PRECISO DE UM DESIGNER NOVO PRA MINHA LOGOMARCA

Olá, amigos.  Este é um pequeno lembrete de alguns termos usados de forma inadequada por aí. Alguns já bem cascudos, como logomarca e outros mais discretos, que causam algumas confusões. Não se assuste, estamos aqui para esclarecer esses  errinhos.


Logomarca e Logotipo

Popstar no ranking dos termos usados erroneamente. Logo e marca querem dizer a mesma coisa. Logo+marca nada mais é do que “marca+marca”. Marca quer dizer significado e Logo também, conceito, ideia… Não vou me estender muito nesse porque a galera já está meio cansada dessa discussão. Mas acredito que quando alguém fala logomarca está querendo dizer Logotipo, que quer dizer o símbolo atribuído a um significado, um sinal que represente um conceito.

Tipologia e Tipografia

Top 2 no ranking do mal. Quando se fala sobre tipos, fontes, letras, o correto é usar Tipografia, “forma da escrita”. Tipologia é oooutra coisa, é a classificação científica de um grupo de seres vivos. Se quiser saber se é melhor usar Helvetica ou Baskerville pro seu projeto, esteja certo de pesquisar qual é a tipografia correta.

Designer e Design

Quem faz filme é film maker, quem joga (play) é player, quem canta (sing) é singer. Antes que os professores de inglês me batam, isso não é uma regra… Mas já deu pra sacar, né?!
Talvez você não, mas sua tia  já disse isso alguma vez na vida. Se ela perguntar se você “faz Designer”, responda que isso é outra história, só vai saber daqui uns anos, quando os filhos crescerem... Lembre a sua tia que Designer com a terminação “er” significa “aquele que faz design”, como em algumas outras palavras em inglês.

Design e Styling

Essa é uma confusão generalizada. De uns tempos pra cá o design ganhou importância e entrou no vocabulário popular, mas de maneira equivocada. Agora, de carros a palitos de dente, para todo tipo de artigo que tem uma aparência bem elaborada, invocada, o povo diz que “tem design” (ou, pior, que tem designer...). Não é bem assim. Qualquer coisa que ganhe pura e simplesmente um “banho de loja” pra ficar uma belezura, ganhou mesmo foi um styling, e só.

Design vai muito além: é o casamento perfeito de forma e função, uma complexa equação entre estética e funcionalidade, cujo resultado é obtido com profundo estudo envolvendo diversas áreas do conhecimento como a psicologia, a teoria da arte, a comunicação e a ciência da cognição. Em alguns casos, o design nem deixa o objeto tão mais bonito, apenas mais funcional. Mas quando consegue aliar funcionalidade à beleza, aaah... Steve Jobs sabia bem disso.

Então, assim como Tiradentes não era um designer de sorrisos, aquela profissional que arranca os pelos da sobrancelha NÃO É designer de sobrancelha mas, no máximo e olhe lá, uma stylist, OK?

Newsletter, mala-direta e email marketing

Muita gente confunde estes termos. Newsletter é o envio de conteúdo para quem deseja receber novidades sobre um respectivo site. É um HTML recebido por email com as novidades do site em que o usuário se cadastrou para receber tal conteúdo. É um processo de fidelização a longo prazo.

Já o email marketing é um email para divulgar produto, promoção, algo mais objetivo que induza o seu clique. Uma ação rápida de retorno objetivo - vendas.

A mala direta tem a mesma função do mail marketing, mas é a versão impressa dele. Geralmente chega na sua casa a cartinha no seu nome.

Folheto e Folder

Muitos entram em contato comigo solicitando um folder e, após conversarmos um pouco, acabo descobrindo que querem mesmo é um folheto. Talvez dizer folder soe melhor, mais bacana e folheto pareça algo simplório... Engano: folheto ainda é uma arma poderosa e de ótimo resultado.

Resumindo:, independetemente do tamanho, forma ou outra coisa, um folder é um impresso que tem dobra (ou dobras – em Inglês, to fold = dobrar). É tambem chamado de pasta, portfólio, catálogo e outros apelidos. Seja lá o tamanho ou forma do impresso que necessita, se não tiver dobra é folheto, que tambem atende pelos nomes de panfleto, flyer, santinho...

Resolução e dimensão

Esse erro é mais técnico, mas vivo tendo problemas com isso. Resolução é o nosso conhecido dpi, dots per inch, ou pontos por polegada, que determina a quantidade de pontos (de tinta!) em uma polegada de imagem e se refere à nitidez de detalhes de uma imagem.  Já a dimensão é o tamanho físico do arquivo, o tamanho real, em centímetros, ou outra unidade de medida qualquer.

Trocando em miúdos,  se você tiver dois arquivos de imagem com as mesmas dimensões, por exemplo, 10x10cm e um estiver em 300 dpi e o outro 72 dpi, significa que os dois arquivos vão ser impressos com o mesmo tamanho, mas o que tem 300 pontos por polegada vai resultar em melhor qualidade de impressão do que o outro que só tem 72 pontos nessa mesma área.

 E, lembrando: que eu saiba, todas as câmeras digitais gravam imagens em 72 dpi. Em se tratando de imagens a serem impressas profissionalmente em gráfica (folhetos, folders, anúncios em revistas...) não importa se você comprou aquela ultra câmera com quinhentos quintrolhões de megahipersuperpixels: sua foto terá apenas 72 dpi... E o jeito vai ser tirar a maior (dimensão) foto possível, trabalhá-la no Photoshop e rezar pro resultado ficar bom. E geralmente fica, a gente sempre dá um jeitinho.


Ligeiramente modificado do original em http://dsignme.com/2011/04/a-logomarca-no-meu-designer-2/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?