GUIA RÁPIDO para sua próxima campanha de divulgação
Em mais de dez anos com a Ophicina passei por diversos casos de
clientes que solicitam um site ou loja virtual, mas “esquecem” de separar uma
parte de seu orçamento para a divulgação.
O que sempre digo a estes é que
colocar um site ou loja virtual na web e não anunciar é como pingar uma gota de
água no oceano: não faz a menor diferença, ninguém percebe!
Então, sabendo que um
orçamento para a publicidade é absolutamente necessário, vamos
às questões que você precisa resolver quando estiver se preparando para a
batalha pela atenção na web (ou mesmo fora dela):
1 – qual o “problema” que meu
produto ou serviço resolve para meus possíveis clientes? Diz a lenda que um executivo de
uma multinacional de cosméticos (da Revlon, se não me engano) certa vez disse:
“Na fábrica, produzimos cosméticos; nas lojas vendemos sonhos e
ilusão de beleza”. Ou seja, ninguém quer saber como o cosmético é feito,
quais técnicas de preparo. Seu público quer o
efeito, o resultado, o que vai “ganhar” comprando de você.
Procure aplicar esse mesmo tipo de abstração ao seu produto ou serviço;
2 – quem é meu público-alvo e
onde ele está? A resposta a essa pergunta é fundamental para poder dirigir
os esforços ($$) de divulgação. Para quem não tem orçamento
infinito como Casas Bahia, não dá para atirar pra todo lado para ver onde pega.
É preciso identificar claramente para quem se quer anunciar e “onde”
essas pessoas estão: se você comercializa máquinas pesadas, por
exemplo, acredita mesmo que pessoas que comprariam seu produto estão passeando
pelo Facebook ou curtindo imagens no Instagram?... Talvez um ou outro sim, mas
provavelmente não. Um “tiro direto” com e-mail marketing, em muitos casos, é
bem mais efetivo;
3 – que tipo de mensagem devo
passar nas peças de comunicação? Veja que interessante: as respostas aos dois
exercícios acima praticamente nos dará o caminho para chegar ao conceito ideal
para seu público, para criar aquela “chamada” que realmente fisgará seus
consumidores. Novamente: a não ser que seu público seja a tribo geek
ou técnicos de qualquer área, questões técnicas
sobre seu produto ou serviço são secundárias, não são elas que
irão captar a atenção;
4 – respeite os mais velhos. Ôpa, o que isso tem a ver?! Falo
da mais velha regra da Publicidade: alcance versus frequência. São
esses os dois alicerces das decisões estratégicas de marketing: o alcance
(quantas pessoas, em uma única vez) e frequência
(quantas vezes, para uma única pessoa). Estudos indicam que
para que seu produto, serviço ou marca seja reconhecido é
preciso que ele seja visto no mínimo três vezes por uma pessoa.
Dependendo do veículo, para que um anúncio seja visto por
alguém é preciso mostrá-lo nove,
doze, quinze vezes. Isso porque seu anúncio, por si
só, simplesmente não vende (chocante né?!): é preciso que ele
apareça para determinado consumidor no momento certo em que ele esteja
precisando de algo que você oferece, e conseguir isso numa única tacada é mais
difícil que ganhar na MegaSena.
Esse é o Guia Rápido. Obviamente há muito mais que considerar e
planejar, mas esse é o ponto de partida com o qual você começa a se preparar
para a batalha pela atenção e orçamento do consumidor,
que é cada vez mais ferrenha. E não se engane: seu concorrente sabe muito bem disso e já deve ter tomado essas providências...
Abraço,
Luís Henrique


amei esse blog, vou aplicar esse modelo de texto na agencia de marketing digital sp
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