5 DICAS DE MARKETING DIGITAL
que todo empresário precisa saber!
que todo empresário precisa saber!
O marketing digital engloba as ações realizadas na internet para
divulgação de empresas e produtos, com o objetivo de aumentar mercado e gerar
vendas. Os elementos mais conhecidos são desenvolvimento de website,
otimização de sites para buscadores (SEO, Google, Bing, Yahoo, etc.), campanhas
de links patrocinados no Google (Adwords), campanhas nas redes sociais
(Facebook, Twitter, Linkedin), e-mail marketing, patrocínios em blogs e mídias
digitais e comércio eletrônico através de lojas virtuais.
Independentemente das ações, é
fundamental gerar conteúdo de qualidade, compartilhando o conhecimento de
negócio, mostrando o que sua empresa é capaz de fazer pelos clientes.
Para colocar em prática estas ações é necessária uma equipe composta por
profissionais com conhecimentos distintos, e um trabalho sincronizado e
constante, que pode ser um departamento interno de marketing digital ou uma
agência digital profissional.
O que o empresário deve conhecer
para tomar as decisões de investimento em marketing digital:
1)
O site da sua empresa é ainda o ponto central, mais importante
Segundo pesquisas nos Estados
Unidos, 72% dos negócios entre empresas inicia através de consulta ao site da empresa.
Todas as ações de marketing digital vão levar ao site, e até
mesmo o compartilhamento de um cartão de visitas em uma feira vai levar a uma
pesquisa no seu site. Tome como exemplo o seu comportamento
enquanto consumidor e empresário, e reflita sobre o quanto um bom website lhe
ajudou nas tomada de decisão na escolha de um fornecedor. Sendo assim,
comece pelo começo.
2)
Compartilhe conhecimento, gere conteúdo (artigos, blog, site)
Escreva sobre sua experiência e
conhecimento agregado. Não estamos falando em contar suas fórmulas secretas,
mas em gerar informação relevante, aquelas que você falaria para qualquer outro
empresário ou costuma falar nas negociações comerciais.
3)
Para cada segmento existem ações que geram mais resultado
São tantas ações possíveis, por
onde começar? Onde concentrar meus investimentos? Esta pergunta é
muito comum aos empreendedores, e faz sentido. Por exemplo,
vendas pelo Facebook faz mais sentido para varejistas do que
indústrias. E-commerce tem mais resultado
para empresas com produtos de nicho, ou exclusivos. E-mail
marketing tem mais resultado para compras por impulso. Antes de
investir, consulte sua agência de marketing digital ou seu departamento de
marketing e peça argumentos que defendam os caminhos escolhidos - ou que
estudem alternativas!
4)
O mercado digital está acelerado, suas estratégias de 2 anos atrás podem não
funcionar mais
Reflita sobre que tecnologias
(aparelhos, serviços, sites, aplicativos) você usava há 2 anos para sua
empresa ou na sua vida pessoal. São os mesmos de hoje? Design, funcionalidade,
comodidade? Provavelmente não. As suas estratégias digitais do passado podem
não fazer mais sentido. Desapegue, lembre-se que se falhar estará abrindo mão
de uma fatia do mercado que inicia seus negócios na internet.
5)
Siga as grandes empresas, é possível replicar estratégias com seu orçamento
Para não errar, inspire-se nos
grandes do seu segmento. Dentro do seu orçamento é possível priorizar algumas
estratégias de marketing digital. Os investimentos são proporcionais ao alcance
desejado. Mas aquela ideia do sobrinho ou do amigo que desenvolve sites, ou
ainda da ferramenta online que permite fazer site quase sem custo pode (na
verdade vai) lhe custar caro. Não é possível esperar que uma pessoa munida de
boa vontade e alguma noção técnica consiga a mesma qualidade que de uma equipe
profissional completa.
Mensurável, escalável, amplitude de alcance e em crescimento. O marketing digital pode lhe abrir portas e levar sua empresa para clientes improváveis. Não faltam exemplos de sucesso, crie a sua história. Assim como este e vários outros artigos, estou à disposição para compartilhar conhecimento. Mande suas perguntas!
Levemente
editado do original em www.esauce.com.br

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