APOCALIPSE SEO - COMO O USO DE IA PELO GOOGLE IMPACTA O TRÁFEGO EM SEU SITE

 


Como o Search Generative Experience-SGE alimentado por Inteligência Artificial do Google pode destruir as estratégias de marketing para seu site baseadas em resultados de buscas no Google.

Todo mundo que trabalha com marketing digital sabe que o Google vive alterando e atualizando seus algoritmos, às vezes duas ou mais vezes ao ano, mudanças pequenas ou grandes, implementando o uso de Inteligência Artificial para apresentar resultados de pesquisas (os resultados agora são “compreensivos”) e o quanto isso impacta nas estratégias digitais, principalmente nos resultados de buscas, sejam eles pagos ou orgânicos.

Mas o que vem por aí em muito breve – já em testes em alguns países - vai simplesmente mudar tudo.

Experimente pesquisar por “apocalipse SEO” e encontrará centenas, milhares de artigos de especialistas do mundo todo tentando entender, explicar e encontrar maneiras de se adaptar e “sobreviver” no mundo digital.

Em linhas muito, mas muito gerais e superficiais para não nos alongarmos demais em detalhes técnicos: a IA do Google irá ocupar o topo das páginas de resultados de pesquisas/buscas com um texto respondendo à tal pesquisa. Esse espaço será variável, mas poderá ocupar mais da metade da tela.

Segundo cálculos especialistas do mundo todo, esse “rebaixamento”, aliado à resposta completa apresentada pela IA, acarretará queda de ao menos 25% de tráfego nos sites em geral, pois o internauta já terá encontrado a resposta que procurava e não precisará navegar por diversos links.

Isso, em verdade, pode ser uma ótima notícia: internautas que estão apenas “buscando uma informação” (e não adquirir um produto ou contratar um serviço) poderão deixar de clicar no link de seu anúncio pago, o que economizaria seu crédito no Google Ads para aqueles internautas que sim, querem mais que apenas informação, querem seu produto ou serviço! A verificar...

Abaixo, algumas sugestões para se precaver no apocalipse SEO:

1. Você (seu site) precisa se adaptar às mudanças:  você precisa se concentrar em criar conteúdo de qualidade que responda às perguntas das pessoas e resolva seus problemas. Acrescento: seu site ou ao menos a home precisa ter conteúdo (texto) informativo de qualidade, precisa “falar” com seu público-alvo, literalmente.

2. Você precisa diversificar suas fontes de tráfego. Não confie no Google como sua única fonte de tráfego. Verifique se você também está recebendo tráfego de mídias sociais, marketing por e-mail e outras fontes. Acrescento: uma boa hora para começar ou recomeçar a investir em newsletters e blogs.

3. Você precisa construir um site melhor. No passado, SEO era tudo sobre truques e hacks para jogar com o sistema. Mas agora, o Google está penalizando sites que usam essas técnicas de SEO black-hat. Então, é importante construir um site que seja projetado para humanos, não apenas para os mecanismos de busca.

4. Você precisa estar preparado para o longo prazo. O apocalipse SEO não é um evento único. O Google continuará a fazer mudanças e o cenário continuará a evoluir. Então, você precisa estar preparado para o longo prazo e estar nele a longo prazo.

5. Por fim, é preciso focar em conteúdo de qualidade. Uma das melhores maneiras de se preparar para o apocalipse do SEO é focar na criação de conteúdo de qualidade. Isso significa escrever artigos (escrever mesmo, não copiar, pois a IA do Google descobre cópias e as descarta em milissegundos...), postagens de blog e eBooks informativos, úteis e envolventes. Se você puder fornecer valor aos seus leitores, estará em uma boa posição para sobreviver ao apocalipse do SEO.

O apocalipse SEO não é apenas um evento, mas uma tempestade perfeita de muitas mudanças diferentes acontecendo de uma só vezO Google está fazendo grandes mudanças na forma como classifica sites, e os smartphones, as pesquisas por voz e até aplicativos como o Tik Tok estão mudando a maneira como as pessoas encontram informações on-line. A introdução do SGE do Google, embora prometa eficiência e uma experiência de usuário simplificada, também pode interromper os padrões tradicionais de tráfego da web.

É hora de mudar o foco. A experiência do usuário não deve ser ignorada em favor do SEO em seus sites. Se sua prioridade tem sido atrair públicos amplos e indefinidos, em vez de construir relacionamentos genuínos com seus leitores, é hora de mudar. As estratégias de conteúdo não devem ser ditadas pelos mecanismos de busca, mas por seus usuários.

Essa nova realidade não precisa significar a desgraça para os editores. Em vez disso, pode servir como um catalisador para reavaliar suas estratégias online.

 

À medida que a importância dos links diretos diminui, é hora de focar em promover relacionamentos robustos e diretos com o público. Construir uma comunidade fiel pode se tornar a nova pedra angular do sucesso digital. Em última análise, uma comunidade forte pode se tornar o ativo mais poderoso de uma empresa diante das mudanças nas tendências digitais.

 

Com trechos dos originais em

O apocalipse SEO? Como o SGE alimentado por IA pode destruir o Inbound Marketing (yamumedia.com)

O apocalipse SEO: Você está preparado para a tempestade? (adiseoexpert.com)

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?