MARCAS SINÔNIMO - UM BOM NEGÓCIO?
Diariamente convivemos com várias marcas que viraram sinônimo de um determinado tipo de produto. Não compramos mais a marca em si, mas um produto – mesmo de outra marca – chamando-o pelo nome da marca, como é o caso do BomBril, Cotonete, Gillette, Xerox, Durex, Lycra, Fórmica, Pirex… Estas marcas são chamadas de Marcas Sinônimo ou Genéricas. Geralmente ouço comentários efusivos a respeito da “suposta maravilha” que isso seja, do tipo “Isso é marketing, o resto é bobagem!”. Foi por causa desse senso comum de que isso seja uma grande vantagem para a empresa/marca que resolvi escrever essa postagem. Pesquisei essas marcas pelas quais acabamos chamando determinados produtos, observando que, em alguns casos, há ainda o regionalismo, onde o produto é chamado por nomes de marcas diferentes em locais/estado diferentes (como Cândida / Qboa; Error-ex / Liquid Paper ou Baygon / SBP). Segue na tabela abaixo: Claro que existem muitas outras (lembrou mais alguma? – deixe nos comentários), e...