Postagens

MARCAS SINÔNIMO - UM BOM NEGÓCIO?

Imagem
Diariamente convivemos com várias marcas que viraram sinônimo de um determinado tipo de produto. Não compramos mais a marca em si, mas um produto – mesmo de outra marca – chamando-o pelo nome da marca, como é o caso do BomBril, Cotonete, Gillette, Xerox, Durex, Lycra, Fórmica, Pirex… Estas marcas são chamadas de Marcas Sinônimo ou Genéricas. Geralmente ouço comentários efusivos a respeito da “suposta maravilha” que isso seja, do tipo “Isso é marketing, o resto é bobagem!”. Foi por causa desse senso comum de que isso seja uma grande vantagem para a empresa/marca que resolvi escrever essa postagem. Pesquisei essas marcas pelas quais acabamos chamando determinados produtos, observando que, em alguns casos, há ainda o regionalismo, onde o produto é chamado por nomes de marcas diferentes em locais/estado diferentes (como Cândida / Qboa; Error-ex / Liquid Paper ou Baygon / SBP). Segue na tabela abaixo: Claro que existem muitas outras (lembrou mais alguma? – deixe nos comentários), e...

A LIÇÃO DO REI DO IPHONE

Imagem
Semanas atrás, um usuário do Facebook compartilhou um post relatando uma história. Ele tinha ido à Rua Santa Ifigênia, famosa pelo comércio e conserto de eletrônicos, para tentar resolver um problema no plug do celular. No primeiro quiosque visitado, o atendente nem analisou o aparelho e, apenas ouvindo o relato do problema, disse: “vou ter que abrir a peça. Vai te custar R$ 180”. Do outro lado da rua, num quiosque chamado “Rei do iPhone”, o atendente ouviu o problema e afirmou: “Está sujo”. Tirou a poeira e devolveu o smartphone. “Quanto é?”, o cliente questionou. “Nada. Mas fica com meu cartão e fala de mim para os seus amigos.” Bingo. O “Rei do iPhone” acabava de dar uma lição para todos nós da comunicação. Uma lição de Relações Públicas. Uma lição de pensamento integrado. Não entendeu? Calma, vamos explicar. A comunicação contemporânea não aceita falhas em nenhum tipo de serviço. Ou sua empresa faz o que se propõe, ou corre sério ri...

O QUE AS EMPRESAS NÃO SABEM AINDA SOBRE REDES SOCIAIS

Imagem
Se antes apenas as grandes empresas usavam as redes sociais para interagir com seu público, hoje até mesmo as menores já entenderam a importância de ser relevante, ter seguidores e conteúdos atrativos. Atualmente quase metade das empresas brasileiras (47%) já está presente em seis ou mais ambientes sociais online, segundo uma pesquisa realizada pela Tracto. Mesmo assim, empresas de renome ainda possuem baixa audiência , falta de interatividade com seus consumidores e dificuldade para integrar todas as redes sociais. Mesmo os brasileiros sendo os que mais consomem redes sociais no mundo, o país ainda engatinha na hora da interação. São poucas as empresas que se preocupam em fazer uma comunicação eficiente nas redes sociais. Todos querem estar nas redes, mas não absorveram ainda a importância de ter um planejamento. Alguns erros são cometidos pela maioria das empresas e podem ser evitados. Veja os deslizes mais comuns e como evitá-los: - Não dá para estar em todos os lugar...

4 VERDADES FUNDAMENTAIS SOBRE INICIAR UM E-COMMERCE

Imagem
Se você está pensando em começar seu próprio e-commerce não há escassez de informações e "how-to" conselhos lá fora, sobre como ir sobre ele. A última coisa que alguém precisa é outro artigo "Como Começar Seu Próprio E-Commerce Business" (1. Selecione seu produto, 2. Escolha uma plataforma de comércio eletrônico, etc.).   Então nós não vamos fazer isso com você. Em vez disso, vamos dizer-lhe quatro grandes verdades sobre começar seu próprio e-commerce a partir do zero, com o seu próprio dinheiro, que nós aprendemos à "moda antiga" por fazê-lo nós mesmos.   1: É assustador   Se você é como a maioria das pessoas, há algumas coisas sobre iniciar um negócio de comércio eletrônico que vai levá-lo um pouquinho fora de sua zona de conforto.   Por um lado, se você é sério sobre como iniciar um negócio você provavelmente vai precisar, bem... Iniciar um negócio! Ou seja, estabeleça uma empresa. Isso não é algo que a pessoa típica faz todos os dias, e v...

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM DESIGN GRÁFICO PARA SUA EMPRESA

Imagem
Como empresário você provavelmente tem centenas de preocupações e decisões a serem tomadas todos os dias. Isso faz com que você acabe tentado a ignorar a necessidade de investir em um bom design gráfico para sua marca, suas peças de divulgação e suas plataformas online. Entretanto, a  chave do sucesso empresarial  pode estar nesse ponto ignorado. Estabelecer e manter um negócio de sucesso   pode ser muito mais fácil com uma identidade visual estudada e desenvolvida por profissionais . E isso não é papo-furado de publicitário não! Ter uma marca forte e reconhecida vai lhe proporcionar, no mínimo: - um lugar fixo na mente do consumidor - ele se lembrará mais facilmente de você ou de sua empresa quando precisar daquilo que você oferece; - fugir da guerra de preços: ao invés de ficar de olho na concorrência e tentar eternamente cobrar igual ou menos (e falir em breve com essa pseudo-estratégia), sua marca diferenciada pode lhe proporcionar uma “posição diferencia...

É SÓ ROTULO!!

Imagem
Em um pretensioso café nos Jardins, miolo rico de São Paulo, o pensativo consumidor desiste do menu e indaga ao garçom qual é, enfim, a diferença entre o brigadeiro rústico e o gourmet. “O primeiro tem chocolate em pedaços.” E o outro? “É o normal, né.” Mas se não há nada além da tradicional receita, por que seria  gourmet ? “Porque é bom? Moço, eu não sei.” Ninguém mais sabe, ao que parece: nem o garçom, nem o público e muito menos o visionário gerente da pizzeria  delivery  no mesmo bairro, na qual todas as pizzas viraram  gourmet , inclusive a de frango com catupiry. Hoje, da pipoca ao churrasco, do chocolate à água mineral (artificialmente gaseificada), tudo aceita um termo do tipo no rótulo.  Até o carvão virou gourmet : não faz fumaça, diz a marca, e por isso é “ideal para varandas gourmet”. Porque, sim, o velho terraço em apartamentos caros onde se pode fazer churrasco também alçou voo, quem sabe porque as linguiças sejam prime e as cervejas, premi...