FELIZ ANIVERSÁRIO... COM DESCONTO!
Todos
nós, acredito, recebemos diversos cartões impressos ou eletrônicos
desejando feliz aniversário próximo à tal data fatídica em que nos tornamos, hãmm,
mais experientes e sábios.
E
isso não apenas dos amigos, mas também dos diversos estabelecimentos comerciais
e sites em que nos cadastramos alguma vez na vida, sejam eles portais de
notícias, da revista que assinamos, lojas, escolas, academias e tantos outros.
Destes
estabelecimentos, enviar felicitações é praticamente uma obrigação no atual
estágio de concorrência de mercado: é uma das várias estratégias de marketing
para manter acesa em nossas mentes a lembrança daquela tal empresa ou produto
e, com sorte, fazer-nos consumir um pouco mais. Ou você achava que é porque
eles te amam?!
É uma
estratégia válida e sutil mas, em minha opinião, há distorções.
Imagine
que você é dono de um açougue e vai se casar. Ao elaborar o clássico convite
com enormes letras cursivas a ser enviado aos seus parentes e amigos, resolve
colocar um splash: “10% de desconto na picanha aos convidados em
meu açougue. Passe lá e confira!”.
Ou
então, no velório de um parente, distribuir cartões de descontos na compra de
velas ou jazigos.
Não
pega bem, não é mesmo?! Não é a hora certa. A “mente” dos que fazem
aniversários, vão a casamentos ou velórios não está sintonizada no consumo, ao
menos naqueles momentos. Nessas horas espera-se outra coisa.
Boa
parte dos “Feliz Aniversário” que a gente recebe de estabelecimentos comerciais
vem com um “presente” ao aniversariante, que quase invariavelmente são
descontos ou brindes se a gente resolver comprar mais alguma coisa
deles. Isso não é de todo ruim, afinal um descontinho é sempre bem vindo,
principalmente se estivermos querendo ou precisando daquilo que anunciam.
Mas
essa sobreposição de estratégias me incomoda. Não bastasse enviar um cartão
eletrônico, em muitos casos disparado automaticamente pelo sistema – a tal
estratégia de lembrar o consumidor de que seu estabelecimento ou produto existe
– ainda nos empurram um desconto SE consumirmos mais. Entendo uma
promoção de Dia dos Namorados, das Mães, dos Pais, mas nossos aniversários
serem alvo de promoções, não sei não...
O tal
cartão que nos enviam é, em verdade, uma escancarada ação de vendas. Ora, que
raio de presente é esse que eu não “ganho” simplesmente, mas tenho de gastar
meu rico dinheirinho para consegui-lo?!
Mais
uma vez, o desejo ou necessidade de realizar mais vendas se mistura de forma
grosseira a uma estratégia de marketing de bom nível. Não sei se isso se deve à
conjuntura econômica, à feroz concorrência ou ao exagerado pragmatismo e
oportunismo não só dos profissionais de marketing do outro lado do cartão, mas
também dos clientes que aprovam essas ações.
Eu
recomendo SIM, claro, mantenha um cadastro atualizado de seus clientes; SIM,
sem dúvida, envie algo nas datas especiais para ele, mas ao desejar Feliz
Aniversário (ou qualquer outra data de pessoal importância) ao
seu cliente, apenas deseje, passe uma mensagem bonita e, se é que isso ainda é
possível, original. Você estará fazendo-o lembrar de você mostrando que lembra
dele. E isso já basta.
O
atual estágio do marketing é, como dizem os especialistas, de relacionamento.
Mantenha-o com sinceridade, sem empurrar produtos e serviços goela abaixo em
toda e qualquer oportunidade.
Você
só tem a ganhar.
Abraço,
Luís Henrique

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