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6 DICAS DE DESIGN EM POWERPOINT

A grande maioria das pessoas se não domina totalmente ao menos “sabe se virar” nos programas do pacote Office, até porque eles estão por aí em quase todos os computadores do planeta há muito tempo. Dos programas, talvez o mais mal utilizado (e criticado) seja o PowerPoint: é aparentemente sem segredos, mas há uma ciência por trás de uma boa apresentação. Muitos artigos ensinam a fazer ou criticam as onipresentes apresentações em reuniões e eventos. Vamos a mais um deles. Um grande projeto de apresentação (em PowerPoint) pode ser difícil de dominar porque requer a coordenação de muitos elementos, incluindo cores, fontes, imagens, ícones e fundo, sem mencionar aqui os efeitos de animação e transição. Embora haja uma grande quantidade de peças para montar o quebra-cabeça que é uma apresentação, não se deixe sobrecarregar. O melhor é deixar o já velho princípio de que "menos é mais" guiar suas escolhas de design. Não sabe por onde começar? Siga estas dicas de d...

RAZÕES PARA ALTERAR A IMAGEM DA MARCA

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Pessoas gostam daquilo que conhecem, mas nós vivemos em um mundo em constante mudança. Um paradoxo... Enquanto os gerentes de marca muitas vezes lutam com o calendário e a aplicação de uma mudança de identidade, eu estou muito mais interessado nas motivações específicas por trás das marcas que optam por mudar a forma como visualmente expressam quem são - porque é onde eu acredito que as coisas podem realmente entortar. Se a motivação é errada, então o rebranding será errado. Um ótimo artigo do Business Insider examina rebrands recentes que atingiram a parede em alta velocidade. Dois princípios claros emergem: - Seja claro sobre quem você é e permaneça fiel a isso. É incrível como muitas empresas ainda pensam que podem convencer as pessoas que eles são algo que não são apenas alterando sua identidade de marca. - Não encobrir. Uma identidade que tenta esconder a verdade ou o passado não é um rebrand, é uma tentativa revisionista para enganar investidores e consumidores....

ACABOU O "ALMOÇO GRÁTIS" NO FACEBOOK!

As fanpages têm seus dias contados! Quem trabalha com Mídias Sociais e analisa o que acontece com seu conteúdo, percebeu nos últimos meses uma diminuição drástica de acessos em sites vindos de publicações em Fanpages e de interações nestes posts. Até então o Facebook deu diversas desculpas, de Edgerank a conteúdo que não é qualificado. Tudo foi dito pela equipe de Mark Zuckerberg e muitos dos profissionais digitais engoliram, mesmo um pouco desconfiados. O Facebook não está mais entregando o conteúdo como entregava antes. Segundo o site gawker.com, uma fonte confiável de dentro da rede social confirmou que o Facebook está trabalhando para cortar o alcance orgânico e entregar apenas 2% do conteúdo gerado . Resumindo: se você tem uma Fanpage da sua empresa, projeto ou banda, separe aquela graninha para investir em novos fãs e, principalmente, para impulsionar posts para que seus fãs possam receber as publicações. Então, quem se dá mal nessa mudança são só as grandes emp...

OFF SET ou DIGITAL?

Quase todo dia atendo ligações de clientes perguntando, entre outras coisas, se há quantidade mínima para imprimir esse ou aquele trabalho ou com dúvidas sobre o motivo dos valores de impressão variarem tão drasticamente de uma gráfica para outra. A resposta para a quantidade mínima é... Depende. E a resposta para os valores dos orçamentos é... Por que depende. OK, estou parecendo o Chacrinha, que dizia em seu programa: “...não estou aqui para explicar, mas sim para confundir!”, mas aí vai uma explicação bem resumida. Atualmente existem dois tipos principais de impressão (ou “de gráficas”), o sistema offset e o digital . Apesar deles fazerem a mesma coisa – imprimir - há diferenças consideráveis que devem ser levadas em conta, especialmente com relação ao custo, que nos afeta onde dói mais – no bolso. Offset é um sistema de impressão que, grosso modo, funciona assim: - temos um arquivo (layout) digital no computador; - desse arquivo geram-se os fotolitos ...

AS 6 LEIS DO SUCESSO NA PUBLICIDADE EM PEQUENAS EMPRESAS (e nas grandes também...)

Publicidade em pequenas empresas é uma ciência e uma arte afinada, normalmente atrelada a baixos orçamentos. Porém, independentemente do tamanho do seu negócio, uma compreensão das leis da publicidade pode colher grandes recompensas. De acordo com qualquer manual genérico de  Administração Empresas, no mínimo 5% do faturamento bruto de um empreendedor devem ser orçados para a publicidade . Esses mesmos 5% do orçamento num pequeno negócio – ou seja, normalmente 5% de bem pouco  - só consegue realmente ajudar a alavancar vendas se você entender tais leis. Ei-las: 1. Use UMA mensagem : Um anúncio de alta taxa de resposta geralmente transmite uma mensagem única, clara, objetiva (e ser objetivo não significa que não possa ser emocional). A publicidade de sua pequena empresa precisa comunicar rapidamente sua mensagem central em 3 segundos ou menos . Nem pense em listar toda a extensa lista de benefícios que VOCÊ vê em seus produtos ou serviços. Um e apenas um grande...

PRECISO DE UM DESIGNER NOVO PRA MINHA LOGOMARCA

Olá, amigos.  Este é um pequeno lembrete de alguns termos usados de forma inadequada por aí. Alguns já bem cascudos, como logomarca e outros mais discretos, que causam algumas confusões. Não se assuste, estamos aqui para esclarecer esses  errinhos. Logomarca e Logotipo Popstar no ranking dos termos usados erroneamente. Logo e marca querem dizer a mesma coisa . Logo+marca nada mais é do que “marca+marca”. Marca quer dizer significado e Logo também, conceito, ideia… Não vou me estender muito nesse porque a galera já está meio cansada dessa discussão. Mas acredito que quando alguém fala logomarca está querendo dizer Logotipo, que quer dizer o símbolo atribuído a um significado, um sinal que represente um conceito. Tipologia e Tipografia Top 2 no ranking do mal. Quando se fala sobre tipos, fontes, letras, o correto é usar Tipografia, “forma da escrita”. Tipologia é oooutra coisa, é a classificação científica de um grupo de seres vivos. Se quiser saber se é melho...

QUANTO CUSTA - OU DEVE CUSTAR - PRA FAZER UM LOGOTIPO?

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COMO ENCARAR CRISES NAS REDES SOCIAIS

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Em primeiro lugar, vamos deixar claro que as crises nas mídias sociais são inevitáveis. Se a empresa acredita que irá criar uma presença em redes sociais e não vai se deparar com uma crise, esqueça. Isso faz parte do negócio. Seja por falta de entendimento sobre o produto, serviço, proposta da marca ou por um problema qualquer na relação de consumo, as crises nas redes sociais fazem parte do desafio de usar estes canais como forma de comunicação. Crie um plano de ação As crises em redes sociais tendem a gerar um ambiente de stress que muitas vezes pode desestabilizar a equipe de gestão de mídias sociais. Crie um protocolo de procedimentos para orientar as ações durante uma situação de crise, um verdadeiro plano de contingência para essas ocasiões. Esse protocolo deve prever as situações de crise mais comuns e um roteiro de ação. Sugerimos um protocolo para que se tenha uma linha de ação nestas situações justamente para que o impacto do problema não desestruture todo um...

5 RAZÕES PARA NÃO ABANDONAR SEU BLOG PELO FACEBOOK

De certa maneira, os blogs parecem ter saído da área central de atenção das empresas, tendo sido relegados a segundos ou terceiros planos no desenvolvimento de suas estratégias mídia em razão – de novo ... – das redes sociais, principalmente Facebook. Abaixo, além do fato de um blog ser “tão grátis” quanto uma fanpage , listamos cinco razões para não trocar seu blog pelo Facebook: 1. Indexação no Google 90% das buscas online no país são feitas no Google . Portanto, é obrigatório ter um site ou blog otimizado . Blogs são ótimos indexadores. Qualquer vírgula postada já fica visível para o buscador. Já o Facebook é um péssimo indexador (vocês achavam que o Sergei e o Larry iam dar esse mole pro Zucka?). Só o domínio principal da empresa no Facebook é indexado pelo Google. O conteúdo postado lá, não. Em outras palavras: o Google não enxerga o que você coloca lá dentro. 2. Perenidade Um blog é para sempre . Seu tempo de existência depende somente do seu criador/administrad...

BLACKBERRY - 10 LEMBRETES PARA LÍDERES DE MERCADO

Os smartphones Blackberry foram – recentemente... - os mais cobiçados do planeta, utilizados por grandes empresários e líderes mundiais como Barak Obama (e eu já tive um!...rs...rs...). Mas, usando um clichê, perderam o bonde da História. Focar em seus predicados não foi o suficiente para sobrepor a irresistível onda de smartphones mais voltados à diversão, como o iPhone e suas cópias cada vez mais elaboradas, repletas de aplicativos. Olhar para trás e criticar o que foi feito e as decisões que foram tomadas não é difícil e é até um pouco cruel, mas sempre dá para aprender um pouco com os “erros dos outros” e aplicar esses insights ao seu negócio: 1 . A distância entre onipresente e anônimo está encurtando. Em 2009, a Blackberry foi nomeada a empresa de crescimento mais rápido pela revista Fortune. Quatro anos mais tarde, tem menos de 3 % do mercado. 2 . Se você não está pilotando a inovação em um mercado, não importa quão à frente você está agora, o mercado vai ultrapas...