9 PASSOS PARA CRIAR O
NOME PERFEITO
para sua empresa ou produto
Você deve escolher um título adequado para sua marca. Dessa
forma, quando os consumidores o verem ou o escutarem, poderão identificar o
produto e atribuir suas qualidades e diferenciais — o objetivo central de uma
estratégia de Marketing.
A escolha do nome deve obedecer a uma série de atributos,
emoções e experiências que um negócio procura transmitir ao seu público. Assim
como o design da marca é associado à identidade visual da sua empresa, o naming
representa sua autenticidade verbal.
Quer conhecer mais sobre como escolher um bom nome para sua
marca e assim obter uma vantagem competitiva? Então, continue lendo e você
verá:
- O que é naming?
- Qual a importância do naming?
- Quais os 9 principais passos para criar o nome da
sua marca?
Boa leitura!
O que é naming?
A tradução do termo “naming” significa, literalmente, nomear.
Na comunicação, trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas
para desenvolver e criar nomes de produtos, serviços, empresas, eventos ou,
ainda, um projeto em geral, com o objetivo de diferenciá-lo de outras ações ou
campanhas.
Lembre-se que todo nome gera no usuário um retrato mental.
Portanto, devemos considerar que a imagem e o som do nome escolhido atribuem
caraterísticas concretas à marca.
Um aspecto relevante é prever onde a marca será implementada, a
qual setor ela pertence, e a qual público-alvo ou persona se
destina.
Você deve ter uma linguagem com critérios e objetivos
comunicativos estratégicos para conseguir dar à marca um valor positivo.
Qual a importância do
naming?
O processo de naming pode se utilizar de diferentes estratégias
que facilitarão o trabalho de gestão de marca, sempre
com o objetivo de fazê-la ser conhecida e lembrada pelos consumidores. Entre elas:
- análise de
fatores internos e externos;
- identificação da
cota do mercado que se planeja obter;
- análise do
público-alvo da marca.
Dessa forma, o
naming permite discernir quais são os diferenciais que fazem uma marcar ser
original diante da concorrência. O uso dessas técnicas reduz a
margem de erro da forma como um projeto é percebido pelos consumidores ao
chegar ao mercado.
Quais os 9 principais passos
para criar o nome da sua marca?
Para escolher um nome que descreva sua vantagem competitiva, é recomendável considerar os seguintes fatores.
1. Capacidade de
causar impacto
Você deve procurar um
nome que tenha algo particular: um toque único, chamativo e diferente dos
demais.
Dessa forma, evita-se um gravíssimo erro: optar por um nome
parecido a outro fazendo com que o consumidor se confunda e caia na sua marca
por engano.
Ser original e não enganar seus possíveis ou potenciais clientes é o primeiro passo para determinar o sucesso da sua
estratégia de Marketing.
2. Concisão
O nome deve expressar a ideia com poucas e adequadas palavras
para que seja mais fácil de lembrar, por exemplo: Nike, Facebook, Instagram. São curtos e
entram rapidamente na mente do consumidor.
3. Facilidade de
escrita e pronúncia
Nesse passo, você deve ter estudado em profundidade o público-alvo ao
qual a ação se destina. É essencial considerar como eles pensam. Dessa forma é
possível que eles se identifiquem e consequentemente se tornem leads.
4. Agradabilidade do
som
Para que o naming seja eficiente é fundamental que a marca tenha
um nome agradável até considerar como a publicidade que se planeja
fazer futuramente será ouvida.
É importante aproveitar os benefícios da audição: ela aumenta a confiança mútua, favorece a calma, limita os
erros, e dessa forma, aumenta a produtividade.
5. Transmissão da
mensagem
Na medida do possível, procure por um nome que, de alguma forma,
transmita o que sua marca quer comunicar, mas que não diga tudo o que vai
fazer. Devemos deixar margem para alguma expectativa em prol de um melhor
efeito.
6. Facilidade de
memorização
Considerando os passos anteriores, o efeito direto deve ser que
as pessoas tenham na memória o nome da sua marca e que o associem ao seu valor.
A restauração de ideias será feita a partir de todo o material
adquirido sobre sua marca. Podem
ser seus diferenciais, a concisão do nome, o som agradável aos ouvidos e sua
forma de ser transmitido.
7. Inovação
Tentar inovar ou
procurar uma tendência afastando-se do que é tradicional é uma boa técnica para
que o nome da sua marca conquiste seu objetivo.
Por esse motivo, é necessário se manter atualizado a respeito
dos nomes das novas empresas ou projetos — do mesmo nicho — que estejam se
desenvolvendo para ter em mente o enfoque que estão tendo.
Dessa forma, você consegue se guiar e criar o nome mais efetivo
e correto, que proporcionará à sua marca uma designação excepcional com maiores
chances de sucesso.
8. Possibilidade de
usar acrônimos
Os acrônimos são as iniciais de uma série de palavras que formam
uma nova, assim, será mais simples transmitir uma ideia mais completa, mas de
uma forma mais resumida.
9. Referências de
outras línguas
Essa é uma técnica amplamente utilizada, uma vez que buscar
palavras em outro idioma aumenta ainda mais o arcabouço de palavras possíveis.
Utilizando ferramentas de tradução, você pode escutar como se
pronuncia o nome que você quiser utilizar em outra língua.
Além disso, também deve estudar outras empresas que tenham feito
o mesmo e tiveram sucesso. Como exemplo podemos mencionar a “REEBOK”: trata-se
de uma palavra africana que descreve um tipo de antílope.
Ainda que tenha sido reescrita, sua pronúncia é a mesma, apesar
da empresa “Reebok International Limited” ser dos Estados Unidos.
Uma mente criativa representa uma importante colaboração para
criar o nome do seu projeto e, dessa
forma, garantir o sucesso da sua estratégia de Marketing.
Um nome eficaz amplia os fatores que determinam a produtividade
empresarial, uma vez que tem a possibilidade de incrementar a probabilidade de
conversão do público-alvo.
Espero que nosso
artigo tenha sido útil e que você possa colocar estas dicas em prática o quanto
antes.
Artigo originalmente publicado em https://rockcontent.com/br/blog/

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