15 Ideias práticas de marketing digital para Instagram 

O Instagram não para de crescer, é uma rede social bem diversificada, que permite uma propagação de diversos tipos de conteúdo. Siga as 15 dicas para implementar no perfil da sua empresa.

  • Conheça o comportamento da persona: É preciso conhecer os hábitos do seu público ideal. Quais conteúdos o interessa mais, quais as formas de interação. Faça isso diretamente, através da pesquisa e posts interativos. Colete as informações e crie relacionamento em simultâneo, para criar conteúdo de marketing digital que atraia essas pessoas.

 

  • Formatos diversos: Um Instagram movimentado, geralmente, é uma página que usa e abusa de tudo o que a plataforma oferece. Stories, reels, posts de carrossel. Descubra, através das estatísticas, qual post recebe mais atenção em qual dia da semana e diversifique o conteúdo.

 

  • Planejamento e improvisação: Evite imprevistos com um plano antecipado de postagens, o que inclui datas comemorativas e mais propícias à venda dos produtos. Porém, não deixe de improvisar com posts criativos e que recebem a atenção de muitas pessoas no momento. Seguir as chamadas “trends” pode ajudar a aumentar os seguidores e o engajamento.

 

  • Algoritmo e qualidade: Um não pode suplantar o outro. Mesmo que você tenha atenção aos critérios do algoritmo, jamais deixe de fazer um conteúdo de marketing digital para Instagram voltado para as necessidades do público.

 

  • Estude os horários: Isso depende de conhecer a persona e de estudar as estatísticas, os “insights” que o Instagram oferece. Um dos dados é em qual horário o seu post recebeu mais visualizações. Busque o padrão e poste com frequência nesse horário.

 

  • Bastidores: Por que não mostrar um pouco ao cliente os bastidores da empresa, até mesmo da criação do conteúdo? Isso é uma forma de promover um melhor relacionamento e trazer o elemento pessoal à sua marca.

 

  • Conteúdos de dicas com passo a passo: Por exemplo, se uma empresa vende produtos para a pele, uma boa ideia é fazer um post carrossel com o passo a passo de como aplicar o produto. Essa ideia se aplica a muitos tipos de produtos ou serviços.

 

  • Perguntas: O Instagram oferece caixa de perguntas e enquetes para você poder interagir com o público. É mais uma forma de engajamento e de descobrir na fonte de como produzir mais conteúdo de marketing digital para Instagram.

 

  • Reflexões: Conteúdo com frases inspiradoras de livros, autores, filmes, etc. Um post simples, que as pessoas costumam salvar ou compartilhar e que ajuda a estabelecer os valores da marca.

 

  • Memes: Muita atenção neste tipo de conteúdo! O meme é bem compartilhável e a maioria das pessoas gosta, mas é preciso correlacionar o meme com as informações e valores de sua marca.

 

  • Posts com dados interessantes: Para conseguir esses dados, fique por dentro dos portais de notícia, perfis, blogs e fóruns relacionados ao seu produto ou serviço. O próximo passo é transformar essas informações em um post chamativo.

 

  • Listas: Assim como o passo a passo e os posts com dados, criar listas também é uma ótima forma de conseguir curtidas. São informações que podem ser assimiladas com a rapidez que uma rede social pede. 

 

  • Cases de sucesso: Compartilhe no Feed ou nos stories as histórias de clientes satisfeitos. Quem trabalha com marketing sabe que esse é um gatilho poderoso e faz toda a diferença na mente do consumidor. Uma história de sucesso pode ser o empurrão que fará o cliente decidir pela compra.

 

  • Concurso de ideias: Esse tipo de conteúdo é o auge da interação no conteúdo de marketing digital para Instagram. É quando a sua empresa instiga o cliente a participar de decisões, como, por exemplo, na criação de uma nova embalagem para o produto. Faça o protótipo de duas e convoque o público a eleger a favorita.

 

  • Marcação de amigos: Através dos posts, incentive os seguidores a marcar seus amigos. Use fotos e posts atrativos, que valem o compartilhamento e a marcação. Use também hashtags para ficar ainda mais fácil para as pessoas encontrarem sua publicação.

 
Criar conteúdo de marketing digital para Instagram pode ser um desafio, mas essa rede social é o veículo mais poderoso de comunicação rápida, alcance e engajamento de pessoas que existe.

Se o cliente está na rede social horas por dia, sua empresa deve marcar presença por lá também.

E é sempre importante lembrar: postagem pura e simples não tem um grande alcance, pelo menos no início, quando seu público seguidor ainda é pequeno. É preciso investir em divulgação impulsionando, turbinando as postagens para que atinjam um público mais amplo.

Para que uma campanha em redes sociais dê resultado velha lei da Publicidade ainda vale: frequência versus alcance!

Uma vez que um investimento e planejamento for realizado, as estratégias fluirão e as estatísticas da plataforma começarão a subir.

Por fim, a consequência será aumento de público, de autoridade da marca e de conversões. 
Abraços!


Trecho do artigo de Wagner Santos em
Conteúdo de Marketing Digital para Instagram - Marketing News (piauihoje.com)

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