Postagens

MARKETING DIGITAL 2019: ALGUMAS TENDÊNCIAS

Imagem
Se procurar na internet irá descobrir dezenas de posts sobre as tendências para o ano que começa. Muitas delas são mero exercício de adivinhação, outras são direcionadas e “tendenciosas”, com o perdão do trocadilho, com o objetivo real de lhe vender mais serviços, outras, ainda, simplesmente estão um tanto fora do radar da grande maioria dos clientes da Ophicina, então deixemos pra depois. Porém, algumas delas se mostram bastante verdadeiras e requerem sua atenção. Veja: Adaptação e otimização para as novidades das redes sociais As principais redes sociais anunciaram novidades nos últimos meses que causarão impacto nas estratégias de marketing em 2019. A tendência é que as empresas tenham que reformular as suas ações para se adaptar à nova realidade. No Facebook, uma mudança de algoritmo trouxe mais posts de familiares e amigos para a timeline das pessoas, ignorando os conteúdos de páginas e marcas. Isso diminuiu o alcance orgânico de muitas empres...

BLOQUEIO CRIATIVO EM PLENO NATAL...

Imagem
A data chegou, tá na hora de fazer o cartão pra enviar para meus clientes. Depois de tantos Natais e tantos cartões de todos os tipos, difícil criar algo diferente, que seja relevante, que lembrarão ou ao menos perceberão em meio a tantos que vão receber. Nada de neve, renas. Aqui no Brasil não cai neve em dezembro, anda um calor danado e nem tem rena por aqui (ou tem?!?). Café, um gole. Café sempre ajuda. Desejar simplesmente um feliz Natal e próspero ano novo é muito clichê, não posso fazer isso. Sou um publicitário ou não sou?!? Café, mais café... Hmmm, vou agradecer e dizer que a Ophicina não existiria sem eles ... Não, já fiz isso uns anos atrás. Talvez então uma frase sobre desejar que meu trabalho tenha colaborado para o sucesso deles ... Droga, já mandei um assim também não faz nem cinco anos. Ca...
Imagem
5 DICAS DE MARKETING DIGITAL que todo empresário precisa saber!   O marketing digital engloba as ações realizadas na internet para divulgação de empresas e produtos, com o objetivo de aumentar mercado e gerar vendas. Os elementos mais conhecidos são desenvolvimento de website, otimização de sites para buscadores (SEO, Google, Bing, Yahoo, etc.), campanhas de links patrocinados no Google (Adwords), campanhas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin), e-mail marketing, patrocínios em blogs e mídias digitais e comércio eletrônico através de lojas virtuais. Independentemente das ações, é fundamental gerar conteúdo de qualidade, compartilhando o conhecimento de negócio, mostrando o que sua empresa é capaz de fazer pelos clientes. Para colocar em prática estas ações é necessária uma equipe composta por profissionais com conhecimentos distintos, e um trabalho sincronizado e constante, que pode ser um departamento interno de marketing digital ou uma agência di...

ELEIÇÕES 2018 - LIÇÕES DE MARKETING

Imagem
As eleições de 2018 finalmente chegaram ao fim, depois de uma campanha extensa e de o país protagonizar uma divisão de ideais como nunca. Mas, para quem deseja usar o potencial da internet, essas eleições trouxeram outras lições importantes e que não podem ser ignoradas. Basta observarmos que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, foi na contra mão do senso comum eleitoral e conseguiu vencer a eleição no segundo turno com 55,10% dos votos válidos. Mas o que trouxe essa vitória a Bolsonaro? Qual foi o papel do marketing digital nas eleições 2018? Estas e outras reflexões é que vamos fazer juntos neste post. Mas, antes disto, um aviso importante: Esse é um post de marketing digital e não de política. Portanto, as análises e reflexões serão feitas como aprendizado da estratégia digital usada por Bolsonaro. Por favor, vamos nos manter dentro da proposta do artigo e evitar comentários políticos.   As 5 lições de marketing digital das eleições 2018 Qual foi o impacto da ...

CUIDADO COM BOLETOS MALICIOSOS!

Imagem
CUIDADO COM BOLETOS MALICIOSOS! Este OphicinaNews não é sobre marketing, nem publicidade, nem redes sociais nem outro assunto habitual, mas sim sobre um golpe antigo que continua a fazer vítimas. Para todos os proprietários de web sites há no mínimo duas "despesas fixas": o custo da hospedagem e o registro de domínio ou sua renovação , que pode ser por períodos de 1 a 10 anos. O registro de domínio custa atualmente R$40,00 e o valor de renovação recebe descontos de acordo com o período escolhido (R$40,00 por 1 ano, R$76,00 por 2 anos, R$112,00 por 3 anos...). A cobrança pela hospedagem é feita pela empresa que cada um escolhe para hospedar seu site e ela pode variar entre chegar por e-mail, pelo Correio ou mesmo ficar em débito automático em alguns casos, depende de cada empresa, mas a cobrança pela renovação do domínio é feita SEMPRE por e-mail enviado pelo REGISTRO.BR , órgão oficial no Brasil, com o título " Aviso de Renovação - xxxxxxxxxx.com.br ...

DICAS DE MARKETING NO LINKEDIN

Imagem
Na internet, cada rede social possui peculiaridades. No LinkedIn, não é diferente. Mas  lembre: o objetivo da rede é profissional, ou seja, seus usuários possuem dilemas mais sérios. Jogos, brincadeiras e fotos de bichinhos fofinhos podem não ter tanto engajamento como em outras plataformas (ou até serem mal vistos). A seguir, veja uma série de recomendações para fazer marketing no LinkedIn como um expert: Divulgue em outros canais Depois de criar a sua página corporativa no LinkedIn, é chegado o momento de contar ao mundo que você está presente por lá. Para isso, é recomendado que você divulgue por meio de outros canais já existentes, como as redes sociais, e-mail marketing, blog e site oficial. Geralmente, os primeiros seguidores surgem dessa maneira. Mas, com a continuidade do trabalho, sua base pode aumentar exponencialmente. Aproveite a visibilidade Diferentemente do Facebook,  o LinkedIn não usa um algoritmo para selecionar o conteúdo...