Postagens

5 MITOS SOBRE LOGOTIPOS

Imagem
Vai criar ou remodelar sua marca? Então você precisa pensar seriamente sobre  como será o seu   logotipo . Cores, formas, símbolos e letras, tudo deve colaborar para identificar rapidamente o seu negócio, independentemente do suporte ou mídia em que ele aparecerá. Entretanto, dar luz a esse elemento imprescindível da  Identidade Visual  não é uma tarefa assim tão simples. Tanto que é muito comum as empresas ficarem “paralisadas” diante de  inúmeras dúvidas , como: será que a ideia principal está clara?; não seria melhor usar apenas um símbolo?; aposto no colorido ou no monocromático? Tem um monte de gente querendo opinar sobre o logotipo alheio e, em geral, gente despreparada... Isso pode confundir e gerar inseguranças que só atrapalham o processo de criação. Quer dizer,...

CURIOSIDADES NA PUBLICIDADE DE TEMPOS ATRÁS

Imagem
 A Publicidade, assim como muitas outras coisas, vai se adaptando às culturas locais e a seu tempo, mas mesmo assim é estranho ver que... ...a Coca-Cola era recomendada como um tônico para curar a dor de cabeça e aliviar o cansaço; ...e que a cerveja Malzbier era recomendada para mulheres e crianças para combater a anemia: ...e que era também nutritiva (bem, é mesmo...) e ótima na amamentação: ...crianças ajudavam a vender cigarros;  ...e até os médicos recomendavam...; ...mas tudo bem, porque até cocaína era vendida em "pharmácias", como remédio para dor de dente;  ...já havia poções mágicas para emagrecer, mas isso foi bem depois...  ...dos remédios para engordar e ajudar as magras complexadas com sua magrelice;    ...havia "Pilules Orientales", com as quais os ci...

IMAGENS NAS REDES SOCIAIS - saiba os tamanhos certos

Imagem
De acordo com a Hubspot, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, e as imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido pelo cérebro que o texto. Com efeito, isso significa que, seja em seu site ou em suas plataformas de redes sociais, as imagens que representam sua marca têm um impacto muito maior em seu público que qualquer outra coisa. À medida que as plataformas de redes sociais adicionam novos recursos e retrabalham os existentes, muitas vezes é difícil para todos, até para os designers gráficos, acompanhar as dimensões das fotos de perfil, fotos de capa e fundos.  Então, para economizar um pouco de trabalho, aqui está um infográfico que ilustra os tamanhos de imagem das redes sociais 2017 para suas plataformas favoritas em uma forma gráfica fácil de usar.

MITOS E VERDADES SOBRE MARKETING NAS REDES SOCIAIS

Imagem
De acordo com um estudo realizado pela Rock Content, 72,1% das empresas brasileiras investem em pelo menos uma estratégia de marketing em redes sociais e, desta parcela, 60% consideram esses canais extremamente importantes para os seus negócios. Tais dados foram coletados a partir de uma entrevista com 1030 gestores que lideram os setores de marketing em empresas de diferentes regiões do país. Embora esses números comprovem o poder do marketing em redes sociais, várias empresas brasileiras ainda encontram dificuldades em obter retorno com essas mídias. Isso ocorre porque alguns gestores de “primeira viagem” acabam acreditando em ideias prontas sobre número de fãs, formatos de conteúdos, geração de leads, entre outros assuntos. Nesse contexto, resolvemos esclarecer alguns mitos e verdades sobre publicidade nas redes sociais: 1- Conseguir um grande número de fãs e seguidores é o principal objetivo do marketing em redes sociais MITO . Para que uma estratégia nas redes sociais ...

RAZÕES PARA INVESTIR EM PLANEJAMENTO

Imagem
POR QUE PLANEJAR? O altíssimo índice de mortalidade das empresas se dá pela falta de foco provocada pela falta de planejamento. Portanto, pense sobre os objetivos que você definiu para sua empresa. Estes objetivos refletem o que você absolutamente, positivamente, obcecadamente, pretende alcançar. Eles estabelecem as prioridades e devem ser consistentes, "amarrados" uns aos outros de tal forma que, juntos, possam traduzir de forma clara e compreensiva os fundamentos da empresa. Lembre-se: "Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve!". Na verdade, NENHUM serve. SUA EMPRESA... - consegue identificar as Melhores Oportunidades ? Se você quer que sua empresa cresça e prospere ao longo do tempo, você precisa tirar vantagem das oportunidades de negócio que aparecem e desaparecem no seu caminho. Seu "plano de negócios" deverá ajudá-lo a identificar e, principalmente, qualificar estas oportunidades. - se preparou para Ame...

GATOS NOS ENSINAM DESIGN THINKING

Imagem
Antes de mais nada, design thinking não tem nada a ver com "pensar desenhando" ou "desenhar pensando", OK? É uma nova abordagem na resolução de problemas ou de encontrar soluções inovadoras para tais problemas. Caso não conheça o assunto e queira saber mais sobre isso (pode ser importante na condução de seu negócio...), pode ler este artigo na Endeavor   ou ver esta página do SEBRAE - tem um livro grátis em PDF pra baixar! Voltemos aos gatos. Todos nós devemos concordar que os gatos passam a maior parte do tempo pensando em problemas complexos de maneiras inovadoras. O modo como enfrentam obstáculos e distâncias (entre muros ou entre sua estante da sala e a cortina) são arrepiantes. Temos muito a aprender com eles. Depois de anos de observação cuidadosa (tenho 4 gatos em casa), extraí e analisei algumas metodologias fundamentais que eles utilizam para que possamos alavancá-las para nossa própria solução de problemas. Pense DENTRO da caixa Se um gato s...

O DIA DAS MÃES VEM AÍ!...

Imagem
Certeza de que não vai preparar nada pra ela,  uma promoçãozinha, um cartão?... O Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais agita o comércio, atrás apenas do Natal. Essa data comemorativa não é apenas para os varejistas ou aqueles que vendem serviços relacionados às mães. Você pode usar esse momento para ter mais engajamento em suas iniciativas, enquanto você ajuda os seus consumidores a encontrar o melhor presente ou a melhor experiência. Segundo o  Hubspot , 44% das pessoas que recebem e-mails promocionais efetuam pelo menos uma compra. Então, anota ai algumas dicas para definir e otimizar sua campanha de  e-mail marketing de Dia das Mães : Defina o foco da sua campanha Você quer vender mais? Quer engajar o consumidor em uma campanha interativa? Quer encaminhar sugestões, ideias ou inspirações para seus contatos? Ou simplesmente enviar um parabéns para as mães da lista? Seja qual for o objetivo, estabeleça e o tenha bem claro no planejament...

DISPENSE O MAU CLIENTE!

Imagem
Dispensar o “mau cliente” é uma das sábias estratégias do marketing e da administração eficaz . Stephen Shapiro, renomado palestrante na área de produtividade, recomenda que a gente demita pelo menos 20% dos maus clientes. Maus clientes são aqueles que tomam muito tempo e geram pouco ou nenhum retorno financeiro.  Tomam também o tempo que você teria para atender (e paparicar) os bons clientes.  Philip Kotler, que dispensa apresentações e que todo profissional de marketing e administração deveria ler uma vez na vida, afirma que  os melhores clientes superam clientes habituais na razão de 16 para 1 no varejo, 13 para 1 nos restaurantes e 5 para 1 no setor de hotéis.  O que isso quer dizer? É melhor você guardar seu tempo para os seus melhores clientes porque eles valem, literalmente, uma dúzia! Sobre isso, aprendendo na prática, conto dois casos aqui da Ophicina:   O ”MAL ATENDIDO” Quarta-feira, 10h20. Um internauta entra no site da Ophicina e in...