TIPOS DE PUBLICIDADE E ERROS MORTAIS de planejamento e execução

Existem basicamente três tipos de propaganda:

Propagandas de reputação
São comunicações institucionais que reforçam a lembrança da marca e suas qualidades, com o intuito de torná-la top of mind, ou seja, a primeira na memória do público alvo. São comuns no rádio, na TV e nos outdoors. Elas contam histórias e costumam mexer com nossas emoções. Não há como mensurar seu retorno com exatidão.

Propaganda de presença
São anúncios colocados nos locais de busca de produtos e serviços, como guias, páginas amarelas e links patrocinados na internet. Com eles, deseja-se estar no caminho do cliente, no momento oportuno. A resposta ao anúncio é geralmente uma consulta ou venda. Logo, seu resultado é mensurável. Então pode-se decidir entre manter ou não o anúncio.

Propagandas de geração de demanda
O tipo preferido do comércio tenta gerar demanda com uma provocação. Pode ser uma oferta imperdível ou a exibição de um hambúrguer suculento na hora do almoço. Esses anúncios tentam simplificar ou reduzir o processo de escolha do cliente, estimulando o desejo e gerando a sensação de oportunidade momentânea. Com retorno relativamente mensurável, costumam ser veiculadas na TV, nos outdoors, fachadas e na sinalização interna.

Entendendo a diferença existente entre os tipos de propaganda, podemos identificar alguns erros muito comuns, especialmente nas micro e pequenas empresas:

O primeiro grande erro da propaganda é desejar que um anúncio atenda às três funções
Se você envia uma mala direta com seu logotipo e uma frase de impacto, não espere que os receptores respondam com um pedido. Essa seria uma comunicação institucional que apenas ajuda na construção da reputação. O meio e a mensagem devem ser adaptados, afinal propagandas de reputação precisam ser memoráveis!

O segundo grande erro da propaganda é investir pouco na veiculação de um anúncio
Investir pouco pode ser a mesma coisa que não investir nada. Cuidado ao optar por formatos menores em locais escondidos, isso pode apenas queimar sua verba e não gerar nenhum resultado. Defina a função do anúncio e estime uma verba apropriada.

Terceiro grande erro da propaganda é ser inconstante
Sua marca precisa ser vista várias vezes pela mesma pessoa para ser memorizada e lembrada. É uma péssima ideia mudar o local do outdoor de tempos em tempos. Assim como mudar constantemente o mote da campanha. Inove e renove a arte apenas quando seu anúncio estiver virando paisagem, mas mantenha-se firme, comunicando-se com as mesmas pessoas.
autor: Daniel Rodrigo Bastreghi
fonte: [Webinsider]

E TEM MAIS...

- Público-Alvo
Quem quer agradar todo mundo, acaba não agradando a ninguém! Se você não definir corretamente o seu público-alvo, sua campanha terá grandes chances de ir por água abaixo. Dizer que seu produto/serviço é direcionado para todos os consumidores é um verdadeiro erro, pois mesmo que ele atenda toda a massa, sempre tem um perfil de consumidor no qual ele mais se encaixa.

- Diferencial
A concorrência muitas vezes é mais forte do que você imagina. Não se preocupar em mostrar  e focar num diferencial da marca é outro erro sério, afinal o objetivo da campanha é conquistar e motivar o consumidor a compra.

- Mensagem
Um erro na definição da mensagem pode colocar tudo a perder! A mensagem deve ser sempre inspiradora, clara, objetiva e, fundamentalmente, “falar a mesma língua” de seu público consumidor. Um slogan bem pensado pode valer mais que mil imagens (que, por sua vez, valem mais que mil palavras)...

- Excesso de criatividade
Muitas são as vezes que damos asas à nossa imaginação na hora da criação, a campanha se torna mais uma daquelas bombásticas, cheia de criatividade e valeria até grandes prêmios... Porém, não atinge o público-alvo. Tome nota: ter os pés no chão é fundamental para ter uma campanha de sucesso.

- Regionalidade
Cultura é algo bastante delicado, e ela pode mudar de país e até mesmo de região. Entendemos perfeitamente que uma campanha vinculada no Brasil pode ser interpretada de uma maneira totalmente diferente na África, mas muitas vezes esquecemos que a linguagem usada no Norte do Brasil, por exemplo, não é a mesma usada no Sul. Gírias e expressões regionais em campanhas publicitárias veiculadas em todo o país devem ser evitadas.

- Meios de comunicação (Mídia)
Um estudo cuidadoso de mídia é fundamental para definir qual será o melhor meio para lançar a campanha (televisão, rádio, impresso, internet etc.) para não se correr o risco de pagar uma fortuna, por exemplo, para fazer um anúncio de televisão enquanto o público-alvo se encontra em peso na internet.

- Propaganda enganosa
Se existe algo que irrita qualquer ser humano é ser enganado. Portanto, cuidado com a propaganda enganosa! Mesmo uma boa campanha não funciona para um produto de má qualidade (ou que não cumpre o que promete), pelo contrário, pode até ser um tiro no pé.

Do site da Artmix

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