BLACKBERRY - 10 LEMBRETES PARA LÍDERES DE MERCADO

Os smartphones Blackberry foram – recentemente... - os mais cobiçados do planeta, utilizados por grandes empresários e líderes mundiais como Barak Obama (e eu já tive um!...rs...rs...). Mas, usando um clichê, perderam o bonde da História. Focar em seus predicados não foi o suficiente para sobrepor a irresistível onda de smartphones mais voltados à diversão, como o iPhone e suas cópias cada vez mais elaboradas, repletas de aplicativos.

Olhar para trás e criticar o que foi feito e as decisões que foram tomadas não é difícil e é até um pouco cruel, mas sempre dá para aprender um pouco com os “erros dos outros” e aplicar esses insights ao seu negócio:

1 . A distância entre onipresente e anônimo está encurtando. Em 2009, a Blackberry foi nomeada a empresa de crescimento mais rápido pela revista Fortune. Quatro anos mais tarde, tem menos de 3 % do mercado.

2 . Se você não está pilotando a inovação em um mercado, não importa quão à frente você está agora, o mercado vai ultrapassá-lo.

3. A primeira palavra não é a última palavra. Ter uma inovação hoje não o protege da próxima inovação porque, para citar Alex Goldfayn "gravidade nos empurra para trás."

4 . Se suas inovações não se alinham com o foco dos seus principais clientes, segundo Wayne Gretzsky, “não haverá ninguém lá que se importe quando isso chegar”.

5. Todo líder de mercado pensa que pode marcar uma mudança disruptiva em uma indústria ou mercado e que, quando  identificada, eles, em seguida, serão capazes de rapidamente alcançar e ultrapassar o concorrente. Raramente conseguem.

6. Um extenso portfólio não vai salvar uma empresa em dificuldades, pois só protege o que você já desenvolveu. Se o que você desenvolveu é agora indesejado ou inutilizável, é tudo praticamente inútil.

7. Mercados em crescimento nem sempre continuarão a crescer onde eles têm crescido. A Blackberry perdeu totalmente a trilha do consumidor como o campeã dos smartphones, ignorou o poder dos aplicativos para dispositivos móveis na revolução e mudança de telefones como “hubs” pessoais. Em suma, eles se tornaram “o patinho feio”...

8. Não existe “líder de mercado tranquilo”. Se você não está atento e “conversando” com seus clientes e mercado, então você está gerando um vazio que os outros vão preencher.

9. Você é tão inovador quanto as pessoas acham que você é. Como Mike Myatt escreveu neste artigo na Forbes, "As empresas não falham - Líderes falham".

10. Os clientes são “respondedores” não inovadores . Eles podem fazer de você um líder de mercado, mas eles não podem ajudá-lo a tomar ou manter a liderança. Como diz Clay Christensen, “quando as melhores empresas alcançam o sucesso, conseguiram porque ouviram responsavelmente aos seus clientes e investiram agressivamente em tecnologia, produtos e capacidades de fabricação que satisfizeram as necessidades da próxima geração de seus clientes. Mas, paradoxalmente, quando as melhores empresas posteriormente falham, foi pelas mesmas razões - eles ouviram responsavelmente aos seus clientes e investiram agressivamente em tecnologia, produtos e capacidades de fabricação que satisfizessem as necessidades da próxima geração de seus clientes".

Traduzido (o melhor que pude...) de The Brand Positioning Workshop

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?