AS 6 LEIS DO SUCESSO NA PUBLICIDADE EM PEQUENAS EMPRESAS (e nas grandes também...)
Publicidade em pequenas empresas é
uma ciência e uma arte afinada, normalmente atrelada a baixos orçamentos.
Porém, independentemente do tamanho do seu negócio, uma compreensão das leis da
publicidade pode colher grandes recompensas.
De acordo com qualquer manual
genérico de Administração Empresas, no mínimo 5% do faturamento bruto
de um empreendedor devem ser orçados para a publicidade.
Esses mesmos 5% do orçamento num
pequeno negócio – ou seja, normalmente 5% de bem pouco - só consegue
realmente ajudar a alavancar vendas se você entender tais leis.
Ei-las:
1. Use UMA mensagem: Um
anúncio de alta taxa de resposta geralmente transmite uma mensagem única,
clara, objetiva (e ser objetivo não significa que não possa ser emocional). A
publicidade de sua pequena empresa precisa comunicar rapidamente sua
mensagem central em 3 segundos ou menos. Nem pense em listar toda a extensa
lista de benefícios que VOCÊ vê em seus produtos ou serviços. Um e apenas um
grande e bem visível diferencial é mais fácil de lembrar.
2. Adicionar Credibilidade.
Tornou-se natural desconfiar da publicidade. Suas afirmações precisam, mais que
nunca, serem reais e críveis. Roy H. Williams, autor do best seller
"O Mago dos Anúncios", diz: "Qualquer alegação feita em sua
publicidade que o seu cliente não perceba como verdade é uma enorme perda de
verba”. Um modo de adicionar credibilidade é listando seus principais
clientes.
3. Teste tudo antes. As
grandes empresas têm uma margem maior para desperdiçar capital e recursos sem
testar publicidade. As pequenas empresas não têm esse luxo. Teste apenas um
item e/ou uma mídia de cada vez. O teste pode ser tão simples quanto perguntar
a cada cliente como e onde eles ouviram falar do seu negócio. Foco, foco
extremo.
4. Seja fácil de ser encontrado.
Em cada folheto ou folder, e-mail e toda a literatura da empresa deve ter informações
de contato completo, incluindo site e e-mail, telefone e números de fax e
endereço da empresa. Parece simples, mas é esquecido por grande parte das
empresas. Ah, detalhe: se em seus anúncios você colocar um telefone para
contato, esteja certo de que haverá alguém apto no atendimento. Se
colocar e-mail, responda o mais rápido possível – e isso significa que demorar
2 dias para responder acaba com a sua reputação. Se demorar mais que isso, nem
responda mais porque não vai adiantar: o sujeito já deve ter encontrado outro
fornecedor. Em tempos tecnológicos, em plena era da Informação, velocidade já
nem é um diferencial, é básico.
5. Foque seus anúncios em seu Alvo.
Para isso, obviamente, você precisa conhecer seu público. Publicidade de
negócios bem sucedidos falam para um mercado-alvo único. Concentre a mensagem
para cada público específico. Aqui vale a máxima: não use bala de canhão para
matar mosquitos ou , de outro modo, não use metralhadora, atirando para tudo
que é lado para não desperdiçar munição. Prefira ser como aqueles atiradores
nos filmes. Tiro certeiro economiza muita bala!
6. Criar Curiosidade. A
publicidade de negócios bem sucedidos não vende um produto ou serviço. Se bem
me lembro, foi um presidente da Avon que certa vez disse: “não vendemos
produtos, vendemos sonhos”! Procure criar anúncios que gerem interesse em
fazer o cliente querer mais informações. Se não “vende sonhos”, talvez seja
possível você vender “soluções” para os problemas de seus clientes
potenciais – isso significa que muito provavelmente seu cliente não está
muito interessado nos obscuros aspectos técnicos de seu produto: ele quer é
saber como você pode ajudá-lo com o problema dele.
E, lembrando: a Publicidade não é uma
solução rápida e mágica de marketing. Ter baixo retorno com a publicidade e
divulgação de sua empresa não é apenas culpa da mídia ou das escolhas nessa
área. Muitas vezes, o problema é a mensagem, em outras, é o preço e em alguns
casos, o posicionamento (ou a falta dele) de sua empresa no mercado.
É preciso planejamento, testes e constante
exposição para ter um impacto sobre o seu pequeno negócio.
Feita corretamente, publicidade e
marketing em pequenas empresas podem ser uma estratégia vencedora.
De Darrell
Zahorsky, About.com
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