MARKETING DIGITAL 2019: ALGUMAS TENDÊNCIAS
Se procurar na internet irá descobrir dezenas de posts sobre as
tendências para o ano que começa. Muitas delas são mero exercício de
adivinhação, outras são direcionadas e “tendenciosas”, com o perdão do
trocadilho, com o objetivo real de lhe vender mais serviços, outras, ainda,
simplesmente estão um tanto fora do radar da grande maioria dos clientes da
Ophicina, então deixemos pra depois.
Porém, algumas delas se mostram bastante verdadeiras e requerem sua atenção. Veja:
Adaptação e otimização para as novidades das redes sociais
As principais redes sociais anunciaram novidades nos últimos meses que causarão impacto nas estratégias de marketing em 2019. A tendência é que as empresas tenham que reformular as suas ações para se adaptar à nova realidade.
No Facebook, uma mudança de algoritmo trouxe mais posts de familiares e amigos para a timeline das pessoas, ignorando os conteúdos de páginas e marcas. Isso diminuiu o alcance orgânico de muitas empresas.
A solução é reformular a sua estratégia de conteúdo com maior foco em engajar o público, o que aumenta seu alcance orgânico na rede social.
Já o Instagram lançou recentemente o IGTV, uma plataforma de vídeos interna.
A ideia é que os usuários (incluindo as empresas) postem vídeos com até 1 hora, em formato vertical, que ficarão armazenados para sempre.
Isso muda a estratégia de marketing no Instagram para as empresas, que agora ganham a possibilidade de fazer vídeos mais completos e duradouros para alcançar aquele público. Você pode até dar “cursos” online no Instagram!...
Marketing de conteúdo mais criativo, profundo e personalizado
Porém, algumas delas se mostram bastante verdadeiras e requerem sua atenção. Veja:
Adaptação e otimização para as novidades das redes sociais
As principais redes sociais anunciaram novidades nos últimos meses que causarão impacto nas estratégias de marketing em 2019. A tendência é que as empresas tenham que reformular as suas ações para se adaptar à nova realidade.
No Facebook, uma mudança de algoritmo trouxe mais posts de familiares e amigos para a timeline das pessoas, ignorando os conteúdos de páginas e marcas. Isso diminuiu o alcance orgânico de muitas empresas.
A solução é reformular a sua estratégia de conteúdo com maior foco em engajar o público, o que aumenta seu alcance orgânico na rede social.
Já o Instagram lançou recentemente o IGTV, uma plataforma de vídeos interna.
A ideia é que os usuários (incluindo as empresas) postem vídeos com até 1 hora, em formato vertical, que ficarão armazenados para sempre.
Isso muda a estratégia de marketing no Instagram para as empresas, que agora ganham a possibilidade de fazer vídeos mais completos e duradouros para alcançar aquele público. Você pode até dar “cursos” online no Instagram!...
Marketing de conteúdo mais criativo, profundo e personalizado
A área do marketing de conteúdo também passa por mudanças e
apresenta algumas tendências claras para o ano que se aproxima.
O conteúdo de qualidade segue estabelecido como uma das maneiras mais eficientes para gerar leads e fechar negócios com o marketing digital.
A diferença de 2019 para os anos anteriores é que o consumidor começa a pedir por um material que seja mais aprofundado.
Conteúdos altamente especializados e focados estarão em alta, já que se provaram altamente eficazes nos últimos meses.
A tendência para o próximo ano é que os conteúdos reconheçam as particularidades de cada consumidor e ofereçam uma experiência completa, multicanal e personalizada.
Por exemplo: um e-mail personalizado será enviado para a lead com um conteúdo profundo e criativo sobre um problema específico que ele tenha.
O Google passa a priorizar de fato sites mobile
Google voltou a anunciar mudanças em seu motor de pesquisas de forma a privilegiar sites que possuem interfaces mobile, um tipo de acesso que já representa a maioria das pesquisas realizadas na plataforma.
Agora, o motor de ranqueamento da companhia vai analisar primeiro a interface móvel das páginas online, indexando as informações presentes ali e dando a ela mais peso do que as encontradas somente na versão para desktop.
O motivo para isso é claro: de acordo com números extraoficiais, levantados por consultorias de mercado e empresas ligadas ao mercado digital, mais de 60% de todas as buscas realizadas na internet acontecem por meio de celulares e tablets. Os números são ainda maiores quando se fala no acesso em si.
Sendo assim, faz todo sentido privilegiar os sites que tenham interfaces preparadas para esse tipo de utilização sobre aqueles que ainda estão focados no desktop.
Se você ainda não possui um site adaptado para celulares e tablets, numa única palavra: CORRA!

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