MITOS E VERDADES SOBRE MARKETING NAS REDES SOCIAIS


De acordo com um estudo realizado pela Rock Content, 72,1% das empresas brasileiras investem em pelo menos uma estratégia de marketing em redes sociais e, desta parcela, 60% consideram esses canais extremamente importantes para os seus negócios. Tais dados foram coletados a partir de uma entrevista com 1030 gestores que lideram os setores de marketing em empresas de diferentes regiões do país.

Embora esses números comprovem o poder do marketing em redes sociais, várias empresas brasileiras ainda encontram dificuldades em obter retorno com essas mídias. Isso ocorre porque alguns gestores de “primeira viagem” acabam acreditando em ideias prontas sobre número de fãs, formatos de conteúdos, geração de leads, entre outros assuntos.

Nesse contexto, resolvemos esclarecer alguns mitos e verdades sobre publicidade nas redes sociais:


1- Conseguir um grande número de fãs e seguidores é o principal objetivo do marketing em redes sociais

MITO. Para que uma estratégia nas redes sociais traga bons resultados, o objetivo principal deve ser engajar pessoas a ponto de torná-las potenciais consumidores. Isso significa que não basta ter milhares de fãs se eles não interagem com a empresa. Em outras palavras, ter milhões de likes ou curtidas não significa NADA em termos financeiros...

O mais indicado, portanto, é criar um planejamento de postagens que estimulem seus fãs a se engajarem espontaneamente com a marca, seja por meio de conteúdos relevantes ou promoções interativas. Mesmo que a princípio o número de seguidores esteja na casa das centenas, sua audiência crescerá pouco a pouco e será composta não por fãs, mas por “embaixadores” da sua marca.


2- Conteúdo de qualidade é o protagonista do marketing em redes sociais

Essa é uma VERDADE indiscutível, afinal, como já dizia Bill Gates “O Conteúdo é Rei”. Em uma época onde as pessoas consomem informação todos os dias, é essencial que suas redes sociais ofereçam conteúdos de alta relevância, que entreguem uma solução, um entretenimento ou dicas úteis, por exemplo.

3- Marketing em redes sociais não gera leads

MITO.  Além de estimularem o engajamento social com sua empresa, redes como o Facebook e LinkedIn podem se tornar uma preciosa fonte de leads. Isso porque elas permitem trabalhar postagens e anúncios de maneira segmentada, ou seja, com foco em públicos específicos, selecionados a partir da faixa etária, localização geográfica ou interesses.

4- Marketing em redes sociais é gratuito

MITO. Ter uma página ou um perfil em uma rede social é realmente gratuito, porém, uma estratégia de marketing nesses canais demanda investimentos com postagens bem elaboradas, impulsionamentos segmentados e otimizações contínuas com base na interação e comportamento dos seguidores. Tudo isso exige a contratação de uma empresa especializada em marketing em redes sociais, pois o trabalho envolve design, redação publicitária e conhecimento sobre engajamento.

5- É preciso escolher as redes sociais certas para uma empresa

VERDADE. Estar presente em um grande número de redes sociais apenas porque elas estão “na moda” pode trazer mais prejuízo que vantagens. E a razão é simples: nem todas as mídias sociais são adequadas ao seu segmento de negócio, já que cada uma possui um propósito de interação e especificidades de público. E mais: fazer um bom trabalho "de verdade" tomará muito de seu tempo.

Por exemplo, o Instagram é voltado para a publicação de fotos, por isso, é mais indicado para empresas que precisam trabalhar seu apelo visual como nos segmentos de moda, turismo e arquitetura. Já o Twitter é uma rede focada em disseminar pensamentos, citações, ideias e opiniões, sendo uma rede interessante para editoras, agências de notícias, empresas de coaching e mentoria, entre outros segmentos que necessitem de uma comunicação mais direta com o seu público.

Portanto, a escolha correta das redes sociais para uma estratégia de marketing será decisiva para obter um retorno real em engajamento e geração de leads.




Originalmente em


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?