FELIZ ANIVERSÁRIO... COM DESCONTO!


Todos nós, acredito, recebemos diversos cartões  impressos ou eletrônicos desejando feliz aniversário próximo à tal data fatídica em que nos tornamos, hãmm, mais experientes e sábios.

E isso não apenas dos amigos, mas também dos diversos estabelecimentos comerciais e sites em que nos cadastramos alguma vez na vida, sejam eles portais de notícias, da revista que assinamos, lojas, escolas, academias e tantos outros.

Destes estabelecimentos, enviar felicitações é praticamente uma obrigação no atual estágio de concorrência de mercado: é uma das várias estratégias de marketing para manter acesa em nossas mentes a lembrança daquela tal empresa ou produto e, com sorte, fazer-nos consumir um pouco mais. Ou você achava que é porque eles te amam?!

É uma estratégia válida e sutil mas, em minha opinião, há distorções.

Imagine que você é dono de um açougue e vai se casar. Ao elaborar o clássico convite com enormes letras cursivas a ser enviado aos seus parentes e amigos, resolve colocar um splash: “10% de desconto na picanha aos convidados em meu açougue. Passe lá e confira!”.

Ou então, no velório de um parente, distribuir cartões de descontos na compra de velas ou jazigos.

Não pega bem, não é mesmo?! Não é a hora certa. A “mente” dos que fazem aniversários, vão a casamentos ou velórios não está sintonizada no consumo, ao menos naqueles momentos. Nessas horas espera-se outra coisa.

Boa parte dos “Feliz Aniversário” que a gente recebe de estabelecimentos comerciais vem com um “presente” ao aniversariante, que quase invariavelmente são descontos ou brindes se a gente resolver comprar mais alguma coisa deles. Isso não é de todo ruim, afinal um descontinho é sempre bem vindo, principalmente se estivermos querendo ou precisando daquilo que anunciam.

Mas essa sobreposição de estratégias me incomoda. Não bastasse enviar um cartão eletrônico, em muitos casos disparado automaticamente pelo sistema – a tal estratégia de lembrar o consumidor de que seu estabelecimento ou produto existe – ainda nos empurram um desconto SE consumirmos mais. Entendo uma promoção de Dia dos Namorados, das Mães, dos Pais, mas nossos aniversários serem alvo de promoções, não sei não...

O tal cartão que nos enviam é, em verdade, uma escancarada ação de vendas. Ora, que raio de presente é esse que eu não “ganho” simplesmente, mas tenho de gastar meu rico dinheirinho para consegui-lo?!

Mais uma vez, o desejo ou necessidade de realizar mais vendas se mistura de forma grosseira a uma estratégia de marketing de bom nível. Não sei se isso se deve à conjuntura econômica, à feroz concorrência ou ao exagerado pragmatismo e oportunismo não só dos profissionais de marketing do outro lado do cartão, mas também dos clientes que aprovam essas ações.

Eu recomendo SIM, claro, mantenha um cadastro atualizado de seus clientes; SIM, sem dúvida, envie algo nas datas especiais para ele, mas ao desejar Feliz Aniversário (ou qualquer outra data de pessoal importância) ao seu cliente, apenas deseje, passe uma mensagem bonita e, se é que isso ainda é possível, original. Você estará fazendo-o lembrar de você mostrando que lembra dele. E isso já basta.

O atual estágio do marketing é, como dizem os especialistas, de relacionamento. Mantenha-o com sinceridade, sem empurrar produtos e serviços goela abaixo em toda e qualquer oportunidade.

Você só tem a ganhar.

Abraço,
Luís Henrique

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