PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DESIGN
Muitas vezes você ou alguém que você conhece pode ter pensado: por que devo contratar alguém para fazer algo – um folheto, um post em redes sociais, criar um logotipo, um “simples” cartão de visitas... – sendo que eu posso copiar e colar alguns troços e pronto, sai de graça pra mim?
Ou, que pesadelo, chamou o “sobrinho de 14 anos que mexe com computador” e pediu para criar a identidade visual de sua empresa.
E, depois da coisa feita, percebe que há algo diferente entre o seu e aquele outro, profissional, que você tentou copiar...
No trabalho de criação de seja lá o que for, criatividade apenas não basta! Há um conjunto de conhecimentos e técnicas que, para o bem do resultado final, devem ser utilizados.
Leia aqui a primeira parte do conjunto dos princípios básicos em design:
1. Alinhamento
Cada elemento que você coloca na página afeta o design geral da página. Se os elementos forem colocados em uma ordem aleatória, o design ficará com aparência confusa ou desleixada. Ao criar vários elementos em sincronia entre si ou com o plano de fundo, você poderá limpar seu design e criar uma conexão visual perfeita que trará mais ordem ao layout geral.
2. Balanço
O equilíbrio é criado distribuindo uniformemente os elementos em todo o
seu design. Todos os elementos da sua página têm peso.
Compreendendo isso, você é capaz de fazer escolhas inteligentes sobre onde
colocá-los. O equilíbrio pode ser simétrico ou assimétrico. Desenhos simétricos
tendem a ser mais agradáveis de se olhar, enquanto desenhos assimétricos trazem
mais interesse visual à sua composição.
3. Contraste
O contraste pode ajudar a adicionar ênfase. Quando você tem 2 elementos
de design que estão no lado oposto do espectro de design, eles criam contraste.
Designers criam contraste na tipografia,
escolhendo dois tipos com características completamente diferentes. Também é
possível obter contraste colocando texto de cor escura em um fundo de cor clara
e vice-versa. O contraste pode criar uma diferença entre os mesmos elementos em
seu design.
4. Repetição
Repetição é um elemento de design fundamental que cria ritmo. Ao criar padrões repetitivos, os designers podem trazer consistência e isso, por sua vez, pode ajudar a tornar o design geral mais forte. Ser consistente e repetitivo é especialmente útil na criação de uma marca, pois você desejará que sua identidade visual seja instantaneamente reconhecível.
A repetição de padrões visuais e de cores dão unidade às peças de publicidade do Itaú.
5. Proximidade
Proximidade ajuda na criação de um relacionamento entre vários elementos
em sua página web. Isso também pode fazer com que os elementos em seu design
sejam mais organizados. Agrupando elementos em conjunto e fazendo com que eles
se conectem visualmente por cor e tamanho da fonte, você pode brincar com a
proximidade em seu design.
6. Hierarquia Visual
Hierarquia visual é a ordem na qual os elementos individuais da página são criados. Ao atribuir pesos diferentes a elementos diferentes em seu design, você pode criar uma hierarquia visual que pode ajudar a guiar a pessoa por meio de elementos diferentes em seu design. Uma hierarquia visual pode ser criada de algumas maneiras: colocar o elemento mais importante no topo da página, usar fontes maiores / mais ousadas e usando uma forma para um ponto focal. Descubra qual seria a mensagem ou gráfico mais importante e encontre um lugar na página para isso. Centrando o elemento primário e criando uma conexão visual com os elementos secundários em seu design, ajudará você a criar um layout envolvente.
7. Cor
A cor desempenha um papel importante no design da web e geralmente dita
o clima geral do seu projeto. Ao trabalhar em um projeto, é importante escolher
as cores com cuidado. Cada cor pode representar algo significativo e isso, por
sua vez, pode ajudar o possível cliente a entender melhor seu gráfico. Por
exemplo, a cor verde é frequentemente associada à tranquilidade ou paz,
enquanto os vermelhos podem representar raiva e amarelo, uma sensação de
felicidade. Aprender mais sobre a teoria das cores e seu impacto em seu design
pode trazer mais clareza às suas escolhas de design.
8. Espaço Negativo
Em se tratando de uma página, folheto ou anúncio, espaços em seu design
que muitas vezes são deixados em branco são chamados de espaços negativos.
Quando usado de forma criativa, pode ajudar a moldar e destacar áreas
importantes em seu design. Adicionando espaço em branco ou espaço negativo em
torno de seus elementos pode dar à sua composição mais espaço para respirar.
Essa é uma das “regras” mais ignoradas pelos principiantes e amadores, que se
empenham em preencher toda a página. E espaço negativo também se utiliza na
criação de logotipos e imagens diversas, quando a "não-imagem" é que
forma a imagem...
9. Movimento
Para poder contar uma história através de seus projetos, os designers devem ser capazes de orientar o espectador através de vários elementos em seu design. Movimento cria a história. Se os olhos do espectador ficarem presos em um único elemento em seu design, isso significa que os elementos em seu design não estão funcionando em harmonia. Alinhamento, contraste e equilíbrio funcionam juntos na criação de movimento. Portanto, certifique-se de ajustar os elementos para que tudo possa ajudar a trazer harmonia.
Note, no exemplo abaixo, como parece haver um direcionamento visual imposto pela disposição e volumes dos elementos.
10. Ênfase
Lembra-se das fotos em preto e branco dos executivos nova-iorquinos aparentemente caminhando no mesmo ritmo, indo para os mesmos empregos mundanos? Agora imagine que uma das fotos inclui um hippie todo enfeitado com roupas coloridas andando na contramão da multidão. Isto é ênfase: quando um elemento naturalmente se torna o assunto dominante numa composição. Há muitas formas para isto ser implementado na arte e no design. Frequentemente é possível conseguir, através do princípio de contraste, mas não exclusivamente. Todo design deve incorporar um elemento primário como este, conhecido como “ponto focal” que vai servir para os visitantes como “a porta de entrada” para a sua composição.
11. Tipografia
Esse item precisaria de um livro inteiro mas, muito resumidamente, quando se trata de tipografia podemos dizer que as escolhas de fontes podem ter um grande papel na definição do tom geral da página. Ao experimentar tamanhos de fonte, contraste e estilos, os designers podem invocar fortes respostas emocionais (causar impressões) diferentes em seus públicos.
Adaptado do original em http://www.webdesigndev.com/basic-design-principles-for-graphic-designers/
e com imagens/exemplos do livro "Design para quem não é
designer".














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