WEB SITE, ONE PAGE SITE, HOTSITE OU LANDING PAGE?
Alguns termos do marketing digital
parecem confusos em um primeiro momento, como a diferença entre site, one page
site, hotsite e landing page. Apesar de parecerem iguais, possuem conceitos
distintos e características bem particulares. É importante compreender a
diferença entre eles para que você possa saber aplicá-los em sua empresa.
São a unidade básica da internet. É por meio deles
que as pessoas encontram empresas, se informam sobre seus produtos ou serviços,
consomem conteúdos – textos, artigos, fotos, vídeos, áudios.
A maior parte dos sites são uma coleção de páginas hospedadas em um mesmo
domínio. Em geral eles são bem versáteis, podem ser apenas páginas textuais ou
até mesmo uma grande loja virtual.
Um site – tradicionalmente mais institucional que comercial - é a principal
forma de manter uma empresa online, é onde a empresa se apresenta, apresenta
seus produtos, serviços, sua missão/visão/valores e, principalmente, contato e
endereços devem ser evidenciados para que o cliente consiga encontrá-la sem
dificuldades.
É como um site comum, institucional ou comercial,
porém possui apenas uma página onde todas as informações são
condensadas. É uma maneira mais em conta porém não menos eficaz de marcar
sua presença na web, ideal para quem está começando, tem orçamento apertado e
não tem muito conteúdo a distribuir por diversas páginas.
Neste caso, é preciso ter uma atenção redobrada no design para que seja
chamativo, informativo e, principalmente, compreensível, pois em uma única página
estarão todas as informações necessárias para conhecer uma empresa, seus
produtos e serviços.
Em geral, são usados para ações de
marketing específicas, como promoções e anúncios de eventos, entre outros.
Tratam-se de páginas temporárias, cuja validade respeita um período
pré-determinado (podem ser poucos dias, algumas semanas ou até alguns meses).
Um hotsite pode conter formulários de inscrição ou de cadastro, se pensado para
um evento, por exemplo. No caso de uma promoção pode ter o regulamento, a
descrição dos prêmios e outras informações. E até mesmo servir como pré-venda
para o lançamento de um produto.
É, como o nome diz, a “página de aterrissagem”
onde chega um internauta após clicar em um link. Pode ser a primeira página
de um site, uma página específica de seu site, um one page site ou mesmo um
hotsite.
Porém, diferentemente da página inicial de um site, que geralmente é
mais genérica e abrangente, as landing pages são mais objetivas e
criadas estrategicamente para despertar a curiosidade, criar interesse
e provocar desejo no público-alvo, para que ele
converta esses sentimentos ou necessidades em algum tipo de ação positiva,
como gerar algum tipo de conversão — seja uma venda, clique,
curtida, visualização, download, cadastro ou assinatura de newsletters, por
exemplo.
Em muitos casos, também, ela é especialmente pensada para
receber interessados em algo específico que a empresa oferece.
Assim, quando a marca lança um novo produto ou serviço, por
exemplo, ela cria um espaço para que o visitante saiba mais sobre o produto e
possa deixar os seus dados de contato. Ou quando a empresa decide fazer uma
campanha de divulgação de seus produtos ou serviços, criando landing pages
específicas de cada um deles, recebendo visitação vinda de anúncios com links
que direcionam a cada uma delas.
Uma landing page é mais comercialmente agressiva que um site
institucional, com foco total na venda ou captação de clientes, utilizando mais
fortemente os “call to action” (chamadas à ação), como botões,
links diretos para WhatsApp e outros.
Você pode, por exemplo, criar um domínio específico para sua landing
page, ligado mais diretamente ao seu produto ou serviço, diferentemente do
domínio oficial de seu site, o que aumenta consideravelmente sua relevância nas
buscas com o Google e suas chances de negócios.
Tanto hotsites como landing pages só tem sentido se associados a uma
campanha de divulgação, ou seja, anúncios e links que levem os internauta
até elas. O trabalho de SEO (otimização para mecanismos de busca) dificilmente
conseguirá, sozinho, o efeito e resultados desejados.
Saber diferenciar e utilizar adequadamente um site, hotsite, sites one page e
landing pages ajuda a criar opções muito mais interessantes para o público
e aprimora seu marketing digital, proporcionando outras vias de
contato com seu público. Vale ter em mente que, independentemente da escolha, é
essencial que eles sejam bem construídos e organizados, para que sejam
encontrados facilmente pelos clientes.
Aqui para a Ophicina eu construí uma landing page separada
do site oficial e totalmente focada na criação de sites, vinculada a uma
campanha no Google Ads. Conheça a página!
Ficou com alguma dúvida sobre como utilizar essas ferramentas
em seu marketing digital? Não perca tempo, entre em contato comigo!
Luís Henrique
Ophicina de Comunicação

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