GOOGLE: CUIDADOS E DICAS PARA SAIR NA FRENTE
Depois de vários algoritmos devastadores do Google e
atualizações principais, muitos
sites, especialmente pequenos blogs, perderam quantidades significativas de
tráfego. Se o seu site também foi afetado, você não está
sozinho.
Muitos usuários
relataram grandes quedas no tráfego de seus sites, alguns até perdendo até 90% do tráfego e impressões,
após a atualização de conteúdo útil do Google. Então, para piorar as
coisas, o Google lançou outra atualização principal em março de 2024 abordando o
conteúdo de spam que derrubou mais sites, a maioria dos quais estava em
processo de recuperação das atualizações anteriores.
Isso forçou muitos
proprietários de sites a perder a esperança de consertar seus sites e
campanhas. No entanto, não é tarde demais, você ainda pode recuperar sua
audiência.
O problema é que mesmo
os maiores especialistas em SEO não têm uma ideia clara do que funciona nos
dias de hoje. Portanto, seguir conselhos aleatórios e não testados não vai
funcionar desta vez. Vamos descobrir como corrigir e melhorar seu site, de
acordo com dados apoiados por pesquisas (e testes que eu mesmo fiz e continuo
fazendo).
Obs.: vou me concentrar nas dicas que me parecem mais relevantes para a maioria
dos clientes.
Faça uma auditoria de conteúdo
Entender o que deu
errado é o primeiro passo no processo de recuperação. Portanto, antes de
implementar qualquer correção ou virar seu site/campanha de cabeça para baixo,
faça uma auditoria de conteúdo profunda e completa.
A atualização do
algoritmo de conteúdo do Google tem tudo a ver com a redução de conteúdo de baixa
qualidade e semelhante a spam das páginas de resultados de
pesquisa (SERPs). Se o seu site foi afetado, é provável que haja algum conteúdo desatualizado e de baixa
qualidade (leia-se "conteúdo não inédito" ou
copiado de outros sites) em seu site também.
Uma maneira de
corrigir isso é excluí-los completamente do seu site ou reescrevê-los enquanto
agrega mais valor e, em seguida, republicar. Essa tem sido a estratégia número
um usada por sites que conseguiram se recuperar com sucesso da atualização do
Google Core.
Evite usar imagens de baixa qualidade
Se você estiver usando
mais imagens de banco de imagens em suas postagens de blog e páginas da Web,
não se surpreenda se começar a ver quedas no tráfego após uma atualização do
Google Core.
Essas imagens não
agregam valor ao seu conteúdo ou à sua originalidade. Como essas imagens são
usadas por milhares de outros sites e blogs, o Google as verá como spam.
A nova Atualização de
Conteúdo Útil tem tudo a ver com recompensar o conteúdo original. Portanto,
tente usar imagens de alta qualidade, originais e autênticas em seu conteúdo o
máximo possível.
Obs.: acredito que isso pode ser parcial ou totalmente remediado nomeando-se corretamente as imagens
de um site, dando-lhes nomes relacionados ao core business ou
com "palavras-chave" relevantes.
Demonstre SUA experiência com textos originais
Quase todas as atualizações recentes do Google Core foram focadas no conceito E-E-A-T. Esse conceito começou como apenas E-A-T (Expertise,
Autoritativeness, and Trust). No entanto, mais tarde, eles adicionaram outro E
ao conceito: Experiência.
Compartilhar suas
experiências pessoais em seu conteúdo agora é uma parte importante de fornecer
valor ao seu público. É uma das maneiras mais fáceis de diferenciar seu conteúdo do resto
do conteúdo genérico.
Adicione opiniões de especialistas
Nem todos têm
experiência pessoal para compartilhar em todos os tópicos sobre os quais
escrevem. Nesses casos, você sempre pode consultar outros especialistas na
área.
Quando você não tiver
sua própria experiência pessoal para compartilhar, adicione opiniões,
conselhos, citações e estatísticas de outros especialistas. E lembre-se sempre
de linkar para as fontes.
Aqui, um parêntese: acredito que aqui possamos incluir "Depoimentos de Clientes"...
Exibir logotipo e informações de contato claramente
Isso pode parecer não
relacionado ao SEO, mas como revelado pelo estudo de caso Zyppy SEO, há uma
conexão entre a marca do site e os rankings dos mecanismos de busca. Faz parte
das Diretrizes do Avaliador de Qualidade de Pesquisa do Google.
O estudo revelou que
sites que não mostravam informações de contato na área do rodapé foram afetados
negativamente pelas atualizações principais. Sites que não tinham um logotipo
(por exemplo: na visualização móvel) ou tinham um logotipo pouco claro também
estavam entre eles.
Crie conteúdo que priorize as pessoas
Isso vem diretamente
do guia de como criar conteúdo útil do Google. Quer
esteja a criar artigos para uma revista online ou a promover um negócio,
concentre-se sempre na criação de conteúdo
para as pessoas em primeiro lugar.
Pare de criar conteúdo
para o mecanismo de pesquisa! Em vez de encher o site de palavras-chave e
otimizar cada parágrafo para SEO, concentre-se
em responder perguntas e fornecer valor ao seu público.
Seja paciente e continue a melhorar
Mesmo depois de
aplicar todas essas correções e melhorias, levará um tempo até que você veja
quaisquer resultados reais. Pode levar semanas
ou meses para que o Google perceba as alterações e comece a
enviar mais tráfego para seu site.
No entanto, o Google
percebe mudanças. De acordo com o Google Search Liaison, Danny Sullivan, "se [o Google] vir que um site
reduziu o conteúdo inútil, o site pode começar a ter um desempenho melhor a
qualquer momento".
Continue a melhorar,
desenvolver e publicar conteúdo de qualidade e o Google irá recompensá-lo
eventualmente.
É isso!
Ninguém constrói e publica um site apenas para "estar" na web. O
objetivo de um site é promover sua marca e aumentar suas chances de fazer
negócios. Para isso é preciso aparecer nos resultados das buscas no Google de
modo que as pessoas cliquem no link de seu site e o visitem. O trabalho de SEO
"in site" (que a gente faz quando constrói um site) ajuda bastante,
mas sozinho não faz milagres pois toda a sua concorrência, direta e
indireta, faz o mesmo esforço.
Um site na web precisa de apoio de uma campanha no Google Ads que, assim
como os sites, sofrem com as constantes atualizações de algoritmos do Google
buscador.
Não acredite em
soluções mágicas e fórmulas prontas: nessa guerra por
audiência vence quem fizer as melhores campanhas, com um bom e constante
gerenciamento. Ou seja, muito trabalho.
Muitas dúvidas? Escreva, vamos trocar ideias!
Essa postagem é parte do artigo original em
10 dicas para sair na frente após uma atualização do Google Core | Design Barraca (designshack.net)

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