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GEOMETRIA SAGRADA NA PUBLICIDADE

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Lembram de um OphicinaNews em que tratei sobre o significado das cores na psique humana e como as empresas e  a Publicidade as utilizam com maestria para transmitir determinadas ideias, impressões ao subconsciente dos consumidores? (aqui: http://ophicinadecomunicacao.blogspot.com.br/2013/06/marketing-e-fantastica-ciencia-das-cores.html ) Bem, se você gostou daquele post e da trilogia de Dan Brown (O Código da Vinci, Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido), em que o Dr. Robert Langdon analisa símbolos e significados para desvendar mistérios , possivelmente irá gostar deste artigo. Assim como as cores podem ser analisadas sob o ponto de vista da psicologia – e assim serem melhor empregadas nas peças publicitárias – as formas também tem lá os seus segredos e simbologias. E não se engane: elas são minuciosamente estudadas. Grandes marcas tem seus logotipos, anúncios e outras peças desenhadas milimetricamente seguindo esse conhecimento . Publicitários não são alquimistas ma...

POR QUE VOCÊ COMPRA O QUE VOCÊ COMPRA?

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Quer aumentar as vendas? Antes de responder que sim, cuidado: você pode conseguir o que deseja. Na busca de maior participação de mercado, é tentador jogar o preço na lona. E é para a lona que também costumam ir os lucros. Cortar preços é uma manobra que costuma arruinar a margem de lucro e pôr em risco o futuro do negócio. Segundo Hermann Simon, fundador da Simon, Kucher & Partners, uma das maiores consultorias do mundo na área de precificação e estratégia , ‘‘... uma empresa começa a cortar preços para se desfazer de um grande estoque ou ganhar mercado ou para aproveitar mais sua capacidade de produção e distribuição. Como a concorrência responde? Com outro corte de preços. Depois que o processo começa, é muito difícil conseguir voltar a praticar os preços anteriores . ...’’. Claro que algumas empresas são criadas e construídas especificamente para atuar nesse segmento - produção, administração, distribuição e cadeia de fornecedores orientadas para o baixo custo...

DESAFIO DO BALDE DE GELO - LIÇÕES DE MARKETING

O " Desafio do Balde de Gelo ”, a campanha viral de conscientização para arrecadar dinheiro para o tratamento da esclerose lateral amiotrófica, um mal degenerativo também conhecido como doença de Lou Gehrig , varreu o mundo no mês passado ou pouco mais, levantando mais de US$ 100 milhões para uma causa que era anteriormente desconhecida, inundando as mídias sociais com vídeos de pessoas de todas as esferas da vida despejando água gelada sobre si. Mais de 3 milhões de pessoas participaram no desafio e o valor arrecadado é 35 vezes mais do que a ALS Association levantou durante o mesmo período do ano passado. Em qualquer setor, é um feito extraordinário. Então por que esta campanha despertou tanto interesse? Quais são as implicações para as campanhas de marcas, produtos ou serviços? E seus efeitos duram? Independentemente de eventuais críticas à campanha (que foi um estrondoso sucesso), aqui estão 9 razões (sob o ponto de vista de marketing) pelas quais eu acredito ...

TIPOS DE PUBLICIDADE E ERROS MORTAIS de planejamento e execução

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Existem basicamente três tipos de propaganda: Propagandas de reputação São comunicações institucionais que reforçam a lembrança da marca e suas qualidades, com o intuito de torná-la top of mind , ou seja, a primeira na memória do público alvo. São comuns no rádio, na TV e nos outdoors. Elas contam histórias e costumam mexer com nossas emoções. Não há como mensurar seu retorno com exatidão. Propaganda de presença São anúncios colocados nos locais de busca de produtos e serviços, como guias, páginas amarelas e links patrocinados na internet. Com eles, deseja-se estar no caminho do cliente, no momento oportuno. A resposta ao anúncio é geralmente uma consulta ou venda. Logo, seu resultado é mensurável. Então pode-se decidir entre manter ou não o anúncio. Propagandas de geração de demanda O tipo preferido do comércio tenta gerar demanda com uma provocação. Pode ser uma oferta imperdível ou a exibição de um hambúrguer suculento na hora do almoço. Esses anúncios tentam si...

5 DICAS PARA FAZER O ANÚNCIO PERFEITO

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Uma das maiores preocupações do mercado publicitário é fazer anúncios bacanas para serem exibidos para milhares de pessoas. Com a internet, essa propagação ficou ainda mais evidente e espalhada, pois aquilo que antes era pensado apenas para veiculação off-line migrou para a web. Mas vem cá, será que esses anúncios têm sido pensados e produzidos de forma correta? Nós temos nossas dúvidas! Após muitas pesquisas, o  Gary Stein Labs conseguiu elaborar um documento elencando cinco pontos importantes para os anúncios online , sendo os banners e suas variações importantes braços deste mercado. São eles: O título do anúncio é o slogan da empresa/produto? Longe de nós dizer que aquele slogan, que foi pensado por uma equipe enorme de publicitários, não funciona. Na verdade, slogans são ótimos, pois conseguem expressar de pronto o que é o produto que se pretende vender e qual é o valor que ele tem no atual cenário. O slogan precisa ser curto, bem escrito, conciso… e, ...

ELE VOLTOU: O GOLPE DO BOLETO DE REGISTRO E HOSPEDAGEM

Algumas pragas são difíceis de exterminar, pior ainda quando as autoridades não fazem nada a respeito... Um golpe antigo, registrado pela primeira vez em 2.006, hibernou por um tempo até que reapareceu em 2.009, voltou a dormir um pouco, ficou “pingando” aqui e ali e, aparentemente, retornou com força agora em 2.014 Sempre buscando confundir os consumidores criando nomes muito próximos do nome do órgão que oficialmente zela pelos domínio no Brasil – o Registro.br - inicialmente a empresa remetente dos boletos maliciosos era a Registrar.br.com (que provavelmente não existia), e agora ela é a Br.Registro (que também não deve existir de fato). Na verdade, o tal boleto é uma “mala-direta”, ou seja, uma oferta de serviços e, com isso, talvez não seja (ao menos tecnicamente) ilegal, mas é uma oferta moral e eticamente bastante duvidosa, pois descaradamente visa enganar o destinatário. O boleto/mala-direta sugere que, ao ser quitado, o destinatário poderá hospedar seu site...

5 DICAS PARA AUMENTAR VENDAS UTILIZANDO E-MAIL MARKETING

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O e-mail marketing é uma excelente maneira de aumentar as vendas em seu e-commerce, seja por seu baixo custo ou pela possibilidade de construir um relacionamento com o cliente. Afinal, engajar o público através de ações direcionadas é o maior desejo das empresas contemporâneas. Fazer isso com rentabilidade é quase um sonho. Para ajudá-lo a desenvolver sua estratégia de e-mail marketing, selecionamos 5 dicas, focadas em aumentar as vendas da sua loja online ou website. São coisas simples, mas que fazem toda diferença. Observe que é muito comum lojas online apresentarem taxa de conversão de 1% dos visitantes. Ou seja: 99% dos internautas saem do site sem comprar nada nem entrar em contato. Que tal mudar isso na sua empresa? 1. Um brinde pelo endereço do cliente É preciso estimular o seu público para que ele cadastre seu endereço de e-mail. Quanto mais gente fizer isso, maior a sua base e maior a sua possibilidade de venda. Uma boa maneira de fazer isso é oferecer descont...

POR TRÁS DOS NOMES DAS GRANDES MARCAS

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Em Marketing damos o nome de “ naming ” ao trabalho/processo de encontrar, escolher um nome para uma marca ou produto. Aqui no Brasil não estamos muito acostumados a pagar para que uma agência faça isso, mas em economias mais desenvolvidas (e competitivas) esse é um negócio levado muito a sério. A globalização, saturação e hipercompetitividade levam grandes empresas a essa situação,  ou necessidade. A publicidade - um comercial, um anúncio ou folheto... - tem por função persuadir o consumidor a adquirir seu produto. No composto de Comunicação, o nome da marca ou produto exerce a função persuasiva mais minimalista : com apenas uma palavra (ou duas, ou apenas letras e/ou números) ele precisa ter o mesmo poder de persuasão de textos inteiros! E não apenas isso: precisa também “passar a imagem” que se quer para a marca ou produto. Quer exemplos de como isso é sério? O nome do celular Blackberry custou 150 mil dólares . O que significa este investimento em um elemento simb...