SEU PRODUTO OU SERVIÇO NÃO INTERESSAM AO SEU CLIENTE!

 



Indo direto ao ponto: seus clientes NÃO estão interessadas em seu produto ou serviço. Eles estão interessados na SOLUÇÃO que seu produto ou serviço oferecem para resolver um problema ou atender a uma necessidade ou anseio.
 
Esse é o ponto de partida, o ponto-chave para você orientar todo seu marketing, do folheto ao web site, das postagens nas redes sociais à apresentação corporativa.
 
Sim, você pode usar fotos da fachada de sua empresa, pode colocar imagens de sua equipe trabalhando, sua frota de veículos em ação, seu produto em vários ângulos, mas...
 
Seus Clientes querem o que os produtos e serviços farão para eles. Eles procuram extrair valor do que é ofertado. Em um mercado competitivo, aqueles que compreendem e agregam valor tendem a prosperar.
 
Mas o que vem a ser valor?
 
Usando uma equação bem simples, mas que orienta verdadeiramente a decisão de compra, temos que:
 
VALOR = VANTAGENS – CUSTOS
 
Vantagens seriam aquelas características dos produtos e serviços que solucionam os problemas dos clientes. Quanto mais se entender os problemas dos clientes, maiores as chances de se estar criando valor. É preciso entender não só o próprio negócio, como também o do cliente.
 
Custos obviamente envolvem o montante de dinheiro pago. Mas também podem ser custos do tipo fator tempo, esforço, emocionais ou intelectuais. Se esses custos forem altos demais para os clientes, destroem o valor. Para os clientes, vale a pena pagar mais para ter esses custos reduzidos.
 
Transformar sua oferta em oferta de valor vai fazer com que seu processo de vendas flua mais naturalmente. Falar em termos de benefícios e soluções faz com que seu cliente esteja mais atento ao seu discurso e possa se conectar mais facilmente. O cliente precisa se ver consumindo seu produto ou serviço e entender como e porque este consumo será benéfico para ele.
 
Por essas e outras, em suas peças de comunicação, como web sites, postagens em redes sociais, folhetos, folders, cartazes, e-mail marketing, apresentações corporativas e outras, claro que você vai apresentar seu produto ou serviço, mas o foco da comunicação tem de ser as respostas para estas perguntas:
 
- Quais as urgências que seu produto ou serviço atende?
- Quais os anseios e desejos que seu produto ou serviço pode atender?
- Quais os benefícios que seu produto ou serviço pode trazer ao cliente?
- Que problemas seu produto ou serviço resolve? Ou, quais soluções eles oferecem?
- Por que o cliente deve adquirir meu produto/serviço e não o do concorrente?
 
As respostas a essas perguntas serão os títulos, textos, chamadas que devem compor suas peças de comunicação, orientando o foco de suas ações de marketing.
 
Entender as necessidades e desejos dos clientes e propor soluções! Isso aumenta a lucratividade e torna fiéis os seus clientes!
 
A decisão é sua! Você pode competir em preço ou em valor.
 
Se não competir em valor, só restará a você competir em preço… Mas saiba que isso não fideliza os clientes, pois sempre tem alguém que, mais cedo ou mais tarde, vai conseguir vender mais barato. E essa guerra vai minar sua lucratividade e, indo ao extremo, quebrar sua empresa.


baseado em 
https://equilibriodigital.com/seu-cliente-nao-compra-produtos-sim-beneficios-solucoes/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?