15 Ideias práticas de
marketing digital para Instagram
O Instagram não para de crescer, é uma rede social bem
diversificada, que permite uma propagação de diversos tipos de conteúdo. Siga
as 15 dicas para implementar no perfil da sua empresa.
- Conheça o
comportamento da persona: É preciso conhecer os hábitos do
seu público ideal. Quais conteúdos o interessa mais, quais as formas de
interação. Faça isso diretamente, através da pesquisa e posts interativos.
Colete as informações e crie relacionamento em simultâneo, para criar
conteúdo de marketing digital que atraia essas pessoas.
- Formatos
diversos: Um Instagram movimentado, geralmente, é uma página
que usa e abusa de tudo o que a plataforma oferece. Stories, reels, posts
de carrossel. Descubra, através das estatísticas, qual post recebe mais
atenção em qual dia da semana e diversifique o conteúdo.
- Planejamento e
improvisação: Evite imprevistos com um plano antecipado de
postagens, o que inclui datas comemorativas e mais propícias à venda dos
produtos. Porém, não deixe de improvisar com posts criativos e que recebem
a atenção de muitas pessoas no momento. Seguir as chamadas “trends” pode
ajudar a aumentar os seguidores e o engajamento.
- Algoritmo e
qualidade: Um não pode suplantar o outro. Mesmo que você tenha
atenção aos critérios do algoritmo, jamais deixe de fazer um conteúdo de
marketing digital para Instagram voltado para as necessidades do público.
- Estude os
horários: Isso depende de conhecer a persona e de estudar as
estatísticas, os “insights” que o Instagram oferece. Um dos dados é em
qual horário o seu post recebeu mais visualizações. Busque o padrão e
poste com frequência nesse horário.
- Bastidores: Por que não
mostrar um pouco ao cliente os bastidores da empresa, até mesmo da criação
do conteúdo? Isso é uma forma de promover um melhor relacionamento e
trazer o elemento pessoal à sua marca.
- Conteúdos de
dicas com passo a passo: Por exemplo, se uma empresa vende
produtos para a pele, uma boa ideia é fazer um post carrossel com o passo
a passo de como aplicar o produto. Essa ideia se aplica a muitos tipos de
produtos ou serviços.
- Perguntas: O Instagram
oferece caixa de perguntas e enquetes para você poder interagir com o
público. É mais uma forma de engajamento e de descobrir na fonte de como
produzir mais conteúdo de marketing digital para Instagram.
- Reflexões: Conteúdo
com frases inspiradoras de livros, autores, filmes, etc. Um post simples,
que as pessoas costumam salvar ou compartilhar e que ajuda a estabelecer
os valores da marca.
- Memes: Muita
atenção neste tipo de conteúdo! O meme é bem compartilhável e a maioria
das pessoas gosta, mas é preciso correlacionar o meme com as informações e
valores de sua marca.
- Posts com dados
interessantes: Para conseguir esses dados, fique por dentro dos
portais de notícia, perfis, blogs e fóruns relacionados ao seu produto ou
serviço. O próximo passo é transformar essas informações em um post
chamativo.
- Listas: Assim como
o passo a passo e os posts com dados, criar listas também é uma ótima
forma de conseguir curtidas. São informações que podem ser assimiladas com
a rapidez que uma rede social pede.
- Cases de sucesso: Compartilhe
no Feed ou nos stories as histórias de clientes satisfeitos. Quem trabalha
com marketing sabe que esse é um gatilho poderoso e faz toda a diferença
na mente do consumidor. Uma história de sucesso pode ser o empurrão que
fará o cliente decidir pela compra.
- Concurso de
ideias: Esse tipo de conteúdo é o auge da interação no
conteúdo de marketing digital para Instagram. É quando a sua empresa
instiga o cliente a participar de decisões, como, por exemplo, na criação
de uma nova embalagem para o produto. Faça o protótipo de duas e convoque
o público a eleger a favorita.
- Marcação de
amigos: Através dos posts, incentive os seguidores a marcar
seus amigos. Use fotos e posts atrativos, que valem o compartilhamento e a
marcação. Use também hashtags para ficar ainda mais fácil para as pessoas
encontrarem sua publicação.
Criar conteúdo de marketing digital para Instagram pode ser um desafio, mas
essa rede social é o veículo mais poderoso de comunicação rápida, alcance e
engajamento de pessoas que existe.
Se o cliente está na rede social horas por dia, sua empresa deve marcar
presença por lá também.
E é sempre importante lembrar: postagem pura e simples não tem um grande
alcance, pelo menos no início, quando seu público seguidor ainda é pequeno. É
preciso investir em divulgação impulsionando, turbinando as postagens para que
atinjam um público mais amplo.
Para que uma campanha em redes sociais dê resultado velha lei da Publicidade
ainda vale: frequência versus alcance!
Uma vez que um investimento e planejamento for realizado, as estratégias
fluirão e as estatísticas da plataforma começarão a subir.
Por fim, a consequência será aumento de público, de autoridade da marca e de
conversões.
Abraços!
Trecho do artigo de Wagner Santos em
Conteúdo de Marketing Digital para Instagram - Marketing
News (piauihoje.com)
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