10 razões para você demitir um cliente
Você é uma empresa ou consultor que presta serviços
para clientes de todos os tipos diariamente. Eventualmente você vai ficar de frente com um tipo de cliente insuportável.
Se você acha que tem de aceitar todos os trabalhos de todos os clientes, peço
sua permissão para te avisar de que você está completamente errado.
Veja 10 razões pelo qual você DEVE demitir um cliente.
1. Eles insistem que você faça algo que é ilegal ou que não é ético
Ok,
você precisa do trabalho certo? Por isso muitos clientes se veem no direito de
pedir o que quiser e acham que a vontade deles tem que ser cumprida a
qualquer custo. Não se deixe enganar, mantenha sempre sua integridade e saiba
trabalhar sempre de forma ética de acordo com o seu ambiente. Posteriormente
você colherá bons frutos.
2. Sempre te pagam atrasado ou “esquecem” de pagá-lo
Precisa
comentar? Se o cliente pega serviços com frequência e já se acostumou a
atrasar, dê um adeus na próxima oportunidade e vá atrás de novos negócios. Respeito
e dinheiro são bons e você também gosta!
3. Sempre focam na redução do seu preço
Cliente
que vive falando “Ah, tá muito caro”, “Nossa, vem com band-aid? Que facada
hein” ou “tem um fulano que faz por menos...”. Uma hora você acaba acreditando
que o seu preço está sempre acima, mesmo que esteja abaixo. Não existe “caro ou
barato”, o que existe é “VALOR”. Se o cliente não enxerga valor em seu trabalho,
em seu talento e experiência e no resultado que você proporciona, bem, ele tem
todo direito de ir procurar outro profissional, certo? E já vai tarde...
4. Tentam te fazer trabalhar de graça
Como
isso é horrível não? Você terminou um projeto, finalizou exatamente nas
especificações do cliente e ele no final das contas dá um jeito de incluir mais
trabalho no trabalho, um detalhe aqui outro lá e aí você, com medo de não
receber o pagamento merecido, faz o que é pedido. Fuja! Esse tipo de cliente,
faz você trabalhar 3x mais sem receber por isso. É fundamental um bom contrato
assinado por ambos delimitando escopo do projeto e alterações.
5. Consomem tempo demais e demandas dele prejudicam outros
clientes
Um cliente que liga muitas
vezes durante o dia, interrompe seu trabalho e raciocínio a todo momento e
demanda atenção desproporcional ao orçamento faz com que sua equipe precise
dedicar mais tempo a ele.
Esse
tempo sai de onde? Do tempo que
seria dedicado a outros clientes.
Além
disso, é injusto que dois clientes que pagam pelo mesmo serviço, e pagam o
mesmo valor, acabem recebendo serviços diferentes e atenções diferentes.
Perceba
como isso acaba afetando, de fato, os
melhores clientes da sua empresa. Ou
seja, aquele cliente leal que tem as expectativas alinhadas às da sua empresa,
que não fazem demandas incabíveis.
6. Personalidades não compatíveis
Como
é a sua personalidade? Você é uma pessoa amigável, fácil de lidar, que sabe o
seu lugar? E o seu cliente? Como é a personalidade dele? Se for incompatível
meu amigo, a probabilidade do seu trabalho virar um grande e gigantesco
fracasso será potencializada. Possuir um bom relacionamento é fundamental para
o sucesso do seu projeto, tudo flui melhor e, é claro, considere que você não é
obrigado a aguentar todo mundo, você está fornecendo um serviço agora, você
conquistou isso!
7. Ele te diminuiu e/ou te insulta
Educação
é princípio básico para qualquer relacionamento funcionar, se não é possível
encontrar isso no seu cliente, deixe ele encontrar alguém que seja compatível
com ele. É muito diferente se dar ao respeito e ser sensível ao extremo. Tem um
limite entre expressar um momento de raiva através de palavras e ser insultado.
Corra o mais rápido que puder, esse tipo de cliente além de arruinar o seu
trabalho com certeza vai acabar com o seu bom humor.
8. Exige que você faça as coisas da forma errada
Você
sabe como fazer o seu trabalho e saber aceitar opiniões é fundamental para o
seu crescimento, mas existem clientes que tem o prazer em te contratar pra
fazer um trabalho que ele acha sabe fazer mil vezes melhor que você.
Querem que você use programa X ao invés do Y, uma metodologia Z porque
antigamente era assim que se fazia, e assim por diante. Como será feito, os
detalhes técnicos cabem a você colocar porque você sabe o que está fazendo
(sabe certo? rs), se preparou pra isso, tem um know-how que ele não tem e é por
isso que ele está te contratando. E lembre: quando criticarem o resultado,
o cliente culpará você, não a interferência dele em seu trabalho...
9. Passam informações de qualquer jeito (ou nem passam...).
Em
muitas áreas da prestação de serviços – no design principalmente – o briefing,
ou seja, o recebimento de informações detalhadas sobre o que o cliente deseja e
qual seu objetivo são fundamentais para a execução do trabalho. Quanto mais
detalhes maiores as chances do designer (ou do publicitário, do arquiteto...)
chegar a um resultado ideal ou mais próximo possível do que o cliente desejava,
evitando retrabalho, atrasos e descontentamento. Evite trabalhar com clientes
que ligam dizendo “faz aí depois eu vejo o que mudamos”. Você vai trabalhar
duas ou mais vezes e só vai receber uma - se tiver sorte.
10. Querem tudo para “ontem”, para “agora” ou com prazos exíguos.
Prazos
são parte importante de um trabalho bem-feito. Em muitos casos, para se
desenvolver um layout ou elaborar uma planta de imóvel por exemplo, são
necessárias algumas horas de desenvolvimento e maturação das ideias, pesquisas,
reflexão, testes, busca pelas melhores soluções ou alternativas. Fazer tudo
muito rápido para satisfazer a falta de prazo (e a ansiedade) do cliente quase
certamente resultará em um trabalho medíocre, e o cliente apontará isso como
culpa sua – sua falta de talento ou de profissionalismo - não como culpa da
falta de prazo.
Como demitir o cliente?
Se você possui vários trabalhos em sequência,
você pode simplesmente dar liberdade para que ele escolha outro profissional
(ou empresa) em um determinado momento. Você pode também simplesmente aumentar
o preço de uma forma exorbitante para que ele compreenda que o seu serviço é
bom demais para ele, e acredite, isso pode acontecer ou, provavelmente a melhor
saída, seja honesto com o seu cliente e explique a situação de forma clara,
mantendo as emoções fora do jogo pois isso vai dar um ar mais profissional.
Nunca, jamais seja mal-educado e nunca feche portas que você tem certeza que
não vai querer abrir novamente ok?
Boa sorte no seu próximo contrato ou em demitir o
cliente atual
Com base - e
alguns enxertos – no original de Estêvão
Soares Custodio

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