AS 6 LEIS DO SUCESSO NA PUBLICIDADE EM PEQUENAS EMPRESAS (e nas grandes também...)

Publicidade em pequenas empresas é uma ciência e uma arte afinada, normalmente atrelada a baixos orçamentos. Porém, independentemente do tamanho do seu negócio, uma compreensão das leis da publicidade pode colher grandes recompensas.

De acordo com qualquer manual genérico de  Administração Empresas, no mínimo 5% do faturamento bruto de um empreendedor devem ser orçados para a publicidade.

Esses mesmos 5% do orçamento num pequeno negócio – ou seja, normalmente 5% de bem pouco  - só consegue realmente ajudar a alavancar vendas se você entender tais leis.

Ei-las:

1. Use UMA mensagem: Um anúncio de alta taxa de resposta geralmente transmite uma mensagem única, clara, objetiva (e ser objetivo não significa que não possa ser emocional). A publicidade de sua pequena empresa precisa comunicar rapidamente sua mensagem central em 3 segundos ou menos. Nem pense em listar toda a extensa lista de benefícios que VOCÊ vê em seus produtos ou serviços. Um e apenas um grande e bem visível diferencial é mais fácil de lembrar.

2. Adicionar Credibilidade. Tornou-se natural desconfiar da publicidade. Suas afirmações precisam, mais que nunca, serem reais e críveis. Roy H. Williams, autor do best seller "O Mago dos Anúncios", diz: "Qualquer alegação feita em sua publicidade que o seu cliente não perceba como verdade é uma enorme perda de verba”. Um modo de adicionar credibilidade é listando seus principais clientes.

3. Teste tudo antes. As grandes empresas têm uma margem maior para desperdiçar capital e recursos sem testar publicidade. As pequenas empresas não têm esse luxo. Teste apenas um item e/ou uma mídia de cada vez. O teste pode ser tão simples quanto perguntar a cada cliente como e onde eles ouviram falar do seu negócio. Foco, foco extremo.

4. Seja fácil de ser encontrado. Em cada folheto ou folder, e-mail e toda a literatura da empresa deve ter informações de contato completo, incluindo site e e-mail, telefone e números de fax e endereço da empresa. Parece simples, mas é esquecido por grande parte das empresas. Ah, detalhe: se em seus anúncios você colocar um telefone para contato, esteja certo de que haverá alguém apto no atendimento. Se colocar e-mail, responda o mais rápido possível – e isso significa que demorar 2 dias para responder acaba com a sua reputação. Se demorar mais que isso, nem responda mais porque não vai adiantar: o sujeito já deve ter encontrado outro fornecedor. Em tempos tecnológicos, em plena era da Informação, velocidade já nem é um diferencial, é básico.

5. Foque seus anúncios em seu Alvo. Para isso, obviamente, você precisa conhecer seu público. Publicidade de negócios bem sucedidos falam para um mercado-alvo único. Concentre a mensagem para cada público específico. Aqui vale a máxima: não use bala de canhão para matar mosquitos ou , de outro modo, não use metralhadora, atirando para tudo que é lado para não desperdiçar munição. Prefira ser como aqueles atiradores nos filmes. Tiro certeiro economiza muita bala!

6. Criar Curiosidade. A publicidade de negócios bem sucedidos não vende um produto ou serviço. Se bem me lembro, foi um presidente da Avon que certa vez disse: “não vendemos produtos, vendemos sonhos”! Procure criar anúncios que gerem interesse em fazer o cliente querer mais informações. Se não “vende sonhos”, talvez seja possível você vender “soluções” para os problemas de seus clientes potenciais – isso significa que muito provavelmente seu cliente não está muito interessado nos obscuros aspectos técnicos de seu produto: ele quer é saber como você pode ajudá-lo com o problema dele.

E, lembrando: a Publicidade não é uma solução rápida e mágica de marketing. Ter baixo retorno com a publicidade e divulgação de sua empresa não é apenas culpa da mídia ou das escolhas nessa área. Muitas vezes, o problema é a mensagem, em outras, é o preço e em alguns casos, o posicionamento (ou a falta dele) de sua empresa no mercado.

É preciso planejamento, testes e constante exposição para ter um impacto sobre o seu pequeno negócio.

Feita corretamente, publicidade e marketing em pequenas empresas podem ser uma estratégia vencedora.


De Darrell Zahorsky, About.com 

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