WEB SITE, ONE PAGE SITE, HOTSITE OU LANDING PAGE?

 


Alguns termos do marketing digital parecem confusos em um primeiro momento, como a diferença entre site, one page site, hotsite e landing page. Apesar de parecerem iguais, possuem conceitos distintos e características bem particulares. É importante compreender a diferença entre eles para que você possa saber aplicá-los em sua empresa.

Site

São a unidade básica da internet. É por meio deles que as pessoas encontram empresas, se informam sobre seus produtos ou serviços, consomem conteúdos – textos, artigos, fotos, vídeos, áudios.  

A maior parte dos sites são uma coleção de páginas hospedadas em um mesmo domínio. Em geral eles são bem versáteis, podem ser apenas páginas textuais ou até mesmo uma grande loja virtual.

Um site – tradicionalmente mais institucional que comercial - é a principal forma de manter uma empresa online, é onde a empresa se apresenta, apresenta seus produtos, serviços, sua missão/visão/valores e, principalmente, contato e endereços devem ser evidenciados para que o cliente consiga encontrá-la sem dificuldades. 

 

One page site

É como um site comum, institucional ou comercial, porém possui apenas uma página onde todas as informações são condensadas. É uma maneira mais em conta porém  não menos eficaz de marcar sua presença na web, ideal para quem está começando, tem orçamento apertado e não tem muito conteúdo a distribuir por diversas páginas.

Neste caso, é preciso ter uma atenção redobrada no design para que seja chamativo, informativo e, principalmente, compreensível, pois em uma única página estarão todas as informações necessárias para conhecer uma empresa, seus produtos e serviços.

 

Hotsite

Em geral, são usados para ações de marketing específicas, como promoções e anúncios de eventos, entre outros. Tratam-se de páginas temporárias, cuja validade respeita um período pré-determinado (podem ser poucos dias, algumas semanas ou até alguns meses).

Um hotsite pode conter formulários de inscrição ou de cadastro, se pensado para um evento, por exemplo. No caso de uma promoção pode ter o regulamento, a descrição dos prêmios e outras informações. E até mesmo servir como pré-venda para o lançamento de um produto.

 

Landing page

É, como o nome diz, a “página de aterrissagem” onde chega um internauta após clicar em um link. Pode ser a primeira página de um site, uma página específica de seu site, um one page site ou mesmo um hotsite.

Porém, diferentemente da página inicial de um site, que geralmente é mais genérica e abrangente, as landing pages são mais objetivas e criadas estrategicamente para despertar a curiosidade, criar interesse e provocar desejo no público-alvo, para que ele converta esses sentimentos ou necessidades em algum tipo de ação positiva, como gerar algum tipo de conversão — seja uma venda, clique, curtida, visualização, download, cadastro ou assinatura de newsletters, por exemplo.

Em muitos casos, também, ela é especialmente pensada para receber interessados em algo específico que a empresa oferece. Assim, quando a marca lança um 
novo produto ou serviço, por exemplo, ela cria um espaço para que o visitante saiba mais sobre o produto e possa deixar os seus dados de contato. Ou quando a empresa decide fazer uma campanha de divulgação de seus produtos ou serviços, criando landing pages específicas de cada um deles, recebendo visitação vinda de anúncios com links que direcionam a cada uma delas.

Uma landing page é mais comercialmente agressiva  que um site institucional, com foco total na venda ou captação de clientes, utilizando mais fortemente os “call to action” (chamadas à ação), como botões, links diretos para WhatsApp e outros.

Você pode, por exemplo, criar um domínio específico para sua landing page, ligado mais diretamente ao seu produto ou serviço, diferentemente do domínio oficial de seu site, o que aumenta consideravelmente sua relevância nas buscas com o Google e suas chances de negócios.

Tanto hotsites como landing pages só tem sentido se associados a uma campanha de divulgação, ou seja, anúncios e links que levem os internauta até elas. O trabalho de SEO (otimização para mecanismos de busca) dificilmente conseguirá, sozinho, o efeito e resultados desejados.

Saber diferenciar e utilizar adequadamente um site, hotsite, sites one page e landing pages ajuda a criar opções muito mais interessantes para o público e aprimora seu marketing digital, proporcionando outras vias de contato com seu público. Vale ter em mente que, independentemente da escolha, é essencial que eles sejam bem construídos e organizados, para que sejam encontrados facilmente pelos clientes.

Aqui para a Ophicina eu construí uma landing page separada do site oficial e totalmente focada na criação de sites, vinculada a uma campanha no Google Ads. 
Conheça a página!

Ficou com alguma dúvida sobre como utilizar essas ferramentas em seu marketing digital? Não perca tempo, entre em contato comigo!
 
 Luís Henrique
Ophicina de Comunicação


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