APOCALIPSE SEO - COMO O USO DE IA PELO GOOGLE IMPACTA O TRÁFEGO EM SEU SITE
Como o
Search Generative Experience-SGE alimentado por Inteligência Artificial do
Google pode destruir as estratégias de marketing para seu site baseadas em
resultados de buscas no Google.
Todo mundo
que trabalha com marketing digital sabe que o Google vive alterando e
atualizando seus algoritmos, às vezes duas ou mais vezes ao ano, mudanças
pequenas ou grandes, implementando o uso de Inteligência Artificial para
apresentar resultados de pesquisas (os resultados agora são “compreensivos”) e
o quanto isso impacta nas estratégias digitais, principalmente nos resultados
de buscas, sejam eles pagos ou orgânicos.
Mas o que
vem por aí em muito breve – já em testes em alguns países - vai simplesmente
mudar tudo.
Experimente
pesquisar por “apocalipse SEO” e encontrará centenas, milhares de artigos de
especialistas do mundo todo tentando entender, explicar e encontrar maneiras de
se adaptar e “sobreviver” no mundo digital.
Em linhas
muito, mas muito gerais e superficiais para não nos alongarmos demais em
detalhes técnicos: a IA do Google irá ocupar o topo das páginas de resultados
de pesquisas/buscas com um texto respondendo à tal pesquisa. Esse espaço será
variável, mas poderá ocupar mais da metade da tela.
Segundo
cálculos especialistas do mundo todo, esse “rebaixamento”, aliado à resposta
completa apresentada pela IA, acarretará queda de ao menos 25% de tráfego nos
sites em geral, pois o internauta já terá encontrado a resposta que procurava e
não precisará navegar por diversos links.
Isso, em
verdade, pode ser uma ótima notícia: internautas que estão apenas “buscando uma
informação” (e não adquirir um produto ou contratar um serviço) poderão deixar
de clicar no link de seu anúncio pago, o que economizaria seu crédito no Google
Ads para aqueles internautas que sim, querem mais que apenas informação, querem
seu produto ou serviço! A verificar...
Abaixo,
algumas sugestões para se precaver no apocalipse SEO:
1. Você (seu site) precisa se adaptar às mudanças: você
precisa se concentrar em criar conteúdo de qualidade que responda às
perguntas das pessoas e resolva seus problemas. Acrescento: seu site
ou ao menos a home precisa ter conteúdo (texto) informativo de qualidade,
precisa “falar” com seu público-alvo, literalmente.
2. Você precisa diversificar suas fontes de tráfego. Não
confie no Google como sua única fonte de tráfego. Verifique se você também está
recebendo tráfego de mídias sociais, marketing por e-mail e
outras fontes. Acrescento: uma boa hora para começar ou recomeçar a investir em
newsletters e blogs.
3. Você precisa construir um site melhor. No passado, SEO era tudo sobre
truques e hacks para jogar com o sistema. Mas agora, o Google está penalizando
sites que usam essas técnicas de SEO black-hat. Então, é importante
construir um site que seja projetado para humanos, não apenas para os
mecanismos de busca.
4. Você precisa estar preparado para o longo prazo. O apocalipse SEO não
é um evento único. O Google continuará a fazer mudanças e o cenário
continuará a evoluir. Então, você precisa estar preparado para o longo
prazo e estar nele a longo prazo.
5. Por fim, é preciso focar em conteúdo de qualidade. Uma
das melhores maneiras de se preparar para o apocalipse do SEO é focar na
criação de conteúdo de qualidade. Isso significa escrever artigos (escrever
mesmo, não copiar, pois a IA do Google descobre cópias e as descarta em
milissegundos...), postagens de blog e eBooks informativos, úteis e
envolventes. Se você puder fornecer valor aos seus leitores,
estará em uma boa posição para sobreviver ao apocalipse do SEO.
O
apocalipse SEO não é apenas um evento, mas uma tempestade perfeita de
muitas mudanças diferentes acontecendo de uma só vez. O Google está
fazendo grandes mudanças na forma como classifica sites, e os smartphones,
as pesquisas por voz e até aplicativos como o Tik Tok estão mudando a maneira
como as pessoas encontram informações on-line. A introdução do SGE do
Google, embora prometa eficiência e uma experiência de usuário simplificada,
também pode interromper os padrões tradicionais de tráfego da web.
É hora de
mudar o foco. A experiência do usuário não deve ser ignorada em favor do SEO em
seus sites. Se sua prioridade tem sido atrair públicos amplos e indefinidos, em
vez de construir relacionamentos genuínos com seus leitores, é hora de mudar.
As estratégias de conteúdo não devem ser ditadas pelos mecanismos de busca, mas
por seus usuários.
Essa nova
realidade não precisa significar a desgraça para os editores. Em vez disso,
pode servir como um catalisador para reavaliar suas estratégias online.
À medida
que a importância dos links diretos diminui, é hora de focar em promover
relacionamentos robustos e diretos com o público. Construir uma comunidade fiel
pode se tornar a nova pedra angular do sucesso digital. Em última análise, uma
comunidade forte pode se tornar o ativo mais poderoso de uma empresa diante das
mudanças nas tendências digitais.
Com trechos
dos originais em
O apocalipse SEO?
Como o SGE alimentado por IA pode destruir o Inbound Marketing (yamumedia.com)
O apocalipse SEO: Você está
preparado para a tempestade? (adiseoexpert.com)

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