10 razões para você demitir um cliente

 



Você é uma empresa ou consultor que presta serviços para clientes de todos os tipos diariamente. Eventualmente você vai ficar de frente com um tipo de cliente insuportável.
Se você acha que tem de aceitar todos os trabalhos de todos os clientes, peço sua permissão para te avisar de que você está completamente errado.

Veja 10 razões pelo qual você DEVE demitir um cliente.

1.   Eles insistem que você faça algo que é ilegal ou que não é ético

Ok, você precisa do trabalho certo? Por isso muitos clientes se veem no direito de pedir o que quiser e acham que a vontade deles tem que ser cumprida a qualquer custo. Não se deixe enganar, mantenha sempre sua integridade e saiba trabalhar sempre de forma ética de acordo com o seu ambiente. Posteriormente você colherá bons frutos.

2.   Sempre te pagam atrasado ou “esquecem” de pagá-lo

Precisa comentar? Se o cliente pega serviços com frequência e já se acostumou a atrasar, dê um adeus na próxima oportunidade e vá atrás de novos negócios. Respeito e dinheiro são bons e você também gosta!

3.   Sempre focam na redução do seu preço

Cliente que vive falando “Ah, tá muito caro”, “Nossa, vem com band-aid? Que facada hein” ou “tem um fulano que faz por menos...”. Uma hora você acaba acreditando que o seu preço está sempre acima, mesmo que esteja abaixo. Não existe “caro ou barato”, o que existe é “VALOR”. Se o cliente não enxerga valor em seu trabalho, em seu talento e experiência e no resultado que você proporciona, bem, ele tem todo direito de ir procurar outro profissional, certo? E já vai tarde...

4.   Tentam te fazer trabalhar de graça

Como isso é horrível não? Você terminou um projeto, finalizou exatamente nas especificações do cliente e ele no final das contas dá um jeito de incluir mais trabalho no trabalho, um detalhe aqui outro lá e aí você, com medo de não receber o pagamento merecido, faz o que é pedido. Fuja! Esse tipo de cliente, faz você trabalhar 3x mais sem receber por isso. É fundamental um bom contrato assinado por ambos delimitando escopo do projeto e alterações.

5.   Consomem tempo demais e demandas dele prejudicam outros clientes

Um cliente que liga muitas vezes durante o dia, interrompe seu trabalho e raciocínio a todo momento e demanda atenção desproporcional ao orçamento faz com que sua equipe precise dedicar mais tempo a ele.

Esse tempo sai de onde? Do tempo que seria dedicado a outros clientes

Além disso, é injusto que dois clientes que pagam pelo mesmo serviço, e pagam o mesmo valor, acabem recebendo serviços diferentes e atenções diferentes. 

Perceba como isso acaba afetando, de fato, os melhores clientes da sua empresa. Ou seja, aquele cliente leal que tem as expectativas alinhadas às da sua empresa, que não fazem demandas incabíveis.

6.   Personalidades não compatíveis

Como é a sua personalidade? Você é uma pessoa amigável, fácil de lidar, que sabe o seu lugar? E o seu cliente? Como é a personalidade dele? Se for incompatível meu amigo, a probabilidade do seu trabalho virar um grande e gigantesco fracasso será potencializada. Possuir um bom relacionamento é fundamental para o sucesso do seu projeto, tudo flui melhor e, é claro, considere que você não é obrigado a aguentar todo mundo, você está fornecendo um serviço agora, você conquistou isso!

7.   Ele te diminuiu e/ou te insulta

Educação é princípio básico para qualquer relacionamento funcionar, se não é possível encontrar isso no seu cliente, deixe ele encontrar alguém que seja compatível com ele. É muito diferente se dar ao respeito e ser sensível ao extremo. Tem um limite entre expressar um momento de raiva através de palavras e ser insultado. Corra o mais rápido que puder, esse tipo de cliente além de arruinar o seu trabalho com certeza vai acabar com o seu bom humor.

8.   Exige que você faça as coisas da forma errada

Você sabe como fazer o seu trabalho e saber aceitar opiniões é fundamental para o seu crescimento, mas existem clientes que tem o prazer em te contratar pra fazer um trabalho que ele acha sabe fazer mil vezes melhor que você.
Querem que você use programa X ao invés do Y, uma metodologia Z porque antigamente era assim que se fazia, e assim por diante. Como será feito, os detalhes técnicos cabem a você colocar porque você sabe o que está fazendo (sabe certo? rs), se preparou pra isso, tem um know-how que ele não tem e é por isso que ele está te contratando. E lembre: quando criticarem o resultado, o cliente culpará você, não a interferência dele em seu trabalho...

9.   Passam informações de qualquer jeito (ou nem passam...).

Em muitas áreas da prestação de serviços – no design principalmente – o briefing, ou seja, o recebimento de informações detalhadas sobre o que o cliente deseja e qual seu objetivo são fundamentais para a execução do trabalho. Quanto mais detalhes maiores as chances do designer (ou do publicitário, do arquiteto...) chegar a um resultado ideal ou mais próximo possível do que o cliente desejava, evitando retrabalho, atrasos e descontentamento. Evite trabalhar com clientes que ligam dizendo “faz aí depois eu vejo o que mudamos”. Você vai trabalhar duas ou mais vezes e só vai receber uma - se tiver sorte.

10.  Querem tudo para “ontem”, para “agora” ou com prazos exíguos.

Prazos são parte importante de um trabalho bem-feito. Em muitos casos, para se desenvolver um layout ou elaborar uma planta de imóvel por exemplo, são necessárias algumas horas de desenvolvimento e maturação das ideias, pesquisas, reflexão, testes, busca pelas melhores soluções ou alternativas. Fazer tudo muito rápido para satisfazer a falta de prazo (e a ansiedade) do cliente quase certamente resultará em um trabalho medíocre, e o cliente apontará isso como culpa sua – sua falta de talento ou de profissionalismo - não como culpa da falta de prazo.

 

Como demitir o cliente?

Se você possui vários trabalhos em sequência, você pode simplesmente dar liberdade para que ele escolha outro profissional (ou empresa) em um determinado momento. Você pode também simplesmente aumentar o preço de uma forma exorbitante para que ele compreenda que o seu serviço é bom demais para ele, e acredite, isso pode acontecer ou, provavelmente a melhor saída, seja honesto com o seu cliente e explique a situação de forma clara, mantendo as emoções fora do jogo pois isso vai dar um ar mais profissional.
Nunca, jamais seja mal-educado e nunca feche portas que você tem certeza que não vai querer abrir novamente ok?

Boa sorte no seu próximo contrato ou em demitir o cliente atual 

 

Com base - e alguns enxertos – no original de Estêvão Soares Custodio




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