A marca se torna bode expiatório de rixas internas. Grupos de interesse descontentes com as políticas da empresa atacam a marca como forma de “protesto”.
7 - Há pouca ou nenhuma lembrança de marca no mercado. Pode ser porque é uma empresa nova ou nova em determinada região geográfica.
8 - A percepção da marca pode estar abaixo do esperado devido a problemas técnicos. O produto pode ter problemas de qualidade ou ser inferior ao da concorrência em outros aspectos.
9 - Políticas internas e má administração levam a produtos ruins e atendimento pior.
10 - Marca e empresa estão presas ao sucesso do passado e não acompanharam os anseios dos consumidores e a inovação do setor.
11 - O presidente e os líderes da empresa não entendem nada de marketing / marca e por isso não apóiam certas decisões.
12 - Toda vez que a economia desacelera, verbas de marketing são cortadas, deixando a marca vulnerável.
13 - Toda vez que um novo gestor de marketing chega, ele muda a marca ou a campanha sem levar em conta se as mudanças são necessárias.
14 - Pressões de crescimento força a marca a lançar novos produtos e serviços que acabam dispersando a essência da marca.
15 - Extensões reposicionaram a marca-mãe de uma forma negativa.
16 - A marca realizou aumentos de preço que excederam, em muito, a inflação.
17 - Frequentes cortes de custos, devido a pressões (do varejista, diretores, etc.), resultaram em uma marca inferior que não é mais desejada pelo consumidor.
18 - A empresa prolifera marcas e submarcas sem diferenciação clara ou público-alvo definido.
19 - A arquitetura de marca é completamente confusa. (Se é que existe.)
20 - A identidade da marca é apresentada de forma inconsistente em diferentes contextos, mídias, veículos e situações.
E, de novo, lembrando: realmente não importa se sua empresa é pequena, nem mesmo se é micro. Ter uma marca bem gerenciada - o que significa ter uma mensagem, um conceito, um diferencial na mente dos consumidores - pode:
- ser a diferença entre o sucesso e o fracasso;
- resultar em atrair um público diferenciado e talvez mais fiel;
- permitir preços em patamares superiores.
originalmente em: Branding Strategy Insider

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