ELEIÇÕES 2018 - LIÇÕES DE MARKETING
As eleições de 2018 finalmente chegaram ao fim, depois de uma campanha extensa e de o país protagonizar uma divisão de ideais como nunca.
Mas, para quem deseja usar o
potencial da internet, essas eleições trouxeram outras lições importantes e que
não podem ser ignoradas.
Basta observarmos que o
presidente eleito, Jair Bolsonaro, foi na contra mão do senso comum eleitoral e
conseguiu vencer a eleição no segundo turno com 55,10% dos votos válidos.
Mas o que trouxe essa vitória a
Bolsonaro? Qual foi o papel do marketing digital nas eleições 2018?
Estas e outras reflexões é que
vamos fazer juntos neste post.
Mas, antes disto, um aviso
importante: Esse é um post de marketing digital e não de política. Portanto, as
análises e reflexões serão feitas como aprendizado da estratégia digital usada
por Bolsonaro. Por favor, vamos nos manter dentro da proposta do artigo e
evitar comentários políticos.
As 5 lições de marketing digital
das eleições 2018
Qual foi o impacto da internet e
das redes sociais nas eleições? Realmente você enxergou tudo o que aconteceu
nessas eleições?
Vamos observar a fundo 5 lições
de marketing digital das eleições 2018 e ver o que podemos aprender com elas.
Acompanhe esses 5 pontos que destaquei e descubra como a sua empresa ou negócio
podem usá-los a seu favor. Confira!
1. Seguidores e não apenas
eleitores
Jair Bolsonaro deixou clara a sua
estratégia em uma reportagem especial do Fantástico, transmitida pela Rede
Globo nesse Domingo (28).
A campanha do novo presidente do
Brasil começou quatro anos antes, em 2014. E nesse período ele se
dedicou totalmente ao marketing digital, fazendo suas mídias sociais crescerem
cerca de 3.900% nesse período.
Segundo a mesma matéria,
Bolsonaro saltou de pouco mais de 200 mil fãs no Facebook para mais de 8
milhões de seguidores. Somando todos os perfis nas principais redes sociais do
candidato eleito, chegamos a um montante considerável de mais de 17 milhões de
seguidores.
Bolsonaro se
dedicou a gerar conteúdo, postar tudo o que acontecia com ele,
compartilhar sua mensagem e atrair pessoas que se conectavam com ela. Uma
estratégia que lhe rendeu um crescimento considerável nas mídias e o direito de
residir no Palácio da Alvorada a partir de 1 de janeiro de 2019.
A estratégia de atrair fãs sem
dúvida deu certo, pois os militantes digitais da campanha tiveram um papel
muito importante nessas eleições. Eles foram os responsáveis por replicar o
conteúdo de Bolsonaro e aumentar sua presença nas mídias digitais.
No Google Trends, que mede o
interesse dos internautas em relação a um termo de pesquisa, o crescimento de
Bolsonaro também é visível. Veja como a tendência de pesquisa foi aumentando com o
passar do tempo.
Já pensou usar essa mesma estratégia a favor da sua empresa? Pense no impacto que sua marca poderia causar se usar as mídias digitais de forma adequada e estratégica.
Já pensou usar essa mesma estratégia a favor da sua empresa? Pense no impacto que sua marca poderia causar se usar as mídias digitais de forma adequada e estratégica.
2. Segunda opinião para os
conteúdos
Algo que me chamou a atenção na
entrevista de Bolsonaro, para o repórter Paulo Renato Soares, foi o fato
de uma segunda opinião para os conteúdos postados na mídia. Jair Bolsonaro
confidenciou que tinha um “amigo cabeça” para revisar seus conteúdos e dar uma
segunda opinião.
Indo além das revisões de
redação, o papel do amigo de Bolsonaro era medir o “tom” e o “sentimento”
das mensagens. Fica claro que o novo presidente tinha receio de criar
alguma crise por suas publicações e se precaveu disso buscando por
segundas opiniões.
Essa é uma estratégia muito
simples, mas que sem dúvida contribuiu para os resultados de Bolsonaro nas
eleições 2018.
Se ainda não faz, saiba que deve
começar o quanto antes. Essa segunda opinião pode ser um amigo, funcionário, ou
qualquer outra pessoa próxima. Mas, se puder contar com apoio profissional é
ainda melhor.
E a sua empresa, tem um curador de conteúdo ou uma segunda opinião para resguardar sua estratégia de marketing digital? Você toma esse cuidado na hora de publicar e compartilhar conteúdos em suas mídias?
E a sua empresa, tem um curador de conteúdo ou uma segunda opinião para resguardar sua estratégia de marketing digital? Você toma esse cuidado na hora de publicar e compartilhar conteúdos em suas mídias?
3. Ouvir a sua audiência e
atendê-las
Analistas políticos completaram
as lições de marketing digital das eleições 2018 que podemos tirar. Segundo
eles, Bolsonaro fixou seu discurso em temas que interessavam a população
brasileira, pelo menos a maioria, e isso o fez ter sucesso em sua campanha.
Foi comum ver nos discursos do
candidato, e agora presidente eleito, assuntos como combate a corrupção,
aumentar a segurança no Brasil, liberdade e muitos outros temas. Percebemos que
estes são os principais pontos levantados pelos brasileiros como aspectos a
serem melhorados em nosso dia a dia.
Mas o que isso tem a ver com
marketing digital ou mídias sociais? Se você adicionar os pontos de interesse
de seu público nos discursos da sua empresa vai gerar conexão, atrair
seguidores e posteriormente clientes.
Você com certeza gostaria disso,
não é? Então, dedique-se a conhecer bem a sua persona e buscar atendê-la
não só no discurso, como nas ações diárias em sua empresa (atendimento ao
cliente, qualidade, pós venda, etc.).
4. Mídias tradicionais perdem
espaço
É inquestionável que o papel das
mídias tradicionais, como rádio e TV, perderam espaço para a internet nas
eleições de 2018. Basta considerarmos que o candidato eleito, Jair Bolsonaro, tinha apenas 8 segundos de TV no primeiro turno contra 2
minutos e 23 segundos de Fernando Haddad, do PT.
Além disso, o candidato com o
maior tempo de televisão, Geraldo Alckmin do PSDB, nem sequer chegou ao
segundo turno e teve um dos piores desempenhos dessa campanha. Dados que
comprovam que as mídias sociais estão tomando espaço dos canais tradicionais e
sendo mais consideradas na hora de tomar decisões importantes.
Você ainda duvida que o seu
cliente faz o mesmo para decidir comprar seu produto ou contratar seu
serviço? Ou que ele não pesquisa na internet antes de comprar de você? É lógico
que seus potenciais clientes estão conectados e você precisa se dedicar a
encontrá-los na internet.
5. É possível fazer um bom
marketing com menor investimento
Já é sabido que as campanhas eleitorais no Brasil custam milhares de reais. Entretanto, as eleições de 2018 foram marcadas por escassez de recursos e limitações mais pesadas do TRE (Tribunal Superior Eleitoral).
Já é sabido que as campanhas eleitorais no Brasil custam milhares de reais. Entretanto, as eleições de 2018 foram marcadas por escassez de recursos e limitações mais pesadas do TRE (Tribunal Superior Eleitoral).
Mesmo assim o candidato com menos recursos financeiros foi
o grande vencedor dessa disputa. Jair Bolsonaro declarou
R$1.721.537,42 gastos em sua campanha, contra R$34.400.867,06 de Fernando
Haddad do PT.
O Candidato eleito também
dispunha de menos recursos do Fundo Partidário que seu adversário (R$
20.000 contra R$ 1.000.000).
Um outro dado que chama a atenção
é que Jair Bolsonaro declarou R$ 115 mil gastos com a criação e inclusão de
páginas na internet, revelando um pouco da sua estratégia de marketing digital.
Enquanto isso, Fernando Haddad, não declarou despesa similar. Deixando claro
que o foco de sua campanha foi nas mídias tradicionais.
Esse ponto deixa claro que a
internet possibilita criar uma estratégia de marketing mais barata e eficaz,
sem precisar de financiamentos milionários como outros canais.
E o que a sua empresa pode fazer em relação a isso? Estar nas mídias digitais e ter uma estratégia de marketing digital eficaz é o primeiro passo para economizar e crescer ao mesmo tempo!
E o que a sua empresa pode fazer em relação a isso? Estar nas mídias digitais e ter uma estratégia de marketing digital eficaz é o primeiro passo para economizar e crescer ao mesmo tempo!
Qual a maior lição das eleições de 2018?
Observando todos os números que
vimos anteriormente, fica claro o potencial do marketing digital nas eleições
de 2018. Mas é visível que estes canais podem ser usados para expandir o
alcance de sua mensagem, atrair pessoas que pensam da mesma forma que você e
criar uma comunidade.
Essa estratégia pode ser usada
não apenas como fonte de eleitores, mas de clientes e seguidores para sua
marca também.
Portanto, espero que essa rápida
reflexão faça você enxergar o real potencial das mídias digitais para o
seu negócio. Afinal de contas, o Case Bolsonaro não deixa dúvidas que
é possível crescer e ir além usando corretamente as mídias sociais.
Independente de sua posição
política ou partido, é inegável que a campanha eleitoral de 2018 foi muito
diferente das anteriores. Onde o não tão óbvio surpreendeu e os canais
tradicionais foram superados pelo poder da internet.
E a sua empresa, como está usando o novo marketing para gerar negócios?

Comentários
Postar um comentário