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MISSÃO, VISÃO E VALORES ainda fazem sentido?

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Ainda vale a pena inserir Missão, Visão e Valores num website empresarial? Eram o Santo Graal de qualquer website institucional. Não ficaria completo, bem longe disso, se não tivesse um conjunto de frases ou até uma página inteira apenas para as tais Missão, Visão e os Valores da empresa. Poderiam ser sucintas ou mais detalhadas, mas faziam parte dos requisitos obrigatórios. Era uma forma das empresas dizerem, com grande formalismo e uma certa dose de megalomania (todas queriam ser a maior isso ou aquilo), para que serviam e ao que vinham. Se correspondia com a realidade do dia-a-dia, essa era uma conta de outro rosário... O que interessava era mostrar o lado profissional, de quem sabe o que está a fazer na atividade empresarial, de quem tem horizontes definidos, de quem cumpre com rigor e empenho as suas obrigações para com fornecedores e clientes. Era fundamental inserir isto no website para que não restassem dúvidas, mesmo que fossem o óbvio ululante (um clichê t...

GUIA RÁPIDO para sua próxima campanha de divulgação

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Em mais de dez anos com a Ophicina passei por diversos casos de clientes que solicitam um site ou loja virtual, mas “esquecem” de separar uma parte de seu orçamento para a divulgação. O que sempre digo a estes é que colocar um site ou loja virtual na web e não anunciar é como pingar uma gota de água no oceano: não faz a menor diferença, ninguém percebe! Então, sabendo que um orçamento para a publicidade é absolutamente necessário , vamos às questões que você precisa resolver quando estiver se preparando para a batalha pela atenção na web (ou mesmo fora dela):   1 – qual o “problema” que meu produto ou serviço resolve para meus possíveis clientes? Diz a lenda que um executivo de uma multinacional de cosméticos (da Revlon, se não me engano) certa vez disse: “ Na fábrica, produzimos cosméticos; nas lojas vendemos sonhos e ilusão de beleza ”. Ou seja, ninguém quer saber como o cosmético é feito, quais técnicas de preparo. Seu público quer o efeito, o resultado, o que vai ...

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DESIGN

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Muitas vezes você ou alguém que você conhece pode ter pensado: por que devo contratar alguém para fazer algo – um folheto, um post em redes sociais, criar um logotipo, um “simples” cartão de visitas... – sendo que eu posso copiar e colar alguns troços e pronto, sai de graça pra mim? Ou, que pesadelo, chamou o “sobrinho de 14 anos que mexe com computador” e pediu para criar a identidade visual de sua empresa. E, depois da coisa feita, percebe que há algo diferente entre o seu e aquele outro, profissional, que você tentou copiar... No trabalho de criação de seja lá o que for, criatividade apenas não basta! Há um conjunto de conhecimentos e técnicas que, para o bem do resultado final, devem ser utilizados. Leia aqui a primeira parte do conjunto dos princípios básicos em design: 1. Alinhamento Cada elemento que você coloca na página afeta o design geral da página. Se os elementos forem colocados em uma ordem aleatória, o design ficará com aparência confusa ou desleixada....

MARKETING DIGITAL 2019: ALGUMAS TENDÊNCIAS

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Se procurar na internet irá descobrir dezenas de posts sobre as tendências para o ano que começa. Muitas delas são mero exercício de adivinhação, outras são direcionadas e “tendenciosas”, com o perdão do trocadilho, com o objetivo real de lhe vender mais serviços, outras, ainda, simplesmente estão um tanto fora do radar da grande maioria dos clientes da Ophicina, então deixemos pra depois. Porém, algumas delas se mostram bastante verdadeiras e requerem sua atenção. Veja: Adaptação e otimização para as novidades das redes sociais As principais redes sociais anunciaram novidades nos últimos meses que causarão impacto nas estratégias de marketing em 2019. A tendência é que as empresas tenham que reformular as suas ações para se adaptar à nova realidade. No Facebook, uma mudança de algoritmo trouxe mais posts de familiares e amigos para a timeline das pessoas, ignorando os conteúdos de páginas e marcas. Isso diminuiu o alcance orgânico de muitas empres...

BLOQUEIO CRIATIVO EM PLENO NATAL...

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A data chegou, tá na hora de fazer o cartão pra enviar para meus clientes. Depois de tantos Natais e tantos cartões de todos os tipos, difícil criar algo diferente, que seja relevante, que lembrarão ou ao menos perceberão em meio a tantos que vão receber. Nada de neve, renas. Aqui no Brasil não cai neve em dezembro, anda um calor danado e nem tem rena por aqui (ou tem?!?). Café, um gole. Café sempre ajuda. Desejar simplesmente um feliz Natal e próspero ano novo é muito clichê, não posso fazer isso. Sou um publicitário ou não sou?!? Café, mais café... Hmmm, vou agradecer e dizer que a Ophicina não existiria sem eles ... Não, já fiz isso uns anos atrás. Talvez então uma frase sobre desejar que meu trabalho tenha colaborado para o sucesso deles ... Droga, já mandei um assim também não faz nem cinco anos. Ca...
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5 DICAS DE MARKETING DIGITAL que todo empresário precisa saber!   O marketing digital engloba as ações realizadas na internet para divulgação de empresas e produtos, com o objetivo de aumentar mercado e gerar vendas. Os elementos mais conhecidos são desenvolvimento de website, otimização de sites para buscadores (SEO, Google, Bing, Yahoo, etc.), campanhas de links patrocinados no Google (Adwords), campanhas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin), e-mail marketing, patrocínios em blogs e mídias digitais e comércio eletrônico através de lojas virtuais. Independentemente das ações, é fundamental gerar conteúdo de qualidade, compartilhando o conhecimento de negócio, mostrando o que sua empresa é capaz de fazer pelos clientes. Para colocar em prática estas ações é necessária uma equipe composta por profissionais com conhecimentos distintos, e um trabalho sincronizado e constante, que pode ser um departamento interno de marketing digital ou uma agência di...

ELEIÇÕES 2018 - LIÇÕES DE MARKETING

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As eleições de 2018 finalmente chegaram ao fim, depois de uma campanha extensa e de o país protagonizar uma divisão de ideais como nunca. Mas, para quem deseja usar o potencial da internet, essas eleições trouxeram outras lições importantes e que não podem ser ignoradas. Basta observarmos que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, foi na contra mão do senso comum eleitoral e conseguiu vencer a eleição no segundo turno com 55,10% dos votos válidos. Mas o que trouxe essa vitória a Bolsonaro? Qual foi o papel do marketing digital nas eleições 2018? Estas e outras reflexões é que vamos fazer juntos neste post. Mas, antes disto, um aviso importante: Esse é um post de marketing digital e não de política. Portanto, as análises e reflexões serão feitas como aprendizado da estratégia digital usada por Bolsonaro. Por favor, vamos nos manter dentro da proposta do artigo e evitar comentários políticos.   As 5 lições de marketing digital das eleições 2018 Qual foi o impacto da ...