POR TRÁS DOS NOMES DAS GRANDES MARCAS
A publicidade - um comercial, um anúncio ou folheto... - tem por função
persuadir o consumidor a adquirir seu produto. No composto de Comunicação, o
nome da marca ou produto exerce a função persuasiva mais minimalista:
com apenas uma palavra (ou duas, ou apenas letras e/ou números) ele precisa ter
o mesmo poder de persuasão de textos inteiros! E não apenas isso: precisa
também “passar a imagem” que se quer para a marca ou produto.
Quer exemplos de como isso é sério? O nome do celular Blackberry
custou 150 mil dólares. O que significa este investimento em um elemento
simbólico? Um grande investimento em um mini-discurso?
Por que a marca Massimo Dutti parece ser um nome patronímico, do
dono da marca, como se ele existisse? Na verdade, feito para dar esta
impressão, evocando uma identidade italiana, culturalmente ligada à elegância,
visando alcançar esse posicionamento, mas sem ter nenhum referente, nenhum
costureiro famoso por trás dela, só o simulacro disso.
A marca Haagen Dazs é o exemplo clássico desta estratégia:
aparenta ser um nome toponímico, justamente para trazer um posicionamento
nórdico a uma marca americana (fala a verdade: você achava que
era uma marca de empresa escandinava, islandesa, norueguesa, não?!...).
Mas nem sempre foi assim. Grandes marcas mundiais, muitas vezes,
surgiram simplesmente de insights de seus criadores, sem o envolvimento
de milhares de dólares nem brainstorms. E tem tantas marcas famosas que
vemos no dia a dia mas nunca paramos para saber de onde vem seus nomes e quais
seus significados. Aqui vai uma lista com várias delas:
AB InBev – Abreviação nada criativa para
Anheuser-Bush Interbrew American Beverage.
Adobe – Nome do rio que passava perto da casa do
co-fundador John Warnock.
Adidas – Abreviação do nome do fundador Adolv
Dassler.
Amazon – Jeff Bezos queria que o nome da empresa
começasse com “A” para aparecer entre os primeiros nas listas alfabéticas. Ao
encontrar “Amazon” no dicionário, achou interessante a ideia de associar a
grandiosidade do rio com a empresa.
Apple - Reza a lenda que a maçã era um dos
alimentos prediletos de Steve Jobs. Ele acreditava que comendo a fruta o corpo
exalaria menos cheiro e com isso poderia tomar menos banho. Jobs tomava apenas
um banho por semana.
Outra justificativa
é que Jobs queria uma marca limpa e descomplicada, como acreditava serem os
seus produtos, diferente dos concorrentes da época (IBM por exemplo).
Canon – O nome é uma simplificação do nome da
primeira câmera da empresa: Kwanon, que por sua vez era uma homenagem ao
budista Kannon.
Carrefour - Significa “cruzamento” em francês. Tem
esse nome porque a primeira loja ficava em um cruzamento.
Cielo – Do espanhol ou italiano, significa “céu”.
Sua escolha foi feita por causa da abrangência de suas ações e na amplitude de
sua rede.
Coca Cola – Sim, coca vem de cocaína. A Coca Cola foi
inventada como analgésico. No começo, quando era chamada de French Wine Coca,
era feito basicamente de álcool e um extrato de cocaína – na época não era
ilegal e era usado para estimular o sistema nervoso central.
Em 1885 o álcool
foi substituído pela noz-de-cola e açúcar. Em 1886 recebeu o nome Coca Cola. Só
36 anos depois de sua criação, em 1905, que a cocaína foi retirada por
questionamento das autoridades e substituída por cafeína e mais açúcar.
Cosan – Fusão das empresas Costa Pinto e Santa
Bárbara.
eBay - Sigla do nome da empresa: Echo Bay
Technology Group.
Google - O nome é um erro de soletração da palavra
Googol, que significa 10^100, ou
10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000.
O nome se refere à
missão da empresa de organizar muita informação.
Hotmail - Foi escolhido por ter as letras HTML.
Esso - Refere-se à sonoridade da sigla SO
(Standard Oil) em inglês, antiga companhia de petróleo.
LG - É uma fusão de duas marcas populares da
Coréia do Sul: Lucky e Goldstar
Intel - Uma abreviação de “Integrated
Electronics”.
Itaú – Referência à cidade onde a primeira
agência nasceu: Itaú de Minas. Itaú significa “pedra preta” em tupi-guarani.
LEGO – Abreviação de “Leg Godt”, que em
dinamarquês significa “brincar bem”
Microsoft - Abreviação de “Microcomputer Software”.
MRV Engenharia – Iniciais dos primos Mário Menin e Rubens
Menin Teixeira de Souza com Vega Engenharia Ltda, onde Rubens começou como
estagiário.
Nestlé - Sobrenome do fundador Henri Nestlé, que
significa “ninho”, presente em seu logotipo.
Nike – Nome da deusa grega da vitória.
Nikon – É a junção das marcas Nippon Kōgaku (que
significa Opticas Japão) e Ikon (marca da empresa Zeiss).
Nokia – Nome da cidade finlandesa em que a
empresa nasceu.
O Boticário – Também conhecido como O Farmacêutico.
Samsung - Significa “três estrelas” em coreano.
Skype - O projeto começou com o nome Sky
Peer-to-Peer, que logo foi abreviado para Skypee e depois Skype.
Sony – Derivado do latim “sonus”, que
significa “som”.
Starbucks – homenagem à Starbuck, personagem de
Moby-Dick.
Sun Microsystems - Iniciais de Stanford University Network.
TAM – Sigla de Táxi Aéreo Marília.
Virgin - O fundador Richard Branson diz que era
virgem quando criou a empresa.
Yahoo! - Usado
originalmente no livro “As Viagens de Gulliver”, representa uma pessoa com má
aparência mas um bom coração. YAHOO é a sigla de “Yet Another Hierarchical
Officious Oracle”, ou “Mais Um Outro Oráculo Hierárquico Oficioso”. Os
fundadores Jerry Yang e David Filo se consideravam “yahoos”.
Sobre o autor
Desconheço, pois recebi por e-mail. Se souber do autor, me avise!

Comentários
Postar um comentário