GUIA RÁPIDO para sua próxima campanha de divulgação


Em mais de dez anos com a Ophicina passei por diversos casos de clientes que solicitam um site ou loja virtual, mas “esquecem” de separar uma parte de seu orçamento para a divulgação.
O que sempre digo a estes é que colocar um site ou loja virtual na web e não anunciar é como pingar uma gota de água no oceano: não faz a menor diferença, ninguém percebe!
Então, sabendo que um orçamento para a publicidade é absolutamente necessário, vamos às questões que você precisa resolver quando estiver se preparando para a batalha pela atenção na web (ou mesmo fora dela):
 
1 – qual o “problema” que meu produto ou serviço resolve para meus possíveis clientes? Diz a lenda que um executivo de uma multinacional de cosméticos (da Revlon, se não me engano) certa vez disse: “Na fábrica, produzimos cosméticos; nas lojas vendemos sonhos e ilusão de beleza”. Ou seja, ninguém quer saber como o cosmético é feito, quais técnicas de preparo. Seu público quer o efeito, o resultado, o que vai “ganhar” comprando de você. Procure aplicar esse mesmo tipo de abstração ao seu produto ou serviço;
 
2 – quem é meu público-alvo e onde ele está? A resposta a essa pergunta é fundamental para poder dirigir os esforços ($$) de divulgação. Para quem não tem orçamento infinito como Casas Bahia, não dá para atirar pra todo lado para ver onde pega. É preciso identificar claramente para quem se quer anunciar e “onde” essas pessoas estão: se você comercializa máquinas pesadas, por exemplo, acredita mesmo que pessoas que comprariam seu produto estão passeando pelo Facebook ou curtindo imagens no Instagram?... Talvez um ou outro sim, mas provavelmente não. Um “tiro direto” com e-mail marketing, em muitos casos, é bem mais efetivo;
 
3 – que tipo de mensagem devo passar nas peças de comunicação? Veja que interessante: as respostas aos dois exercícios acima praticamente nos dará o caminho para chegar ao conceito ideal para seu público, para criar aquela “chamada” que realmente fisgará seus consumidores. Novamente: a não ser que seu público seja a tribo geek ou técnicos de qualquer área, questões técnicas sobre seu produto ou serviço são secundárias, não são elas que irão captar a atenção;
 
4 – respeite os mais velhos. Ôpa, o que isso tem a ver?! Falo da mais velha regra da Publicidade: alcance versus frequência. São esses os dois alicerces das decisões estratégicas de marketing: o alcance (quantas pessoas, em uma única vez) e frequência (quantas vezes, para uma única pessoa). Estudos indicam que para que seu produto, serviço ou marca seja reconhecido é preciso que ele seja visto no mínimo três vezes por uma pessoa. Dependendo do veículo, para que um anúncio seja visto por alguém é preciso mostrá-lo nove, doze, quinze vezes. Isso porque seu anúncio, por si só, simplesmente não vende (chocante né?!): é preciso que ele apareça para determinado consumidor no momento certo em que ele esteja precisando de algo que você oferece, e conseguir isso numa única tacada é mais difícil que ganhar na MegaSena.
 
Esse é o Guia Rápido. Obviamente há muito mais que considerar e planejar, mas esse é o ponto de partida com o qual você começa a se preparar para a batalha pela atenção e orçamento do consumidor, que é cada vez mais ferrenha. 

E não se engane: seu concorrente sabe muito bem disso e já deve ter tomado essas providências...



     Abraço,
    Luís Henrique


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