MISSÃO, VISÃO E VALORES ainda fazem sentido?



Ainda vale a pena inserir Missão, Visão e Valores num website empresarial?

Eram o Santo Graal de qualquer website institucional. Não ficaria completo, bem longe disso, se não tivesse um conjunto de frases ou até uma página inteira apenas para as tais Missão, Visão e os Valores da empresa.

Poderiam ser sucintas ou mais detalhadas, mas faziam parte dos requisitos obrigatórios.

Era uma forma das empresas dizerem, com grande formalismo e uma certa dose de megalomania (todas queriam ser a maior isso ou aquilo), para que serviam e ao que vinham. Se correspondia com a realidade do dia-a-dia, essa era uma conta de outro rosário...

O que interessava era mostrar o lado profissional, de quem sabe o que está a fazer na atividade empresarial, de quem tem horizontes definidos, de quem cumpre com rigor e empenho as suas obrigações para com fornecedores e clientes.

Era fundamental inserir isto no website para que não restassem dúvidas, mesmo que fossem o óbvio ululante (um clichê tão clichê como elas mesmas também são ou se tornaram).

Que não haja confusões: todas as empresas que se prezam precisam de ter estas linhas bem definidas. São fundamentais, nem que o sejam apenas em termos institucionais.

A questão não é essa.

A questão é saber se ainda é preciso colocar isto em lugar de destaque ou podemos remeter estes elementos para um cantinho mais remoto do site ou folder (o final da página “Quem somos” é uma boa...). Um cantinho tão remoto que só mesmo quem procura esta informação específica a irá encontrar. Os restantes, aqueles que não querem saber dessas minudências, vão passar ao lado.

Afinal, é a apresentação da Missão, Visão e Valores de uma empresa que vai fazer com que esta seja a preferida por clientes ou potenciais clientes?

Não creio.

As MVVs foram concebidas com uma ideia genuína em mente, mas foram muito mal utilizadas pelas organizações e tratadas como mero formalismo. Se tornaram “vazias” de sentido.

Atire a primeira pedra que nunca navegou pela web  (ou conhece alguém que tenha feito isso) para copiar um monte de MVVs para fazer um bem-bolado e “criar” a sua? Ou então que nunca tenha participado de uma enfadonha reunião entre o Departamento de Marketing, Comercial, Financeiro e talvez mais algum para criar "na marra" os tais 3 parágrafos?

Uma porção de frases montadas com especial intuito de causar boa impressão não surpreende mais ninguém, pois todos sabem que elas estão ali só para isso mesmo. Muitos empreendedores de pequenos negócios as criam (copiam e alteram levemente) apenas porque parecem coisa de empresa grande...

São todas tão parecidas que a impressão que temos é mesmo que todo mundo copiou de todo mundo, alterando apenas a área de atuação. Então, ao visualizar as MVVs, o tédio e a descrença se instalam.

E agora?

A boa notícia é que existe a palavrinha “propósito”.

O propósito (de uma empresa, organização, atividade profissional...) descreve o impacto que  a organização está criando na vida das pessoas que ela atende. Não para onde a organização está indo (visão), nem o que ela faz (missão).

De acordo com Brian Robertson, empreendedor experiente, pioneiro organizacional e autor do livro “Holacracy: o novo sistema de gestão para um mundo em rápida mudança”, o propósito é:
O potencial criativo mais profundo que a organização pode expressar de forma sustentável no mundo”.

A Buurtzorg, uma organização holandesa de atendimento domiciliar, tem como propósito “ajudar doentes e idosos a viver uma vida mais autônoma e significativa”. É mais do que uma ambição pessoal dos donos. É relevante para o mundo!

Se você já tiver boas descrições de visão e missão, talvez o propósito não seja tão diferente assim.

Fazer o exercício de criar uma frase com o seu propósito pode te levar à criação de um diferencial competitivo a ser divulgado em todos os seus materiais.

Pense nisso!

Mas... Se estiver muito difícil ou você estiver sem tempo, não tema! Temos uma solução para o seu problema: um GERADOR AUTOMÁTICO DE MISSÃO para sua empresa. basta clicar no "play", colocar o nome de sua empresa no campo e clicar na "mãozinha" que aponta.

Siga o link e divirta-se: http://www.netinsight.co.uk/portfolio/mission/missgen.asp

 
Partes tiradas de diversos artigos, perdi o link de alguns...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?