TIPOS DE PUBLICIDADE E ERROS MORTAIS de planejamento e execução
Existem basicamente três tipos de propaganda:
Propagandas de reputação
São comunicações institucionais que reforçam a lembrança da marca e suas
qualidades, com o intuito de torná-la top of mind, ou seja, a primeira
na memória do público alvo. São comuns no rádio, na TV e nos outdoors. Elas
contam histórias e costumam mexer com nossas emoções. Não há como mensurar seu
retorno com exatidão.
Propaganda de presença
São anúncios colocados nos locais de busca de produtos e serviços, como
guias, páginas amarelas e links patrocinados na internet. Com eles, deseja-se
estar no caminho do cliente, no momento oportuno. A resposta ao anúncio é
geralmente uma consulta ou venda. Logo, seu resultado é mensurável. Então
pode-se decidir entre manter ou não o anúncio.
Propagandas de geração de demanda
O tipo preferido do comércio tenta gerar demanda com uma provocação.
Pode ser uma oferta imperdível ou a exibição de um hambúrguer suculento na hora
do almoço. Esses anúncios tentam simplificar ou reduzir o processo de escolha
do cliente, estimulando o desejo e gerando a sensação de oportunidade momentânea.
Com retorno relativamente mensurável, costumam ser veiculadas na TV, nos
outdoors, fachadas e na sinalização interna.
Entendendo a diferença existente entre os tipos de propaganda, podemos
identificar alguns erros muito comuns, especialmente nas micro e pequenas
empresas:
O primeiro grande erro da propaganda é desejar que um anúncio
atenda às três funções
Se você envia uma mala direta com seu logotipo e uma frase de impacto,
não espere que os receptores respondam com um pedido. Essa seria uma
comunicação institucional que apenas ajuda na construção da reputação. O meio e
a mensagem devem ser adaptados, afinal propagandas de reputação precisam ser
memoráveis!
O segundo grande erro da propaganda é investir pouco na
veiculação de um anúncio
Investir pouco pode ser a mesma coisa que não investir nada. Cuidado ao
optar por formatos menores em locais escondidos, isso pode apenas queimar sua
verba e não gerar nenhum resultado. Defina a função do anúncio e estime uma
verba apropriada.
Terceiro grande erro da propaganda é ser inconstante
Sua marca precisa ser vista várias vezes pela mesma pessoa para ser
memorizada e lembrada. É uma péssima ideia mudar o local
do outdoor de tempos em tempos. Assim como mudar constantemente o mote da
campanha. Inove e renove a arte apenas quando seu anúncio estiver virando
paisagem, mas mantenha-se firme, comunicando-se com as mesmas pessoas.
autor: Daniel Rodrigo Bastreghi
fonte:
[Webinsider]
E TEM MAIS...
- Público-Alvo
Quem quer agradar todo mundo, acaba não agradando a
ninguém! Se você não definir corretamente o seu público-alvo, sua campanha terá
grandes chances de ir por água abaixo. Dizer que seu produto/serviço é
direcionado para todos os consumidores é um verdadeiro erro, pois mesmo que ele
atenda toda a massa, sempre tem um perfil de consumidor no qual ele mais se
encaixa.
- Diferencial
A concorrência muitas vezes é mais forte do que
você imagina. Não se preocupar em mostrar e focar num diferencial da
marca é outro erro sério, afinal o objetivo da campanha é conquistar e
motivar o consumidor a compra.
- Mensagem
Um erro na definição da mensagem pode colocar tudo
a perder! A mensagem deve ser sempre inspiradora, clara, objetiva e,
fundamentalmente, “falar a mesma língua” de seu público consumidor. Um
slogan bem pensado pode valer mais que mil imagens (que, por sua vez, valem
mais que mil palavras)...
- Excesso de criatividade
Muitas são as vezes que damos asas à nossa
imaginação na hora da criação, a campanha se torna mais uma daquelas
bombásticas, cheia de criatividade e valeria até grandes prêmios... Porém, não
atinge o público-alvo. Tome nota: ter os pés no chão é fundamental para ter uma
campanha de sucesso.
- Regionalidade
Cultura é algo bastante delicado, e ela pode mudar
de país e até mesmo de região. Entendemos perfeitamente que uma campanha
vinculada no Brasil pode ser interpretada de uma maneira totalmente diferente
na África, mas muitas vezes esquecemos que a linguagem usada no Norte do
Brasil, por exemplo, não é a mesma usada no Sul. Gírias e expressões regionais
em campanhas publicitárias veiculadas em todo o país devem ser evitadas.
- Meios de comunicação (Mídia)
Um estudo cuidadoso de mídia é fundamental para
definir qual será o melhor meio para lançar a campanha (televisão, rádio,
impresso, internet etc.) para não se correr o risco de pagar uma fortuna, por
exemplo, para fazer um anúncio de televisão enquanto o público-alvo se encontra
em peso na internet.
- Propaganda enganosa
Se existe algo que irrita qualquer ser humano é ser
enganado. Portanto, cuidado com a propaganda enganosa! Mesmo uma boa campanha
não funciona para um produto de má qualidade (ou que não cumpre o que promete),
pelo contrário, pode até ser um tiro no pé.
Do site da Artmix

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