5 DICAS PARA FAZER O ANÚNCIO PERFEITO
Uma das maiores preocupações
do mercado publicitário é fazer anúncios bacanas para serem exibidos para
milhares de pessoas.
Com a internet, essa
propagação ficou ainda mais evidente e espalhada, pois aquilo que antes era
pensado apenas para veiculação off-line migrou para a web. Mas vem cá,
será que esses anúncios têm sido pensados e produzidos de forma correta?
Nós temos nossas dúvidas!
Após muitas pesquisas, o Gary
Stein Labs conseguiu elaborar um documento elencando cinco pontos
importantes para os anúncios online, sendo os banners e suas variações
importantes braços deste mercado. São eles:
O título do anúncio é o slogan da
empresa/produto?
Longe de nós dizer que aquele slogan,
que foi pensado por uma equipe enorme de publicitários, não funciona. Na
verdade, slogans são ótimos, pois conseguem expressar de pronto o que é o
produto que se pretende vender e qual é o valor que ele tem no atual cenário. O
slogan precisa ser curto, bem escrito, conciso… e, especialmente, deve estar
localizado na parte inferior do anúncio.
Muitas pessoas caem no erro
(sim, sabemos que a tentação é grande!) de colocar o slogan da empresa/produto
logo no título do anúncio. Bang, erro número um. O título deve falar
diretamente aos consumidores, não é sobre você. Se você cair nessa emboscada, o
consumidor foi perdido e o processo já começou com o pé esquerdo.
O seu Call to Action não pode
ser ignorado?
Partindo da ideia que você não
está colocando um anúncio na internet para simplesmente fazer branding
(afinal sua marca provavelmente não é mundialmente conhecida e você não tem
caminhões de dinheiro para esse tipo de ação), você precisa ser claro e
objetivo sobre o que você quer que o consumidor faça – seja esta ação uma
compra, uma visita para seu website ou até mesmo uma resposta em determinada
pesquisa.
Pensando nisso, o seu Call to
Action precisa ser imperativo para não gerar a resposta mental de “não,
obrigado” por parte dos consumidores. Faça de tudo para que ele não possa ser
ignorado e já é meio caminho andado!
A imagem utilizada relaciona-se ao
produto?
Estamos na era da informação e
as imagens entram com peso importante neste contexto. Somos impactados por
centenas delas em poucos minutos, então o poder visual destes elementos
gráficos não pode ser esquecido. Então qual é o “x” da questão? Você precisa
saber se as imagens que você está utilizando em seus anúncios comunicam o seu
objetivo. Se a resposta para esta pergunta for não, arranque todas elas e
jogue-as no lixo.
Você tem apenas uma pequena
chance de se comunicar diretamente com os consumidores acrescentando
informações importantes, e uma imagem neste contexto faz toda a diferença.
Porém, se ela não alcançar este fim, você está simplesmente perdendo tempo.
O seu anúncio é relevante?
Publicidade é a ciência de
criar materiais que mostrem sem muitas etapas como um produto é diferenciado e
útil para a vida das pessoas a ponto de solucionar uma necessidade real delas. Apesar de não parecer nenhum
bicho de sete cabeças, isso não é tão simples de ser realizado na prática. É
preciso falar sobre o produto, mas não só isso. A ideia tem que ser passada de
uma forma única, a qual seus concorrentes ainda não fizeram.
Para fazer anúncios relevantes
e diferenciados, a fórmula é a seguinte: conte uma história convincente que
mostre os atributos do seu produto. Todos os ads de sucesso
seguiram esta fórmula, então não será você que irá ignorá-la, não é mesmo?
O seu anúncio é focado?
O mundo está cheio de
informações e com certeza a sua marca tem vários objetivos. Isso não é necessariamente
um problema, pois as pessoas estão acostumadas com este modo de se relacionar e
interagir. O problema é que isso não funciona para anúncios.
Um dos principais fatores do
sucesso da Apple (só para citar um exemplo) é permitir que os usuários consigam
fazer mais e mais coisas, ganhando milhares de funcionalidades, com
cada vez menos botões. Tenha isso sempre em mente e tente adaptar a teoria
ao seu anúncio - que neste caso se encaixa perfeitamente!
As “regras” acima, apesar de
terem sido escritas como recomendação para anúncios online, de modo menos
específico valem também para folhetos, folders e até web sites. Lembre sempre!
Visto
originalmente em
http://blog.lomadee.com/blogs/5-dicas-para-fazer-o-anuncio-perfeito/#sthash.P0ln1hhU.dpuf


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