Postagens

Imagem
www.ophicinadecomunicacao.com.br

O ESTRANHO CASO DO SITE SUPER-VISITADO

Não muito tempo atrás um pequeno empresário me procurou com o Problema Básico 1 : precisava alavancar vendas. O Problema Básico 1 veio, como de costume, acompanhado do Problema Básico 2 : não dispunha de verba para anunciar. Nessa nossa primeira conversa ao telefone enquanto eu tentava, pensando comigo mesmo, entender o motivo dele ter ligado para mim (afinal de contas, como eu poderia ajudá-lo?...), fui fazendo as perguntas básicas. Ele queria anunciar de alguma maneira, qualquer uma de baixíssimo custo (ou sem nenhum), de modo a aumentar suas vendas. Já havia feito e distribuído folhetos, mas não funcionaram. Já havia utilizado o Google AdWords, sem bons resultados. Já tentara anúncio em jornal e foi dinheiro jogado fora... As opções estavam terminando. Fiquei intrigado quando ele me disse que já tinha web site e que recebia uma média de 9.000 (isso mesmo, nove mil) visitas POR DIA! UAU! – pensei, com uma enorme exclamação, mas não tão grande quanto a que veio ...

4 MITOS SOBRE O CÉREBRO NA PUBLICIDADE

A dificuldade de saber exatamente o que funciona nos anúncios publicitários dá espaço à disseminação de mitos, que embora aceitos e aplicados pelos profissionais de propaganda mais experientes, não se justificam diante das pesquisas em neuromarketing responsáveis por avaliar o comportamento do cérebro – e por consequência, das pessoas – diante das campanhas publicitárias. Apesar dos recursos técnicos e estratégicos cada vez mais presentes na publicidade, ainda é difícil mensurar os resultados de uma campanha. Seu sucesso reside em fatores bastante subjetivos como a retenção da marca e o seu posicionamento , a argumentação e até mesmo o efeito nas vendas, que apesar do caráter objetivo, tende a resultar de uma composição de vários fatores e não somente daquela última propaganda veiculada. Mito 1) Sexo vende É verdade que as imagens sensuais atraem a atenção das pessoas, graças a uma região do cérebro chamada de amídalas (não, não são aquelas da garganta). Talvez por isso ainda...
Imagem
http://www.ophicinadecomunicacao.com.br

DIA DO PUBLICITÁRIO

Imagem
Hoje é dia do Publicitário, mas muita gente não sabe e, pior, nem entende direito o que é essa profissão. Então, como bom samaritano e publicitário que sou, vou explicar utilizando partes de um texto que não sei de quem é (se for seu, escreva pra mim que lhe dou os créditos): UM PUBLICITÁRIO... ... recebe para deixar o cliente feliz (igualzinho às prostitutas); ... trabalha sempre além do expediente (igualzinho às prostitutas); ... acaba fazendo coisas que alguns acham genial, mas ele mesmo acha idiota (igualzinho às prostitutas); ... é mais produtivo à noite (igualzinho às prostitutas); ... é recompensado por realizar as ideias mais absurdas do cliente (igualzinho às prostitutas); ... é recompensado por sugerir as ideias mais malucas aos seus clientes (igualzinho às prostitutas); ... se distancia dos amigos e só anda com outros iguais a ele (igualzinho às prostitutas); ... sozinho, pode estar de qualquer jeito, mas quando vai ao encontro d...

TRABALHAR EM HOME OFFICE (por conta própria) É...

Imagem
www.ophicinadecomunicacao.com.br

QUANDO O CLIENTE NÃO ENTENDE O VALOR DE SEU SERVIÇO

Imagem
É bastante comum clientes de serviços de design, marketing ou publicidade não entenderem direito o que é e como é o nosso trabalho. Daí surgem propostas muitas vezes hilárias de como irão  - ou se irão - nos pagar pelos serviços. Já aconteceu de eu ficar imaginando como seria receber aqueles tipos de propostas em outros setores e - UAU! - encontrei um vídeo que explica bem a situação:

DIFERENCIAIS E VANTAGEM COMPETITIVA

Estas são perguntas que empresários devem fazer todos os dias: O que nossa empresa tem como diferencial de mercado? O que fazemos para atrair e manter clientes? Por que irão comprar de mim e não de outros? Por mais que os produtos e serviços – em seu conceito mais amplo – sejam muito parecidos uns com os outros, conformar-se em não ter diferenciais pode levar sua empresa ao fundo do poço. Alguma coisa seu produto ou serviço deve ter de diferentemente positiva; alguma coisa que os outros do mercado não têm, não oferecem ou, se têm, das duas uma: ou não são percebidos ou não fazem uso dele. Se não há diferenciais percebidos no seu produto ou serviço dificilmente ele terá mais valor do que os que com ele concorrem. E então a que se recorre? Sim, como sempre, à guerra de preços. Tem muita gente competindo por preço. E, pasme, gente muito boa, com produtos muito bons e, ainda pior, com diferenciais potenciais que sequer sabe explorar. E guerra d...

5 COISAS PARA “NÃO FAZER” NO ANO NOVO

Imagem
O início de um novo ano significa uma nova lista de coisas que você resolve fazer, sejam elas pessoais, profissionais, ou - mais provável - uma combinação de ambas. Mas quais são as coisas que você deve parar de fazer em 2013? Afinal, se livrar de velhos hábitos e velhos modos de pensar é tão importante quanto se comprometer com novos desafios. Aqui estão cinco "não-resoluções" a considerar para 2013: 1. Não demore em obter uma versão móvel de seu site. O Brasil é o 5º país mais conectado do planeta, com quase 95 milhões de internautas (Ibope/NetRatings) e em torno de 51,4 milhões navegando na internet móvel através de seus celulares , principalmente smartphones (pesquisa Mobile Modes feita pelo Yahoo! Insights, em parceria com o instituto Ipsos)   . Essa é uma oportunidade de negócios enorme que você pode estar perdendo! Não fique invisível para o internauta móvel. 2. Não use o método "espalhar e rezar" em seu e-mail marketing. Não use listas ...

FELIZ ANIVERSÁRIO... COM DESCONTO!

Imagem
Todos nós, acredito, recebemos diversos cartões  impressos ou eletrônicos desejando feliz aniversário próximo à tal data fatídica em que nos tornamos, hãmm , mais experientes e sábios. E isso não apenas dos amigos, mas também dos diversos estabelecimentos comerciais e sites em que nos cadastramos alguma vez na vida, sejam eles portais de notícias, da revista que assinamos, lojas, escolas, academias e tantos outros. Destes estabelecimentos, enviar felicitações é praticamente uma obrigação no atual estágio de concorrência de mercado: é uma das várias estratégias de marketing para manter acesa em nossas mentes a lembrança daquela tal empresa ou produto e, com sorte, fazer-nos consumir um pouco mais. Ou você achava que é porque eles te amam?! É uma estratégia válida e sutil mas, em minha opinião, há distorções. Imagine que você é dono de um açougue e vai se casar. Ao elaborar o clássico convite com enormes letras cursivas a ser enviado aos seus parentes e amigos, reso...