BLACKBERRY - 10 LEMBRETES PARA LÍDERES DE MERCADO
Os smartphones Blackberry foram –
recentemente... - os mais cobiçados do planeta, utilizados por grandes
empresários e líderes mundiais como Barak Obama (e eu já tive
um!...rs...rs...). Mas, usando um clichê, perderam o bonde da História. Focar
em seus predicados não foi o suficiente para sobrepor a irresistível onda de
smartphones mais voltados à diversão, como o iPhone e suas cópias cada vez mais
elaboradas, repletas de aplicativos.
Olhar para trás e criticar o que foi feito e as
decisões que foram tomadas não é difícil e é até um pouco cruel, mas sempre dá
para aprender um pouco com os “erros dos outros” e aplicar esses insights
ao seu negócio:
1 . A distância entre onipresente e anônimo está
encurtando. Em 2009, a Blackberry foi nomeada a empresa de crescimento mais
rápido pela revista Fortune. Quatro anos mais tarde, tem menos de 3 % do
mercado.
2 . Se você não está pilotando a inovação em um mercado,
não importa quão à frente você está agora, o mercado vai ultrapassá-lo.
3. A primeira palavra não é a última palavra. Ter
uma inovação hoje não o protege da próxima inovação porque, para citar Alex
Goldfayn "gravidade nos empurra para trás."
4 . Se suas inovações não se alinham com o foco dos
seus principais clientes, segundo Wayne Gretzsky, “não haverá ninguém lá que se
importe quando isso chegar”.
5. Todo líder de mercado pensa que pode marcar uma
mudança disruptiva em uma indústria ou mercado e que, quando
identificada, eles, em seguida, serão capazes de rapidamente alcançar e
ultrapassar o concorrente. Raramente conseguem.
6. Um extenso portfólio não vai salvar uma empresa
em dificuldades, pois só protege o que você já desenvolveu. Se o que você
desenvolveu é agora indesejado ou inutilizável, é tudo praticamente inútil.
7. Mercados em crescimento nem sempre continuarão a
crescer onde eles têm crescido. A Blackberry perdeu totalmente a trilha do
consumidor como o campeã dos smartphones, ignorou o poder dos aplicativos para
dispositivos móveis na revolução e mudança de telefones como “hubs”
pessoais. Em suma, eles se tornaram “o patinho feio”...
8. Não existe “líder de mercado tranquilo”. Se você
não está atento e “conversando” com seus clientes e mercado, então você está
gerando um vazio que os outros vão preencher.
9. Você é tão inovador quanto as pessoas acham que
você é. Como Mike Myatt escreveu neste artigo na Forbes, "As empresas não
falham - Líderes falham".
10. Os clientes são “respondedores” não inovadores
. Eles podem fazer de você um líder de mercado, mas eles não podem ajudá-lo a
tomar ou manter a liderança. Como diz Clay Christensen, “quando as melhores
empresas alcançam o sucesso, conseguiram porque ouviram responsavelmente aos
seus clientes e investiram agressivamente em tecnologia, produtos e capacidades
de fabricação que satisfizeram as necessidades da próxima geração de seus
clientes. Mas, paradoxalmente, quando as melhores empresas posteriormente
falham, foi pelas mesmas razões - eles ouviram responsavelmente aos seus
clientes e investiram agressivamente em tecnologia, produtos e capacidades de
fabricação que satisfizessem as necessidades da próxima geração de seus
clientes".
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