RAZÕES PARA ALTERAR A IMAGEM DA MARCA
Pessoas gostam daquilo que conhecem, mas nós
vivemos em um mundo em constante mudança. Um paradoxo...
Enquanto os gerentes de marca muitas vezes lutam
com o calendário e a aplicação de uma mudança de identidade, eu estou muito
mais interessado nas motivações específicas por trás das marcas que optam por
mudar a forma como visualmente expressam quem são - porque é onde eu acredito
que as coisas podem realmente entortar.
Se a motivação é errada, então o rebranding será
errado. Um ótimo artigo do Business Insider examina rebrands recentes
que atingiram a parede em alta velocidade. Dois princípios claros emergem:
- Seja claro sobre quem você é e permaneça fiel a
isso. É incrível como muitas empresas ainda pensam que podem convencer as
pessoas que eles são algo que não são apenas alterando sua identidade de marca.
- Não encobrir. Uma identidade que tenta esconder a
verdade ou o passado não é um rebrand, é uma tentativa revisionista para
enganar investidores e consumidores. Estamos todos conectados e temos memórias
digitais, não se engane...
Então o que deve levar empresas a reformular suas
identidades?
Minha regra: antes de fazer qualquer mudança, pense
em seu consumidor.
Mude a sua marca apenas se isso vai torná-la mais
fascinante e relevante para eles (e não porque o dono da empresa ou a equipe de
marketing está entediada com aquela imagem ou um concorrente mudou e por isso é
hora de seguir o exemplo).
10 razões pelas quais você poderia mudar a
identidade da marca:
1 . Para torná-la mais amigável
2 . Para torná-la mais ‘‘limpa’’
3 . Para torná-la mais simples
4 . Para tornar sua imagem mais moderna e,
portanto, relevante
5 . Para melhor capturar quem você é (e por aquilo
que os clientes te seguem)
6 . Para sinalizar o que você está se tornando
(adotando as expectativas de seus clientes)
7 . Para mostrar que o seu negócio mudou ou está
mudando
8 . Para ser mais ousado (e , portanto, mais
visível) , particularmente em mercados ocupados
9 . Para realçar um aspecto de seu caráter que foi
perdido
10 . Para corrigir um equívoco que está prendendo
você ao passado ou não atraindo os consumidores que você busca como alvo.
E, acima de tudo, o que os consumidores veem
deve estar alinhado ao que eles sentem sobre a marca. Uma identidade sem
afinidade é apenas um grafismo.
Antes de iniciar sua próxima mudança de identidade,
faça uma pergunta: "Por que isso muda a compreensão dos nossos
compradores de nossa marca para melhor? "
Se você não sabe, tampouco eles saberão.
Traduzido
(cada vez pior...rs...) de The Brand Positioning Workshop and The Brand
Storytelling Workshop

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