DIFERENCIAIS E VANTAGEM COMPETITIVA



Estas são perguntas que empresários devem fazer todos os dias:

O que nossa empresa tem como diferencial de mercado?
O que fazemos para atrair e manter clientes?
Por que irão comprar de mim e não de outros?

Por mais que os produtos e serviços – em seu conceito mais amplo – sejam muito parecidos uns com os outros, conformar-se em não ter diferenciais pode levar sua empresa ao fundo do poço.

Alguma coisa seu produto ou serviço deve ter de diferentemente positiva; alguma coisa que os outros do mercado não têm, não oferecem ou, se têm, das duas uma: ou não são percebidos ou não fazem uso dele.

Se não há diferenciais percebidos no seu produto ou serviço dificilmente ele terá mais valor do que os que com ele concorrem.

E então a que se recorre? Sim, como sempre, à guerra de preços. Tem muita gente competindo por preço. E, pasme, gente muito boa, com produtos muito bons e, ainda pior, com diferenciais potenciais que sequer sabe explorar. E guerra de preços – baixando-os, dando descontos, fazendo promoções – é receita certa para a falência. Sempre haverá algum concorrente, honestamente ou não, vendendo por menos que você.

A necessidade de se procurar estabelecer diferenciais para seus produtos ou serviços e assim obter uma vantagem competitiva de mercado são fundamentais para o sucesso.

Mas, atenção: diferencial é aquilo que entrega mais valor sob o ponto de vista dos clientes. É o que vai  diferenciá-lo da concorrência e dar vantagem competitiva no mercado, e isso pode estar em seu atendimento, nos prazos, nos serviços agregados (suporte, garantia...) e vários outros.

Sem esquecer da óbvia necessidade na qualidade do produto ou serviço, isso tem a ver com a atenção total aos detalhes da experiência do consumidor ao adquirir seu produto ou serviço. Tal experiência começa no atendimento, no ponto de venda, no web site ou loja virtual, indo até o pós-venda e além.

Você sabe como se sente o consumidor durante e após a aquisição de seu produto ou serviço? Que benefícios ele percebe? Que lembranças ele tem?



Fontes diversas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?