4 VERDADES FUNDAMENTAIS SOBRE INICIAR UM E-COMMERCE
Se você está
pensando em começar seu próprio e-commerce não há escassez de informações e
"how-to" conselhos lá fora, sobre como ir sobre ele. A última coisa
que alguém precisa é outro artigo "Como Começar Seu Próprio E-Commerce
Business" (1. Selecione seu produto, 2. Escolha uma plataforma de comércio
eletrônico, etc.).
Então nós não vamos fazer isso com você. Em vez disso, vamos dizer-lhe quatro grandes verdades sobre começar seu próprio e-commerce a partir do zero, com o seu próprio dinheiro, que nós aprendemos à "moda antiga" por fazê-lo nós mesmos.
1: É assustador
Se você é como a maioria das pessoas, há algumas coisas sobre iniciar um negócio de comércio eletrônico que vai levá-lo um pouquinho fora de sua zona de conforto.
Por um lado, se você é sério sobre como iniciar um negócio você provavelmente vai precisar, bem... Iniciar um negócio! Ou seja, estabeleça uma empresa. Isso não é algo que a pessoa típica faz todos os dias, e você provavelmente não é exceção. A boa notícia é que não é tão difícil quanto você pensa. Existem basicamente duas coisas que você terá que decidir: que tipo de empresa começar, e que usar para ajudá-lo a iniciá-lo.
A próxima coisa que você vai ter que se acostumar é a gastar um pouco de dinheiro.
Felizmente, não custa tanto assim para obter um site de comércio eletrônico instalado e funcionando. Muitas das grandes empresas de plataforma de e-commerce, como UOL Host, Tray Commerce/Locaweb ou MercadoShops, por exemplo, têm planos de assinatura de nível de entrada com preços bem razoáveis.
Outra coisa que você vai encontrar são essas coisas chamadas "despesas de negócio." Estas são coisas com as quais você precisa gastar dinheiro para manter seu negócio respirando. Há muitos exemplos de grandes e pequenas despesas: uma impressora (pequeno), tinta para a impressora (grande); uma balança para pesar seus pacotes (pequenos), selos postais para os pacotes (grandes)...
E então, há ... A Contabilidade. Mantenha a calma, não é tão ruim quanto parece, principalmente porque existem alguns aplicativos de contabilidade muito legais que se conectam direto em sua plataforma de e-commerce para tornar as coisas mais fáceis para você. O problema é que eles estão em Inglês e pode haver problemas. Talvez seja necessário - e mais fácil – contratar um profissional de contabilidade.
Mas depois há a coisa mais assustadora de todas. Estamos falando, é claro, sobre o Kraken de e-commerce, o Dementador do varejo Internet: Google AdWords.
O melhor conselho que podemos dar-lhe é: você precisa pensar sobre o Google AdWords como um imposto, como o tipo de IRS (se você vive nos EUA) ou a 'Ndrangheta (se você vive na Calabria): Você simplesmente TEM que pagar.
Mas o AdWords não é brincadeira para amadores: a ferramenta tem quase que infinitas possibilidades de ajustes e para acertar um deles ou você investe quase todo o tempo que deveria utilizar para gerenciar seu negócio ou... Contrata um profissional. E cuidado aqui: tem muitos "experts" em AdWords por aí, vendendo receitas mirabolantes que consomem todo o seu orçamento e sem garantias de resultados. AdWords é trabalho árduo, acompanhamento, gerenciamento e muito conhecimento.
2: É difícil
Não é realmente difícil iniciar um e-commerce. É, no entanto, difícil de ter sucesso em um negócio de e-commerce, especialmente se a sua métrica para o seu sucesso for ganhar mais dinheiro do que você gasta.
Simplesmente não há maneira de contornar o elefante na sala aqui, e eu nem quero dourar a pílula: a grande maioria das startups e-commerce falham. Sim, elas falham. Deixe isso para trás. Essa não é a questão.
A verdadeira questão é que é difícil ter sucesso, mesmo quando você está indo bem. Há muitas razões para isso, sendo a principal delas que você tem que fazer quase tudo sozinho. O melhor conselho que podemos dar-lhe aqui é: automatizar e conectar tudo aquilo que pode ser automatizado e conectado: vendas on-line (escolha plataformas que integrem tudo, de Correios a bancos e cartões de crédito a marketplaces); selos e transporte; contabilidade. Se você está vendendo em vários canais, pense em sincronizar o seu estoque entre as plataformas.
Você ainda tem um monte de coisas para fazer e fazer bem se você quiser que o seu negócio tenha sucesso: o marketing na Internet (AdWords, Redes Sociais, Newsletters, e-mail marketing de promoções...), pensar nas embalagem, expedição e recebimento, ordenação e meia, serviço ao cliente, o pós-venda... E a lista continua e continua.
E depois há a competição. O que você sabia ontem e o que só apareceu hoje. As grandes lojas online, assustadoras e más. As desagradáveis pequeninas lojas com custos operacionais menores que os seus. Os que roubam suas imagens. Os que reduzem preços abaixo dos seus. Os que fazem as duas coisas ...
3: É divertido
Mas aqui está o pequeno segredo sujo sobre possuir seu próprio negócio e-commerce: é muito divertido!
Claro que é divertido obter encomendas. Receber um pedido é como um cruzamento entre apanhar um peixe grande e ganhar uma rodada de Bingo. É altamente recomendável configurar o telefone para fazer que estridente "ding" em tom muito claro, e gritar: "Vendi mais um!" sempre que receber um pedido. Estamos convencidos que isso vai aumentar o seu tempo e qualidade de vida.
Mas também é divertido apenas por jogar o jogo. E é realmente um jogo, um dos jogos mais interessantes e viciantes que você pode jogar, um jogo de estratégia e habilidade onde os riscos, recompensas e os concorrentes são reais.
4: É Possível
E, por último mas não menos importante, você tem de se lembrar que é possível. É possível iniciar o seu próprio negócio e-commerce. É possível obter a sua primeira venda. É possível crescer sua receita. É possível reduzir as suas despesas. É possível vencer a concorrência. É possível ter sucesso!
É possível, mas não é fácil. O melhor conselho que posso dar é:
- Seja corajoso. Quase tudo que você faz vai ser novo e estranho e um pouco assustador. Não deixe o medo do desconhecido paralisar você. Siga em frente.
- Seja esperto. E-commerce é como jogar xadrez, não damas. Faça sua pesquisa. Faça a sua lição de casa. Aprenda.
- Acredite. Acredite em seu negócio. Acredite em seu produto. Acredite em sua estratégia. Mas o mais importante, acredite em si mesmo.
- A maioria das startups e-commerce falham. Algumas chegam ao sucesso. Seja um do "algumas".
Então nós não vamos fazer isso com você. Em vez disso, vamos dizer-lhe quatro grandes verdades sobre começar seu próprio e-commerce a partir do zero, com o seu próprio dinheiro, que nós aprendemos à "moda antiga" por fazê-lo nós mesmos.
1: É assustador
Se você é como a maioria das pessoas, há algumas coisas sobre iniciar um negócio de comércio eletrônico que vai levá-lo um pouquinho fora de sua zona de conforto.
Por um lado, se você é sério sobre como iniciar um negócio você provavelmente vai precisar, bem... Iniciar um negócio! Ou seja, estabeleça uma empresa. Isso não é algo que a pessoa típica faz todos os dias, e você provavelmente não é exceção. A boa notícia é que não é tão difícil quanto você pensa. Existem basicamente duas coisas que você terá que decidir: que tipo de empresa começar, e que usar para ajudá-lo a iniciá-lo.
A próxima coisa que você vai ter que se acostumar é a gastar um pouco de dinheiro.
Felizmente, não custa tanto assim para obter um site de comércio eletrônico instalado e funcionando. Muitas das grandes empresas de plataforma de e-commerce, como UOL Host, Tray Commerce/Locaweb ou MercadoShops, por exemplo, têm planos de assinatura de nível de entrada com preços bem razoáveis.
Outra coisa que você vai encontrar são essas coisas chamadas "despesas de negócio." Estas são coisas com as quais você precisa gastar dinheiro para manter seu negócio respirando. Há muitos exemplos de grandes e pequenas despesas: uma impressora (pequeno), tinta para a impressora (grande); uma balança para pesar seus pacotes (pequenos), selos postais para os pacotes (grandes)...
E então, há ... A Contabilidade. Mantenha a calma, não é tão ruim quanto parece, principalmente porque existem alguns aplicativos de contabilidade muito legais que se conectam direto em sua plataforma de e-commerce para tornar as coisas mais fáceis para você. O problema é que eles estão em Inglês e pode haver problemas. Talvez seja necessário - e mais fácil – contratar um profissional de contabilidade.
Mas depois há a coisa mais assustadora de todas. Estamos falando, é claro, sobre o Kraken de e-commerce, o Dementador do varejo Internet: Google AdWords.
O melhor conselho que podemos dar-lhe é: você precisa pensar sobre o Google AdWords como um imposto, como o tipo de IRS (se você vive nos EUA) ou a 'Ndrangheta (se você vive na Calabria): Você simplesmente TEM que pagar.
Mas o AdWords não é brincadeira para amadores: a ferramenta tem quase que infinitas possibilidades de ajustes e para acertar um deles ou você investe quase todo o tempo que deveria utilizar para gerenciar seu negócio ou... Contrata um profissional. E cuidado aqui: tem muitos "experts" em AdWords por aí, vendendo receitas mirabolantes que consomem todo o seu orçamento e sem garantias de resultados. AdWords é trabalho árduo, acompanhamento, gerenciamento e muito conhecimento.
2: É difícil
Não é realmente difícil iniciar um e-commerce. É, no entanto, difícil de ter sucesso em um negócio de e-commerce, especialmente se a sua métrica para o seu sucesso for ganhar mais dinheiro do que você gasta.
Simplesmente não há maneira de contornar o elefante na sala aqui, e eu nem quero dourar a pílula: a grande maioria das startups e-commerce falham. Sim, elas falham. Deixe isso para trás. Essa não é a questão.
A verdadeira questão é que é difícil ter sucesso, mesmo quando você está indo bem. Há muitas razões para isso, sendo a principal delas que você tem que fazer quase tudo sozinho. O melhor conselho que podemos dar-lhe aqui é: automatizar e conectar tudo aquilo que pode ser automatizado e conectado: vendas on-line (escolha plataformas que integrem tudo, de Correios a bancos e cartões de crédito a marketplaces); selos e transporte; contabilidade. Se você está vendendo em vários canais, pense em sincronizar o seu estoque entre as plataformas.
Você ainda tem um monte de coisas para fazer e fazer bem se você quiser que o seu negócio tenha sucesso: o marketing na Internet (AdWords, Redes Sociais, Newsletters, e-mail marketing de promoções...), pensar nas embalagem, expedição e recebimento, ordenação e meia, serviço ao cliente, o pós-venda... E a lista continua e continua.
E depois há a competição. O que você sabia ontem e o que só apareceu hoje. As grandes lojas online, assustadoras e más. As desagradáveis pequeninas lojas com custos operacionais menores que os seus. Os que roubam suas imagens. Os que reduzem preços abaixo dos seus. Os que fazem as duas coisas ...
3: É divertido
Mas aqui está o pequeno segredo sujo sobre possuir seu próprio negócio e-commerce: é muito divertido!
Claro que é divertido obter encomendas. Receber um pedido é como um cruzamento entre apanhar um peixe grande e ganhar uma rodada de Bingo. É altamente recomendável configurar o telefone para fazer que estridente "ding" em tom muito claro, e gritar: "Vendi mais um!" sempre que receber um pedido. Estamos convencidos que isso vai aumentar o seu tempo e qualidade de vida.
Mas também é divertido apenas por jogar o jogo. E é realmente um jogo, um dos jogos mais interessantes e viciantes que você pode jogar, um jogo de estratégia e habilidade onde os riscos, recompensas e os concorrentes são reais.
4: É Possível
E, por último mas não menos importante, você tem de se lembrar que é possível. É possível iniciar o seu próprio negócio e-commerce. É possível obter a sua primeira venda. É possível crescer sua receita. É possível reduzir as suas despesas. É possível vencer a concorrência. É possível ter sucesso!
É possível, mas não é fácil. O melhor conselho que posso dar é:
- Seja corajoso. Quase tudo que você faz vai ser novo e estranho e um pouco assustador. Não deixe o medo do desconhecido paralisar você. Siga em frente.
- Seja esperto. E-commerce é como jogar xadrez, não damas. Faça sua pesquisa. Faça a sua lição de casa. Aprenda.
- Acredite. Acredite em seu negócio. Acredite em seu produto. Acredite em sua estratégia. Mas o mais importante, acredite em si mesmo.
- A maioria das startups e-commerce falham. Algumas chegam ao sucesso. Seja um do "algumas".
Sobre a autora
Enviado por: Laurence Bertone
Laurence Bertone é fundadora, presidente e proprietária do Occitan Imports, uma empresa de varejo de Internet especializada em belas toalhas de mesa francesas importadas de Provence, no sul da França. Ela construiu seu negócio de comércio eletrônico "do zero". Ela nasceu em uma vila de mineração de carvão no norte da França, cresceu em Provence, e agora vive em New Hampshire com o marido, dois filhos, um cão pastor alemão e um gato Ragdoll que realmente não pode ser deixado sozinho em conjunto (nem os filhos). Ela tem um blog sobre Provence, o empreendedorismo de pequeno porte e e-commerce.
Enviado por: Laurence Bertone
Laurence Bertone é fundadora, presidente e proprietária do Occitan Imports, uma empresa de varejo de Internet especializada em belas toalhas de mesa francesas importadas de Provence, no sul da França. Ela construiu seu negócio de comércio eletrônico "do zero". Ela nasceu em uma vila de mineração de carvão no norte da França, cresceu em Provence, e agora vive em New Hampshire com o marido, dois filhos, um cão pastor alemão e um gato Ragdoll que realmente não pode ser deixado sozinho em conjunto (nem os filhos). Ela tem um blog sobre Provence, o empreendedorismo de pequeno porte e e-commerce.

Comentários
Postar um comentário