GOOGLE: CUIDADOS E DICAS PARA SAIR NA FRENTE

 


Depois de vários algoritmos devastadores do Google e atualizações principais, muitos sites, especialmente pequenos blogs, perderam quantidades significativas de tráfego. Se o seu site também foi afetado, você não está sozinho.

Muitos usuários relataram grandes quedas no tráfego de seus sites, alguns até perdendo até 90% do tráfego e impressões, após a atualização de conteúdo útil do Google. Então, para piorar as coisas, o Google lançou outra atualização principal em março de 2024 abordando o conteúdo de spam que derrubou mais sites, a maioria dos quais estava em processo de recuperação das atualizações anteriores.

Isso forçou muitos proprietários de sites a perder a esperança de consertar seus sites e campanhas. No entanto, não é tarde demais, você ainda pode recuperar sua audiência.

O problema é que mesmo os maiores especialistas em SEO não têm uma ideia clara do que funciona nos dias de hoje. Portanto, seguir conselhos aleatórios e não testados não vai funcionar desta vez. Vamos descobrir como corrigir e melhorar seu site, de acordo com dados apoiados por pesquisas (e testes que eu mesmo fiz e continuo fazendo).

Obs.: vou me concentrar nas dicas que me parecem mais relevantes para a maioria dos clientes.

Faça uma auditoria de conteúdo

Entender o que deu errado é o primeiro passo no processo de recuperação. Portanto, antes de implementar qualquer correção ou virar seu site/campanha de cabeça para baixo, faça uma auditoria de conteúdo profunda e completa.

A atualização do algoritmo de conteúdo do Google tem tudo a ver com a redução de conteúdo de baixa qualidade e semelhante a spam das páginas de resultados de pesquisa (SERPs). Se o seu site foi afetado, é provável que haja algum conteúdo desatualizado e de baixa qualidade (leia-se "conteúdo não inédito" ou copiado de outros sites) em seu site também.

Uma maneira de corrigir isso é excluí-los completamente do seu site ou reescrevê-los enquanto agrega mais valor e, em seguida, republicar. Essa tem sido a estratégia número um usada por sites que conseguiram se recuperar com sucesso da atualização do Google Core.

Evite usar imagens de baixa qualidade

Se você estiver usando mais imagens de banco de imagens em suas postagens de blog e páginas da Web, não se surpreenda se começar a ver quedas no tráfego após uma atualização do Google Core.

Essas imagens não agregam valor ao seu conteúdo ou à sua originalidade. Como essas imagens são usadas por milhares de outros sites e blogs, o Google as verá como spam.

A nova Atualização de Conteúdo Útil tem tudo a ver com recompensar o conteúdo original. Portanto, tente usar imagens de alta qualidade, originais e autênticas em seu conteúdo o máximo possível.
Obs.: acredito que isso pode ser parcial ou totalmente remediado nomeando-se corretamente as imagens de um site, dando-lhes nomes relacionados ao core business ou com "palavras-chave" relevantes.

Demonstre SUA experiência com textos originais

Quase todas as atualizações recentes do Google Core foram focadas no conceito 
E-E-A-T. Esse conceito começou como apenas E-A-T (Expertise, Autoritativeness, and Trust). No entanto, mais tarde, eles adicionaram outro E ao conceito: Experiência.

Compartilhar suas experiências pessoais em seu conteúdo agora é uma parte importante de fornecer valor ao seu público. É uma das maneiras mais fáceis de diferenciar seu conteúdo do resto do conteúdo genérico.

Adicione opiniões de especialistas

Nem todos têm experiência pessoal para compartilhar em todos os tópicos sobre os quais escrevem. Nesses casos, você sempre pode consultar outros especialistas na área.

Quando você não tiver sua própria experiência pessoal para compartilhar, adicione opiniões, conselhos, citações e estatísticas de outros especialistas. E lembre-se sempre de linkar para as fontes.
Aqui, um parêntese: acredito que aqui possamos incluir "Depoimentos de Clientes"...

Exibir logotipo e informações de contato claramente

Isso pode parecer não relacionado ao SEO, mas como revelado pelo estudo de caso Zyppy SEO, há uma conexão entre a marca do site e os rankings dos mecanismos de busca. Faz parte das Diretrizes do Avaliador de Qualidade de Pesquisa do Google.

O estudo revelou que sites que não mostravam informações de contato na área do rodapé foram afetados negativamente pelas atualizações principais. Sites que não tinham um logotipo (por exemplo: na visualização móvel) ou tinham um logotipo pouco claro também estavam entre eles.

Crie conteúdo que priorize as pessoas

Isso vem diretamente do guia de como criar conteúdo útil do Google. Quer esteja a criar artigos para uma revista online ou a promover um negócio, concentre-se sempre na criação de conteúdo para as pessoas em primeiro lugar.

Pare de criar conteúdo para o mecanismo de pesquisa! Em vez de encher o site de palavras-chave e otimizar cada parágrafo para SEO, concentre-se em responder perguntas e fornecer valor ao seu público.

Seja paciente e continue a melhorar

Mesmo depois de aplicar todas essas correções e melhorias, levará um tempo até que você veja quaisquer resultados reais. Pode levar semanas ou meses para que o Google perceba as alterações e comece a enviar mais tráfego para seu site.

No entanto, o Google percebe mudanças. De acordo com o Google Search Liaison, Danny Sullivan, "se [o Google] vir que um site reduziu o conteúdo inútil, o site pode começar a ter um desempenho melhor a qualquer momento".

Continue a melhorar, desenvolver e publicar conteúdo de qualidade e o Google irá recompensá-lo eventualmente.


É isso!
Ninguém constrói e publica um site apenas para "estar" na web. O objetivo de um site é promover sua marca e aumentar suas chances de fazer negócios. Para isso é preciso aparecer nos resultados das buscas no Google de modo que as pessoas cliquem no link de seu site e o visitem. O trabalho de SEO "in site" (que a gente faz quando constrói um site) ajuda bastante, mas sozinho não faz milagres pois toda a sua concorrência, direta e indireta, faz o mesmo esforço. 

Um site na web precisa de apoio de uma campanha no Google Ads que, assim como os sites, sofrem com as constantes atualizações de algoritmos do Google buscador.

Não acredite em soluções mágicas e fórmulas prontas: nessa guerra por audiência vence quem fizer as melhores campanhas, com um bom e constante gerenciamento. Ou seja, muito trabalho.

Muitas dúvidas? Escreva, vamos trocar ideias!

Essa postagem é parte do artigo original em 

10 dicas para sair na frente após uma atualização do Google Core | Design Barraca (designshack.net)

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