PRIMEIRO LUGAR GARANTIDO NO GOOGLE NÃO EXISTE!

 


Você acredita que alguém pode oferecer o primeiro lugar garantido no Google? Bem, se a sua resposta for sim, é melhor ler este artigo antes de contratar este serviço.

Posso afirmar que qualquer propaganda que garanta o posicionamento de um site na primeira posição das páginas de respostas do Google, ou qualquer outro site de buscas, seja ela qual for, não passa de propaganda enganosa.

Qualquer profissional de SEO sério sabe disso, mas infelizmente, o público leigo desconhece esse fato e muitas vezes se deixa levar pelo canto da sereia e acaba até mesmo sendo banido do Google por prática de Black Hat e nem sabe disso.

A oferta do serviço não é absurda, o que é absurdo é a “garantia” de qualquer colocação, seja no Google ou qualquer outro buscador.

Um profissional ou empresa de consultoria em otimização de sites para ferramentas de busca pode garantir que empreenderá seus melhores esforços no sentido de conquistar a melhor colocação possível do site do cliente nas páginas de resposta dos buscadores, mas garantir o primeiro, segundo o terceiro lugar é um completo desatino.

Comprovando a fraude

O posicionamento orgânico é algo dinâmico e é fundamental manter um monitoramento contínuo, mesmo que você esteja em primeiro lugar no Google.

Fabrício Paschoal, que trabalha no Google como Google Produtcs Expert, escreve:

A posição de primeiro lugar na pesquisa é determinada pelo algoritmo do Google. Isso não é um benefício fixo conferido a uma empresa específica, é algo "vivo" que se modifica de acordo com diversos fatores, que podem incluir desde a aparição de novos competidores em seu segmento, o trabalho e atividade que você ou seus competidores realizam em seus perfis e seus websites, fatores externos de citação de websites que podem estar mencionando competidores mais do que o seu negócio, ou seja, é um universo amplo de hipóteses e ações que podem trazer resultados."

O site (o seu e de todos os seus concorrentes) é avaliado periodicamente todo mês (ou mais vezes), e em função de sinais captados pelo buscador, vão ajustando o posicionamento das páginas na área de busca orgânica, para oferecer os melhores resultados para o que as pessoas procuram.

Para uma boa colocação em uma página de resultados do Google, existem dois aspectos que são levados em consideração, os fatores on page e os fatores off page.

Os fatores de SEO on page dependem única e exclusivamente da equipe de programação e desenvolvimento do site, pois dependem da estrutura de programação e até mesmo da forma de escrever, o Webwriting.

Isso está sob controle imediato de quem está desenvolvendo a otimização. O que foge ao controle de qualquer especialista em SEOpelo menos em um primeiro momento, é justamente a questão dos fatores off page como popularidade do site e tempo de existência, por exemplo.

Os fatores de SEO offpage vão sendo ajustados com o passar do tempo e estão, de certa forma associados ao julgamento do público, do Google e Bing.

Na questão de construção de popularidade, por exemplo, depende muito da aceitação do público e do conteúdo do site ser considerado de relevância. Essa é a parte da estória que os vendedores de ilusões em SEO se “esquecem” de contar.

Já se vai muito longe o tempo em que SEO era apenas uma questão de inserir 300 palavras-chave na página e pronto. Hoje em dia, SEO é uma verdadeira ciência e por isso exige muita técnica e treinamento específico.

As posições nas ferramentas de busca são conseguidas com muito trabalho e manutenção da estratégia, portanto, não existe “fórmula mágica” que de uma hora para outra coloque você em uma boa posição nas páginas de respostas.

Portanto, essas ofertas milagrosas não possuem nenhum fundamento técnico ou garantia de sucesso. Fuja delas se não quiser perder dinheiro e tempo.


Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing
Originalmente em https://guiadomarketing.com.br/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?