5 RAZÕES PARA NÃO ABANDONAR SEU BLOG PELO FACEBOOK
De certa maneira, os blogs parecem
ter saído da área central de atenção das empresas, tendo sido relegados a
segundos ou terceiros planos no desenvolvimento de suas estratégias mídia em
razão – de novo... – das redes sociais, principalmente Facebook.
Abaixo, além do fato de um blog ser
“tão grátis” quanto uma fanpage, listamos cinco razões para não trocar
seu blog pelo Facebook:
1. Indexação
no Google
90% das buscas
online no país são feitas no Google. Portanto, é obrigatório ter um
site ou blog otimizado. Blogs são ótimos indexadores. Qualquer vírgula
postada já fica visível para o buscador. Já o Facebook é um péssimo
indexador (vocês achavam que o Sergei e o Larry iam dar esse mole pro
Zucka?). Só o domínio principal da empresa no Facebook é indexado pelo Google.
O conteúdo postado lá, não. Em outras palavras: o Google não enxerga o que
você coloca lá dentro.
2. Perenidade
Um blog é para
sempre. Seu tempo de existência depende somente do seu
criador/administrador. Se a plataforma em que ele for desenvolvido acabar, é só
fazer a migração para um outra. Sem contar que o blog pode ter um domínio
próprio. Já o Facebook e outras mídias sociais vivem sob o constante risco
de se tornarem obsoletos. Vide os exemplos do Orkut, MySpace, Second Life…
Tudo que é ou foi postado nas redes pode um dia ser sumariamente esquecido ou
deletado.
3. Sinergia
O blog é um verdadeiro agregador de
mídias sociais. Nele você consegue, com facilidade, embedar vídeos do
Youtube ou do Vimeo, pinar infográficos, curtir uma fanpage,
conferir as últimas tuitadas, indicar sites, disponibilizar posts
para serem compartilhados por email, Digg, Delicious ou outras ferramentas. Ou
seja, o blog é fundamental para gerar tráfego e conteúdo para todas as redes
em que a empresa está presente.
4. Atenção
exclusiva
Uma fanpage tem um sério
concorrente interno, criado pelo próprio Facebook: a barra de atualização dos
feeds e de amigos online do internauta, que fica do lado direito da tela. Para
o internauta desviar o foco e clicar em algo mais atraente, não é preciso
muito. No blog, a partir do momento que a empresa “capturou” o internauta, não
existe nada, numa mesma tela, que o distraia. É o one to one em estado bruto.
5. Liberdade
Por fim, o blog lhe oferece
liberdade. Você pode colocar uma animação em flash, mudar todas as cores, toda
a diagramação, escrever de cabeça pra baixo, enfim, o que der na telha. No
Facebook, somos escravos do regulamento da rede e da diagramação da Timeline.
Logicamente, as abas e os aplicativos ajudam um pouco a sair dessa camisa de
força, mas elas não se comparam à liberdade de um blog. Até com relação ao
conteúdo.
Portanto, a recomendação é usar o
Facebook sim mas não se esquecer de atualizar seu blog. Lembre-se: até dois
anos atrás quem mandava nas mídias sociais no Brasil era o Orkut…
autor: Denis Zanini, no IFD Blog
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