POR TRÁS DOS NOMES DAS GRANDES MARCAS

Em Marketing damos o nome de “naming” ao trabalho/processo de encontrar, escolher um nome para uma marca ou produto. Aqui no Brasil não estamos muito acostumados a pagar para que uma agência faça isso, mas em economias mais desenvolvidas (e competitivas) esse é um negócio levado muito a sério. A globalização, saturação e hipercompetitividade levam grandes empresas a essa situação,  ou necessidade.


A publicidade - um comercial, um anúncio ou folheto... - tem por função persuadir o consumidor a adquirir seu produto. No composto de Comunicação, o nome da marca ou produto exerce a função persuasiva mais minimalista: com apenas uma palavra (ou duas, ou apenas letras e/ou números) ele precisa ter o mesmo poder de persuasão de textos inteiros! E não apenas isso: precisa também “passar a imagem” que se quer para a marca ou produto.

Quer exemplos de como isso é sério? O nome do celular Blackberry custou 150 mil dólares. O que significa este investimento em um elemento simbólico? Um grande investimento em um mini-discurso?

Por que a marca Massimo Dutti parece ser um nome patronímico, do dono da marca, como se ele existisse? Na verdade, feito para dar esta impressão, evocando uma identidade italiana, culturalmente ligada à elegância, visando alcançar esse posicionamento, mas sem ter nenhum referente, nenhum costureiro famoso por trás dela, só o simulacro disso.

A marca Haagen Dazs é o exemplo clássico desta estratégia: aparenta ser um nome toponímico, justamente para trazer um posicionamento nórdico a uma marca americana (fala a verdade: você achava que era uma marca de empresa escandinava, islandesa, norueguesa, não?!...).

Mas nem sempre foi assim. Grandes marcas mundiais, muitas vezes, surgiram simplesmente de insights de seus criadores, sem o envolvimento de milhares de dólares nem brainstorms. E tem tantas marcas famosas que vemos no dia a dia mas nunca paramos para saber de onde vem seus nomes e quais seus significados. Aqui vai uma lista com várias delas:

AB InBev – Abreviação nada criativa para Anheuser-Bush Interbrew American Beverage.

Adobe – Nome do rio que passava perto da casa do co-fundador John Warnock.

Adidas – Abreviação do nome do fundador Adolv Dassler.

Amazon – Jeff Bezos queria que o nome da empresa começasse com “A” para aparecer entre os primeiros nas listas alfabéticas. Ao encontrar “Amazon” no dicionário, achou interessante a ideia de associar a grandiosidade do rio com a empresa.

Apple - Reza a lenda que a maçã era um dos alimentos prediletos de Steve Jobs. Ele acreditava que comendo a fruta o corpo exalaria menos cheiro e com isso poderia tomar menos banho. Jobs tomava apenas um banho por semana.

Outra justificativa é que Jobs queria uma marca limpa e descomplicada, como acreditava serem os seus produtos, diferente dos concorrentes da época (IBM por exemplo).

Canon – O nome é uma simplificação do nome da primeira câmera da empresa: Kwanon, que por sua vez era uma homenagem ao budista Kannon.

Carrefour - Significa “cruzamento” em francês. Tem esse nome porque a primeira loja ficava em um cruzamento.

Cielo – Do espanhol ou italiano, significa “céu”. Sua escolha foi feita por causa da abrangência de suas ações e na amplitude de sua rede.

Coca Cola – Sim, coca vem de cocaína. A Coca Cola foi inventada como analgésico. No começo, quando era chamada de French Wine Coca, era feito basicamente de álcool e um extrato de cocaína – na época não era ilegal e era usado para estimular o sistema nervoso central.

Em 1885 o álcool foi substituído pela noz-de-cola e açúcar. Em 1886 recebeu o nome Coca Cola. Só 36 anos depois de sua criação, em 1905, que a cocaína foi retirada por questionamento das autoridades e substituída por cafeína e mais açúcar.

Cosan – Fusão das empresas Costa Pinto e Santa Bárbara.

eBay - Sigla do nome da empresa: Echo Bay Technology Group.

Google - O nome é um erro de soletração da palavra Googol, que significa 10^100, ou 10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000.
O nome se refere à missão da empresa de organizar muita informação.

Hotmail - Foi escolhido por ter as letras HTML.

Esso - Refere-se à sonoridade da sigla SO (Standard Oil) em inglês, antiga companhia de petróleo.

LG - É uma fusão de duas marcas populares da Coréia do Sul: Lucky e Goldstar

Intel - Uma abreviação de “Integrated Electronics”.

Itaú – Referência à cidade onde a primeira agência nasceu: Itaú de Minas. Itaú significa “pedra preta” em tupi-guarani.

LEGO – Abreviação de “Leg Godt”, que em dinamarquês significa “brincar bem”

Microsoft - Abreviação de “Microcomputer Software”.

MRV Engenharia – Iniciais dos primos Mário Menin e Rubens Menin Teixeira de Souza com Vega Engenharia Ltda, onde Rubens começou como estagiário.

Nestlé - Sobrenome do fundador Henri Nestlé, que significa “ninho”, presente em seu logotipo.

Nike – Nome da deusa grega da vitória.

Nikon – É a junção das marcas Nippon Kōgaku (que significa Opticas Japão) e Ikon (marca da empresa Zeiss).

Nokia – Nome da cidade finlandesa em que a empresa nasceu.

O Boticário – Também conhecido como O Farmacêutico.

Samsung - Significa “três estrelas” em coreano.

Skype - O projeto começou com o nome Sky Peer-to-Peer, que logo foi abreviado para Skypee e depois Skype.

Sony – Derivado do latim “sonus”,  que significa “som”.

Starbucks – homenagem à Starbuck, personagem de Moby-Dick.

Sun Microsystems - Iniciais de Stanford University Network.

TAM – Sigla de Táxi Aéreo Marília.

Virgin - O fundador Richard Branson diz que era virgem quando criou a empresa.

Yahoo! - Usado originalmente no livro “As Viagens de Gulliver”, representa uma pessoa com má aparência mas um bom coração. YAHOO é a sigla de “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”, ou “Mais Um Outro Oráculo Hierárquico Oficioso”. Os fundadores Jerry Yang e David Filo se consideravam “yahoos”.


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Desconheço, pois recebi por e-mail. Se souber do autor, me avise!

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