RAZÕES PARA INVESTIR EM PLANEJAMENTO
POR QUE PLANEJAR?
O altíssimo índice de mortalidade das empresas se dá pela falta
de foco provocada pela falta de planejamento. Portanto, pense sobre os
objetivos que você definiu para sua empresa.
Estes objetivos refletem o que você absolutamente,
positivamente, obcecadamente, pretende alcançar. Eles estabelecem as
prioridades e devem ser consistentes, "amarrados" uns aos outros de
tal forma que, juntos, possam traduzir de forma clara e compreensiva os
fundamentos da empresa.
Lembre-se: "Se você não sabe onde quer chegar, qualquer
caminho serve!". Na verdade, NENHUM serve.
SUA EMPRESA...
- consegue identificar as Melhores Oportunidades?
Se você quer que sua empresa cresça e prospere ao longo do
tempo, você precisa tirar vantagem das oportunidades de negócio que aparecem e
desaparecem no seu caminho. Seu "plano de negócios" deverá ajudá-lo a
identificar e, principalmente, qualificar estas oportunidades.
- se preparou para Ameaças?
O "plano de negócios" deverá apontar as maiores ameaças
para sua empresa com antecedência, além de oferecer estratégias defensivas e de
sobrevivência que evitem o “desastre” por negligenciar sinais de mudança na
dinâmica do mercado em que sua empresa atua.
- conhece seus Clientes?
Quanto mais você conhece seus clientes – quem são, onde atuam, o
que querem – mais você conhece sua empresa. Os clientes sinalizam como ser bem
sucedido no mercado. O seu “Plano de Negócios”: descreve seus clientes; seus
comportamentos; agrupa, segmenta, quantifica, qualifica etc. Conhecer o cliente
é fundamental para o desenvolvimento de novas ofertas.
- mapeia a Concorrência?
Você não pode ignorar seus concorrentes, muito menos subestimar
a capacidade deles de roubar seus clientes. Você deve ser capaz de identificar:
quem são, quantos são e aonde eles planejam ir no futuro próximo. Examinar a
concorrência representa uma área extremamente dinâmica no “Plano de Negócios”.
Seus movimentos devem ser monitorados constantemente com o objetivo de
antecipar e neutralizar suas ações.
- reconhece suas Forças e Fraquezas?
As forças e fraquezas de sua empresa determinam sua capacidade
de ser agressivo no mercado em que atua. Seu “Plano de Negócios” deve
obrigatoriamente reconhecer suas forças ou competências e assim determinar
ações com suas devidas métricas que garantem sua manutenção. Além disso, você
deve identificar suas fraquezas com franqueza - o que não é nada fácil. É
necessário estabelecer ações
corretivas com métricas que assegurem sua neutralização.
- tem estratégia compreensível
por parte de seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros?
Com uma estratégia definida é possível visualizar como sua
empresa pretende alcançar seus objetivos.
Deve ser: específica, mensurável, factível, realística e com
tempo determinado de início e fim. Se sua empresa não tem estratégias
compreensivas, ratificadas e publicadas, certamente ela está sem rumo e, sem
dúvida, seus investimentos estão saindo pelo ralo.
- tem um conjunto de índices de performance?
Devem ser poucos e totalmente associados as suas estratégias
financeiras, estratégias mercadológicas, operacionais e de capacitação.
- está realmente, formalmente, pronta
para mudanças e novos desafios mercadológicos?
Se a resposta for NÃO, mexa-se, pois sua empresa não tem esta
alternativa.
- possui um "plano de negócios" claro,
conciso e atual?
Seu “plano de negócios” precisa ser um documento vivo. Deve ser
um verdadeiro “oráculo” para que seus líderes, diretores e gerentes busquem por
orientação nos períodos de incerteza ou ambiguidade. A manutenção ativa do
“Plano de Negócios” proporciona à sua empresa um único benefício:
VANTAGEM COMPETITIVA!
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