QUAL A FREQUÊNCIA IDEAL DE POSTAGEM EM MÍDIA SOCIAL?
Essa é uma pergunta que atormenta os profissionais de marketing
e empresas de todos os tamanhos desde a invenção do marketing de mídia social.
'Quanto mais, melhor' não se aplica mais a todos os canais sociais porque você
precisa encontrar um equilíbrio entre ser informativo e ser irritante.
Então, qual é o número certo?
Bem, antes de irmos aos números é importante seguir um conselho de Mark
Walker-Ford, diretor da Red Media Group, Inglaterra:
Escolha a plataforma
certa (não tente estar em todos os lugares!)
Um dos maiores erros que os iniciantes cometem é tentar ser ativo em todas as plataformas de mídia social ao mesmo tempo.
Embora seja tentador criar uma conta no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn,
TikTok e Pinterest, gerenciar todos eles pode rapidamente se tornar opressor.
Comece escolhendo uma
ou duas plataformas que melhor se adequem ao seu negócio e público-alvo:
- O Facebook é ótimo
para empresas que desejam criar uma comunidade, compartilhar atualizações e veicular anúncios.
- O Instagram é perfeito
para marcas com apelo visual (moda, comida, viagens, fitness) e oferece grandes
oportunidades de engajamento por meio de Stories e Reels.
- O Twitter (X) funciona bem para notícias, atualizações e conversas com seu
público.
- O LinkedIn é melhor
para marketing B2B e networking profissional.
- O TikTok é ideal
para marcas que podem criar conteúdo de vídeo curto divertido, envolvente e criativo.
Depois de se sentir
confortável com uma ou duas plataformas, você pode considerar expandir seu
alcance.
Se não fizer isso,
você vai acabar largando seu negócio e passará a trabalhar PARA as redes
sociais, e não COM elas se tentar seguir os números que os
estudos indicam.
Com alguma variação entre os diversos especialistas e estudos que tomei
conhecimento, os números seriam:
- Facebook: 1–2 postagens/DIA
- Stories do Instagram: 2 stories/DIA
- Postagens no feed do Instagram (carrosséis, Reels, etc.):
1–2 postagens/DIA
- TikTok: 1–4 postagens/ DIA
- Twitter (agora X): 3–4 postagens/ DIA
- LinkedIn: 1 postagem/ DIA
- Pinterest: 15–25 pins/ DIA
- YouTube: 1 vídeo/semana
- YouTube Shorts: 1–3 vídeos/semana
Porém, “Com que frequência postar nas mídias sociais” e “Com que frequência as pequenas empresas devem postar nas mídias sociais” são duas perguntas diferentes.
Isso porque as pequenas empresas geralmente não estão equipadas com os recursos, tempo e orçamento necessários para conquistar a frequência ideal de postagem dos algoritmos de mídia social.
Suas postagens não chegam nem perto desses números, certo? Pois é. E o resultado que tem obtido com as redes, como estão?
Então, o número “certo” é o número que você consegue manter (em termos operacionais e financeiros).
E não para por aí: “postar” pura e simplesmente qualquer coisa, sem uma estratégia, sem planejamento, sem texto ou mensagem é pura perda de tempo.
O Mark dá algumas dicas do que postar:
Crie conteúdo envolvente (não apenas postagens promocionais)
Ninguém quer seguir uma página que apenas promove seus produtos e serviços. A mídia social é sobre se envolver com as pessoas e agregar valor aos seus feeds.
Em vez de discursos de vendas constantes, misture seu conteúdo:
- Postagens educacionais: Ensine ao seu público algo útil
(guias de instruções, dicas, insights do setor).
- Conteúdo divertido: Memes, postagens relacionáveis e
curiosidades mantêm as pessoas envolvidas.
- Nos bastidores: Mostre o lado humano da sua marca (vida no
escritório, processo de produção, apresentações da equipe).
- Conteúdo gerado pelo usuário: compartilhe conteúdo criado
por seus clientes para criar confiança e comunidade.
- Postagens promocionais: Sim, você pode promover seu
negócio, mas faça isso com moderação (não mais do que 20-30% do seu
conteúdo).
E, ainda, a frequência de publicação é apenas
uma parte do quebra-cabeça da mídia social.
No mundo das mídias sociais, atingir o número ideal de postagens é apenas uma
fatia do bolo. Existem vários outros fatores que afetam o crescimento das suas
mídias sociais, como:
- Se você estiver nos canais
sociais certos (onde está seu público-alvo)
- Se você estiver interagindo
com seu público (respondendo a comentários e mensagens diretas)
- Se você postar conteúdo
relevante, útil e envolvente para seu público
- Se você estiver compartilhando conteúdo interativo
que mantém os seguidores envolvidos (imagens e vídeos)
- Se você estiver postando no momento certo nas plataformas
sociais (quando seu público-alvo estiver online)
- Se estiver utilizando corretamente as hashtags
Entre outros.
E eu lembro do tempo em que as empresas anunciavam UMA vez por semana (quando o
orçamento permitia), aos domingos, um quadrinho em preto e branco no jornal O
Estado de São Paulo...
Faz tempo...
Trechos dos originais em
https://buffer.com/library/social-media-frequency-guide/
6 dicas simples de marketing de mídia
social para iniciantes completos e absolutos


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