5 DICAS PARA AUMENTAR VENDAS UTILIZANDO E-MAIL MARKETING
O e-mail marketing é uma excelente maneira
de aumentar as vendas em seu e-commerce,
seja por seu baixo custo ou pela
possibilidade de construir um relacionamento com o cliente. Afinal, engajar o
público através de ações direcionadas é o maior desejo das empresas
contemporâneas. Fazer isso com rentabilidade é quase um sonho.
Para ajudá-lo a desenvolver sua estratégia de e-mail marketing,
selecionamos 5 dicas, focadas em aumentar as vendas da sua loja online ou
website. São coisas simples, mas que fazem toda diferença. Observe que é muito
comum lojas online apresentarem taxa de conversão de 1% dos visitantes. Ou
seja: 99% dos internautas saem do site sem comprar nada nem entrar em contato.
Que tal mudar isso na sua empresa?
1. Um brinde pelo endereço do cliente
É preciso estimular o seu público para que ele cadastre seu endereço de
e-mail. Quanto mais gente fizer isso, maior a sua base e maior a sua
possibilidade de venda. Uma boa maneira de fazer isso é oferecer descontos ou
brindes para clientes cadastrados. Enxergue esse custo como investimento para
formação da sua base de dados, afinal, de nada vai adiantar a estratégia de
e-mail marketing sem os destinatários para essa mensagem.
2. Conteúdo é a chave
A melhor maneira de fazer o seu cliente retornar é manter contato
regularmente e se fazer lembrado. Para isso, utilize marketing de conteúdo,
oferecendo gratuitamente whitepapers, newsletters, notícias
relevantes sobre as áreas atuação da sua empresa e dicas sobre como usar melhor
os seus produtos.
Além de fazê-lo lembrar de que a sua loja existe, você estará
construindo uma reputação junto ao seu público, que passará a vê-lo com
credibilidade e sendo uma referência no setor. Ponto pra você.
3. Newsletters especiais em datas comemorativas
Aniversário, Natal, Páscoa. Existem muitas datas comemorativas ao longo
do ano e você pode – e deve - explorá-las. Um cupom de desconto pelo
aniversário, uma oferta especial no Natal e assim sucessivamente, sem nunca esquecer
dia das mães, pais, mulher, namorados, entre outros.
4. Retorno ao site para ofertas exclusivas
Na era da informação, cada cliente deseja ser tratado com exclusividade.
Nada melhor do que ofertas exclusivas para isso, enviadas unicamente para clientes
que demonstraram algum interesse naquilo que sua empresa oferece. Por exemplo:
verifique nas estatísticas de abertura das mensagens os clientes que
efetivamente clicaram para chegar ao seu site.
Esses clientes demonstraram vontade de comprar algo e você pode oferecer
uma oferta para que ele compre o que deseja.
5. Novos produtos para os clientes fiéis
Algumas empresas pensam bastante em captar novos clientes (leia-se
endereços de e-mail), mas não têm o mesmo cuidado para manter os clientes
atuais. Assim, é importante montar sua divulgação dando destaque aos novos
produtos, que não estavam no último contato com o cliente. Isso garante um
conteúdo mais atrativo para os clientes fiéis, que sempre visualizam suas
mensagens.
Gostou das dicas? Então comece já a traçar sua estratégia de e-mail
marketing e fique atento à última dica: sempre disponibilize o campo
“Descadastrar dessa lista”. O cliente tem o direito de não querer mais receber
suas mensagens e insistir em fazer esse envio vai lhe distanciar de alguém que,
no futuro, pode voltar a se interessar pela sua empresa. Boa sorte!
Sobre o autor
Vagner Pereira é Coordenador de Marketing da Akna,
empresa especializada no envio e gestão de
e-mail marketing.

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