ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO CENTRADA NO CLIENTE
Relatório da Harvard
Business Review, do ano passado, mostrou que “aprimorar a experiência do
cliente” só é a maior prioridade de 58% das empresas.
Os últimos anos foram recheados de pesquisas e estudos sobre a experiência do
cliente e o impacto que ela traz às empresas.
- 74% dos consumidores possuem alguma intenção de compra com base
exclusivamente em experiência, segundo a Forbes e a Arm
Treasure Data;
- 80% do público tem maior probabilidade de comprar quando as marcas
oferecem experiências personalizadas, segundo a Epsilon;
- 65% das pessoas acreditam que uma experiência positiva com uma empresa
garante mais influência do que um marketing genial, de acordo
com a PwC.
São muitos dados provando que aquilo que o cliente vivencia é fundamental para sua
confiança na marca. Ainda assim, diversas companhias não
parecem dar a atenção devida para esse aspecto. Um relatório da Harvard
Business Review, do ano passado, mostrou que “aprimorar a experiência do
cliente” só é a maior prioridade de 58% das empresas.
Se a sua empresa é uma dessas, você já está no caminho certo para o
crescimento. O que precisa entender agora é a prática.
Um negócio centrado no cliente — conceito também chamado de customer
centricity — significa oferecer valor em cada interação com
a marca. Com base em informações concretas sobre as demandas e desejos do
público, cria-se possibilidades de conexão em todos os pontos de contato: no
atendimento, venda, pós-venda, site, presencial, ou o que for.
Não se trata de integração entre todos esses canais, apesar de essa ser uma
estratégia importante e que colabora enormemente para a experiência. Procure
por omnichannel para entender melhor essa questão. Agora, o que estou falando é
sobre a essência de cada uma dessas interações.
CENTRAR NO CLIENTE É INVESTIR
- no melhor
atendimento possível;
- em acessos online
fáceis e rápidos;
- em respostas
imediatas para as principais dúvidas;
- em ações que
trabalhem a emoção;
- em conteúdos
relevantes;
entre tantas outras otimizações. Não é apenas um processo, mas vários,
todos voltados ao mesmo objetivo, que é fazer com que o consumidor tenha uma
experiência positiva e, sempre que possível, inesquecível.
Para tanto, algumas práticas são recomendadas:
• Exercitar a empatia da marca e de todos os
colaboradores, para fortalecer a escuta ativa dos problemas e
necessidades do público;
• Coletar dados sobre a experiência atual do
cliente e usá-los como base para futuras estratégias;
• Alinhar todos os departamentos
para garantir comunicações e ações niveladas;
• Adotar métricas adequadas para o
acompanhamento e aprimoramento constante das estratégias.
Customer centricity não é um método com começo, meio e fim. É uma cultura, um
modo permanente de atuar e que deve sempre ser revisitado e melhorado. Afinal,
o que o cliente considera como uma experiência perfeita hoje, pode ser apenas
mediana amanhã. É preciso ficar atento ao que os concorrentes estão fazendo, e
a tendência é que eles também ofereçam vivências personalizadas e especiais.
Ter uma estratégia de negócio centrada no cliente significa estar preparado
para inovar e se superar sempre. Com criatividades (e dados!), até as condutas
mais simples podem fazer a diferença para um consumidor que está buscando
conforto e confiança.
Por: André Palis
André
Palis é sócio fundador da agência full service Raccoon. Em 2021, a Raccoon
passou por um processo de fusão e agora faz parte da holding global S4 Capital.
Originalmente
em https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/andre-palis/39766/o-que-significa-de-fato-ter-uma-estrategia-de-negocio-centrada-no-cliente.html?utm_campaign=newsletter_290322&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

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